25.10.06

BD JORNAL - 15

O número 15 do BD Jornal já por aí anda desde a inauguração do FIBDA. Podem encontrá-lo nos sítios habituais ou na banca da Pedra no Charco, no espaço comercial do Festival da Amadora.
Para quem ainda não viu, aqui fica o press-release que recebemos:

O BDjornal #15 JÁ ESTÁ NO FESTIVAL I. DE B.D. DA AMADORA 2006 (FIBDA) e em distribuição.

Nesta edição temos a estreia de José Carlos Fernandes com um texto sobre os Festivais de BD: O MAGNÍFICO MAUSOLÉU DA BD. JCF será cronista fixo em todas as próximas edições do BDjornal.
Uma entrevista com Pedro Silva sobre a transformação da BDmania em editora (continuando também a ser o nome da loja como até aqui): é a editora a que Daniel Maia se referia no texto sobre o Estado da Edição de BD.
Ainda um texto de Mário Freitas sobre a transformação do nome da Kingpin of Comics em chancela editorial (parece que a moda de virar nome da loja em editora pegou!) com uma pequena nuance: Kingpin Comics.
Esta edição do BDjornal contém ainda, o Programa do FIBDA. Uma entrevista de Pedro Cleto a Frank Giroud o argumentista e criador do DECÁLOGO (tem exposição no FIBDA2006).
O DICIONÁRIO UNIVERSAL DE BANDA DESENHADA, de Leonardo de Sá - primeira parte da Letra C.
A NOVA MANGÁ NA AMADORA, de Nuno Franco.
NOS 20 ANOS DE DILAN DOG, de João Miguel Lameiras.
A ARTE DE FILIPE ABRANCHES, de J.M.Lameiras.
NOVAS DA EDIÇÃO ALTERNATIVA, de Sara Figueiredo Costa.
7 DE OUTUBRO FOI JORNADA MUNDIAL DE 24 HOURS COMICS, de Clara Botelho. (Pedimos desculpas pela gralha no título deste texto no Sumério da pág. 2).
COLECCIONAR A PREÇOS MÓDICOS, de Pedro Cleto.
EL CIRCO DEL DESALIENTO (livro de David Rubín, que vai estar no FIBDA no próximo fim de semana), de Pedro Moura.
ALTOS E BAIXOS NA INDÚSTRIA DOS COMICS, de Clara Botelho.
PRÉMIOS HARVEY, de Clara Botelho.
BLOG LIBANÊS MOSTRA AOS QUADRADINHOS EFEITOS DA GUERRA NO DIA A DIA, de Pedro Cleto.
A GUERRA DOS CARTOONS, DE MAOMÉ AO HOLOCAUSTO, de Osvaldo de Sousa.

Isto para além das BDs, BRK de Filipe Pina e Filipe Andrade (que estão no FIBDA a dar autógrafos e com prints de BRK para venda); OS MONÓTONOS MONÓLOGOS DE UM VAGABUNDO, de Hugo Teixeira; MORGANA - O CASTELO NAS NÚVENS, de José Abrantes e uma BD sem título de Teresa Câmara Pestana (des) e Vasco Câmara Pestana (arg).

Sem comentários: