28.10.04

FIBDA 04 - SUPERFUZZ E ANDRÉ CARRILHO
Aproveito o intervalo no trabalho e o sossego do gato para continuar a escrever sobre as exposições que vimos ontem.
Superfuzz é o nome de um pedal de distorção. E faz parte do título de um álbum dos Mudhoney. Mas é ainda o nome de uma tira semanal de bd que me fez voltar a comprar o Blitz com alguma regularidade há cerca de dois anos, coisa que já não fazia vai para muito tempo... Com desenho de Rui Ricardo e argumento de Esgar Acelerado, Superfuzz vai desfiando um rol de histórias em volta da loja de discos homónima, gerida por Paiva e frequentada por uma fauna que só visto. Entre as personagens já carismáticas da série encontram-se o Sr. L'amour, o freak Ruspício, o mauzão Break, o ingénuo (para não dizer otário...) Ricky e as já míticas Garina Sem Vagina, a banda que Paiva ajuda a lançar e que deverá fazer uma aguardadíssima aparição num disco que sairá em breve com o selo da LowFly, editora de Esgar Acelerado.
Entretanto, Superfuzz transformou-se em livro (Tomo 1 - Vai Sonhando, Paiva...Vai Sonhando!), para gáudio dos fãs que foram deixando escapar algumas páginas e de todo o público até agora desconhecedor da pandilha de Paiva. Com edição da Devir, o álbum de Rui Ricardo e Esgar Acelerado ainda está à venda nas bancas, com o Blitz, e passará depois para o circuito habitual das livrarias. Entretanto, podem encontrá-lo na banca da Devir, no FIBDA e, se tiverem a mesma sorte que eu, podem levá-lo para casa assinado pelos autores e tudo.


André Carrilho tornou-se conhecido do grande público principalmente devido às suas caricaturas inconfundíveis, presentes em jornais e revistas nacionais e internacionais. Mas o trabalho do autor, vencedor do prémio Zé Pacóvio e Grilinho 2003 na categoria de 'Melhor Desenho', vai muito para além disso. Em destaque neste FIBDA está o álbum Em Lume Brando, editado pela Polvo e responsável pelo prémio do ano. Para alem de pranchas originais e de alguns pormenores relativos à concepção do livro, a exposição de André Carrilho inclui algumas ilustrações de imprensa (nomeadamente Expresso, Independent on Sunday e Público, entre outras publicações), capas de livros e um conjunto das famosas caricaturas, com um dos traços mais reconhecíveis, e simultaneamente mais criativos e surpreendentes, dos últimos anos.


Pablo Picasso in The Independent on Sunday

Sem comentários: