6.10.04

ILUSTRAÇÃO PORTUGUESA 2004


A Bedeteca informa:

A Ilustração Portuguesa 2004 abre portas no próximo dia 9 de Outubro, na Galeria Municipal da Cordoaria Nacional. A 6ª edição daquela que é uma das exposições mais emblemáticas produzidas pela Câmara Municipal de Lisboa, através da Bedeteca de Lisboa, tem este ano como tema a "Ilustração de imprensa". Além do núcleo central e do temático, a mostra inclui um núcleo infantil e ainda uma retrospectiva da obra do mexicano José Guadalupe Pousada. Da programação interactiva constam um debate com directores de arte, um ciclo de cinema de animação, diversos ateliers para os mais jovens e lançamentos editoriais. De tudo daremos conta nas linhas que se seguem.


ILUSTRAÇÃO PORTUGUESA
para que nada passe ao lado

É a única mostra periódica de ilustração editorial e publicitária produzida em Portugal. É um miradouro, onde 'o que se passa' aparece sob uma perspectiva diferente, depurada do ruído do quotidiano e alargada no tempo e no espaço em função do observador.
Acompanhar e reflectir sobre essa corrente ininterrupta e dual, onde imagens e palavras procuram o equilíbrio, foi desde sempre um dos objectivos centrais da mostra Ilustração Portuguesa, a par da promoção dos autores e da sua obra. Como forma de comunicação que é, a ilustração, exige que nos distanciemos para a pensar, caso contrário corresse o risco de a confundir com a mensagem que transporta.

EXPOSIÇÕES

ILUSTRAÇÃO PORTUGUESA 2004
Núcleo central
Mostra de trabalhos publicados em 2003 e primeiro trimestre de 2004 das várias vertentes da ilustração: imprensa, publicidade, infanto-juvenil, web e inéditos. Estão representados 76 ilustradores, dos quais 19 integram a mostra pela primeira vez.
Comissariada por Alice Geirinhas, ilustradora e coordenadora da área de formação da Bedeteca de Lisboa, Cristina Sampaio, ilustradora e Vicente Ferrer, ilustrador espanhol e editor da Media Vaca.

90'S
Núcleo temático
Mostra de ilustração publicada na imprensa escrita portuguesa nas décadas de 80 e 90.
Com esta mostra, que inclui trabalhos de 16 autores, apresenta-se um registo daquele que foi o lançamento de uma geração de ilustradores de imprensa a partir de um momento especialmente dinâmico para a ilustração na imprensa periódica, nomeadamente nos jornais.
Comissariada por Jorge Silva, designer e director de arte do jornal Público.

COISAS QUE ACONTECEM
Núcleo infantil
Mostra de uma selecção de notícias ilustradas: uma exposição / encomenda a 20 ilustradores dedicada ao público infanto-juvenil. Pretende-se com este núcleo dinamizar e promover junto do público infanto-juvenil o conhecimento e o gosto pela ilustração de imprensa, formando outros modos de ver.
Comissariada por Alice Geirinhas.

GRAVURAS DE JOSÉ GUADALUPE POSADA
É a primeira grande mostra retrospectiva da obra de José Posada (1852-1913) em Portugal. O mexicano é considerado internacionalmente um dos melhores ilustradores de imprensa de sempre. Utilizando a técnica da gravura realizou milhares de ilustrações além de caricaturas para a imprensa periódica, de grande qualidade plástica. Considerado um artista de raiz popular, a sua obra baseia-se no imaginário do povo mexicano.
Esta exposição resulta de uma parceria com a Embaixada do México.

PROGRAMAÇÃO

DEBATE "ILUSTRAÇÃO DE IMPRENSA"
Cordoaria Nacional, Sábado, dia 30, às 17 horas

Com a participação de dois directores de arte, Carolyn Roberts, do Independent on Sunday (Grã-Bretanha) e Ulises Culebro, do El Mundo (Espanha). Serão abordados diversos temas relacionados com a sua actividade e experiência profissional. O debate, que é aberto ao público em geral, será moderado por Jorge Silva , director de arte do jornal Público.

CICLO DE CINEMA DE ANIMAÇÃO "A DIFERENÇA"
Cordoaria Nacional, Sábados, dias 9,16,23,30 de Outubro e 6 de Novembro, às 21.30h

Comissariado por Fernando Galrrito esta mostra, que inclui 31 filmes de diferentes épocas e origens, tem como tema A Diferença: temática mas também estética e alternativa. Esta arte da intervenção pelo movimento tem por base o desenho, cruzando na sua essência diferentes técnicas narrativas a que não são alheias a ilustração e a banda desenhada. É organizada em quatro sessões temáticas, nomeadamente Formas artísticas de tratar a diferença, Formas politicas de apresentar a diferença, Formas indefinidas de pontuar a diferença, Formas ecológicas de marcar a diferença.

ANIMAÇÃO INFANTO-JUVENIL
Cordoaria Nacional, todos os dias

Três atelires lúdico-pedagógicos para o público infanto-juvenil, elaborados a partir do núcleo Coisas que acontecem. Esta programação dessenvolve-se nos dias úteis para o público escolar e aos fins-de-semana para as famílias.

1. A Escrever e a ilustrar fazemos um Jornal

Horário: 2ª/4ª/6ª feiras, duas sessões/dia, de manhã 10h30-12h30, de tarde 14h30-16h30
Público destinatário: jovens dos 8 aos 15 anos
Número de participantes limitado

2. Desenhos à parede

Horário: 3ª/5ª feiras, uma sessão/dia, 10h30-12h00
Público destinatário: jovens dos 4 aos 7 anos
Número de participantes limitado

3. A família faz um jornal

Horário: Sábados/Domingos, uma sessão/dia, 15h00-16h30
Público destinatário: jovens dos 8 e 15 anos e respectiva família
Número de participantes limitado

Acesso gratuito com marcação prévia (telf. 21 853 66 76/ Fax. 21 853 21 68)



Esperamos passar por lá amanhã para ver como andam os preparativos.

Sem comentários: