31.12.05

BOM 2006!
Aos nossos leitores e amigos desejamos um óptimo 2006!
Até para o ano...

Sara & Sílvia
EM TOM DE BALANÇO II
Os destaques do ano dividem-se entre edições, eventos e algumas descobertas.
Nos livros, Alain Corbel e A Máquina Infernal (edição da Caminho), Carla Pott em Pedro Pescador (com texto de José Viale Moutinho e edição da Gailivro), Carll Cneut com António no Outro Lado do Mundo (Gailivro) e Gémeo Luís com Palavra que Voa (texto de João Pedro Mésseder e edição da Caminho) foram alguns dos momentos que recordaremos depois de 2005 ficar para trás.



Nos eventos ficarão na memória a bienal Ilustrarte (que acaba hoje, no Barreiro) e a exposição dedicada a Marta Torrão no FIBDA 05.

À blogosfera chegaram alguns dos projectos que acompanhamos regularmente neste mundo virtual: Escrever para o Boneco (blog colectivo de vários ilustradores) e Underworld (blog de Alice Geirinhas).

Da Catalunha chegaram finalmente os livros da Media Vaca (encontram-nos, por exemplo, na livraria do King) e de Espanha propriamente dita as edições da Blur (com ilustração, mas também com fotografia, design e outras artes).
EM TOM DE BALANÇO
O ano não foi de grandes estremecimentos em termos de edição de banda desenhada ou de acontecimentos associados. Ainda assim, quero fazer alguns destaques, em tom de balanço para o ano que hoje finda:

- A edição de Malus, de Cristopher Webster, pela Chili Com Carne.



- A chegada às bancas do BD Jornal, da responsabilidade de J. Machado-Dias.

- O Salão Lisboa 2005, com a Finlândia como pais convidado e a entropia como tema central. Por cá passaram vários autores (descubram alguns aqui), bem como o colectivo Le Dernier Cri e a equipa da fabulosa Media Vaca, e isso foi um estremecimento a valer!

30.12.05

DESCOBERTAS DE 2005 III
O catálogo (versão papel, como eu gosto) da Fantagraphics, que chegou ontem à caixa de correio cá de casa.



Ainda me lembro da crise que a Fantagraphics atravessava na altura em que este Beco das Imagens chegou à blogoesfera, já lá vão dois anos e tal... Felizmente as coisas resolveram-se e o catálogo aqui está para o provar. Em 2006, em tom de comemoração (é só um pretexto...), esperamos organizar as coisas de maneira a fazermos um especial dedicado a esta editora. Não é todos os dias que uma das mais interessantes editoras do mundo recupera de uma crise devastadora e continua aí, teimosa, a fazer bons livros e a divulgá-los.

28.12.05

O ILUSTRADOR QUE VEIO DO FRIO
Bjorn Rune Lie nasceu na Noruega, em 1977. Em 2001 formou-se em Ilustração no Reino Unido - Falmouth College of Arts- e regressou a Oslo, onde trabalhou durante algum tempo. Contudo regressou ao Reino Unido, desta vez para Bristol, onde vive e continua a trabalhar na área da ilustração . Além de ver as suas ilustrações em diversos jornais e revistas, como é o caso de The Independent on Sunday, também escreve e ilustra livros infantis.


Aqui fica o seu site.
DESCOBERTAS DE 2005 II



Pascin (4), de Joan Sfar, a 2.99 euros nos saldos de Agosto da Fnac.
(L'Association, 2000)

27.12.05

DESCOBERTAS DE 2005
O livro The Cow's Dream, de Terry Ekebom, autora finlandesa presente no Salão Lisboa deste ano.


Napa Books, 2001

23.12.05

HO, HO, HO!
A equipa do Beco das Imagens deseja a tod@s @s leitores e amig@s que por aqui passam um feliz natal!

Sara & Sílvia



(Richard Câmara, adorámos a vaca natalícia...)
CITEN INTEGRA O CIEAM NA FACULDADE DE BELAS ARTES

Comunicado do CITEN:

O Centro de Investigação e de Estudos Arte e Multimédia (CIEAM), é uma unidade de investigação da Faculdade de Belas Artes da Universidade de Lisboa (FBAUL), recentemente criada, e que desenvolve a sua actividade no ramo da investigação e de estudos Arte e Multimédia.

A partir de Janeiro de 2006, e em virtude do protocolo estabelecido entre a Fundação Calouste Gulbenkian e a FBAUL, o CITEN , Centro de Imagem e Técnicas Narrativas do Centro de Arte Moderna José de Azeredo Perdigão/Fundação Calouste Gulbenkian, passará a integrar o CIEAM.

O CIEAM realizará durante o ano um conjunto de cursos não conferentes de grau dirigidos a jovens e adultos (estudantes de arte, profissionais das áreas de cinema de animação, ilustração, banda desenhada e argumento), com base nos cursos já existentes anteriormente no CITEN (Animação de Volumes, Animação em Desenho, Argumento, Banda Desenhada, Formas Animadas e Ilustração).
Apesar de inseridos numa instituição universitária estes cursos continuam a ser de acesso livre, oscilando a sua duração entre as 96 e as 144 horas e as propinas entre os 450 e os 650 Euros, ao longo de todo um semestre.
Estão neste momento prestes a ser iniciadas as inscrições para os cursos de Animação de Volumes, Banda Desenhada e Ilustração.

Contactos :
CIEAM - Centro de Investigação e de Estudos Arte e Multimédia
Largo da Academia Nacional de Belas Artes 1249-058 Lisboa
Director - Professora Doutora Sílvia Chicó;
Coordenador dos Cursos - Assistente Convidado José Pedro Cavalheiro;
Apoio logístico - Ricardo Geraldes
TEL : 21 325 21 35 / E-MAIL : cieam@fba.ul.pt

22.12.05

BD NA CAMPANHA DAS PRESIDENCIAIS
Chegou-nos às mãos uma brochura da campanha de Francisco Louçã que é, na realidade, um pequeno livrinho de bd com desenho de Nuno Saraiva e argumento de Jorge Costa e Miguel Reis. A história não é a oitava maravilha do mundo, até porque teve de seguir os propósitos políticos da mensagem que se queria transmitir, mas ainda assim tem bons momentos de humor e é beneficiada pelo traço bem conhecido de Nuno Saraiva, que recorre às montagens fotográficas e ao trabalho das expressões de cada personagem, conseguindo um resultado muito bom. A brochura chama-se 'Regresso ao Passado - Uma BD Presidencial" e talvez ainda se encontre pela campanha de rua. Procurem-na que vale a pena!



Já agora, se descobrirem mais exemplos de banda desenhada pelas acções de campanha dos diferentes candidatos à PresidÊncia da República, não se acanhem e usem o mail para nos avisar.

21.12.05

BD NO CALENDÁRIO
Para começar bem o novo ano que se aproxima, o CNBDI editou um calendário com pranchas de vários autores portugueses (argumentistas incluídos) de banda desenhada. Aqui fica uma amostra do resultado:

20.12.05

O REGRESSO DA mmmnnnrrrg



A MMMNNNRRRG voltou!
A MMMNNNRRRG voltou à serigrafia!
A MMMNNNRRRG voltou com André Lemos!
A MMMNNNRRRG voltou à serigrafia com André Lemos!
A MMMNNNRRRG editou um graphzine de André Lemos!
A MMMNNNRRRG editou TRIBUNE BRUTE!
A MMMNNNRRRG editou apenas 100 exemplares assinados,numerados e carimbados por André Lemos!
A MMMNNNRRRG imprimiu o livro no Mike Goes West!
A MMMNNNRRRG imprimiu o livro em papel murillo 190g (miolo 32p.) a 2 cores e Vídia 300g vermelho impresso a dourado (capa)!
A MMMNNNRRRG recomenda o trabalho de André Lemos!
A MMMNNNRRRG recomenda o trabalho do Mike Goes West!
A MMMNNNRRRG recomenda o TRIBUNE BRUTE!
A MMMNNNRRRG oferece cada exemplar de TRIBUNE BRUTE em troca de 15 euros!
A MMMNNNRRRG não oferece cópias promocionais do TRIBUTE BRUTE!
A MMMNNNRRRG oferece 20% de desconto aos sócios da Chili Com Carne!
A MMMNNNRRRG é distribuída pela Associação Chili Com Carne!
A MMMNNNRRRG só já tem 60 exemplares de SUPERFIGHT II!

19.12.05

EM ATRASO
Ontem, na Pequeno Herói, foi apresentado o livro Máquina Infernal, de Alain Corbel (edição da Caminho).

15.12.05

BD JORNAL 8
Já por aí anda o BD Jornal nº8, com a ficção científica e o Slão de bd do Porto como temas de capa e com várias colaborações e temas, de Jules Verne à Metal Hurlant, passando por José Abrantes e os seus trinta anos de carreira ou sobre a banda desenhada nas bibliotecas portuguesas. Desta vez, tocou-me escrever sobre o aparecimento da banda desenhada em galego e sobre o impressionante 2 Viaxes, de Xaquín Marin e Reimundo Patiño (de que já aqui falei há algum tempo).
Procurem nas bancas!

14.12.05

TIM POLFLIET



Aqui fica o site

13.12.05

VISITA DO DIA

Ryan Snook
QUASE EM STAND BY
Já terão reparado que o Beco das Imagens tem estado um bocado menos animado do que é costume... Por qualquer motivo inexplicável (mas que deve ter a ver com alguma conspiração), vários trabalhos com prazos apertados coincidiram nas últimas duas semanas e só estarão concluidos, com a consequente volta à normalidade possível, a meio desta. Depois disso, prometemos voltar ao ritmo. Entretanto, passem pelo site da Bedeteca, pelo Kuentro ou pelo Blog da Utopia e fiquem a par dos livros novos do José Abrantes, da apresentação do projecto Black Box Stories (com argumento de José Carlos Fernandes e desenho de vários autores) ou pela exposição do Max que inaugurou recentemente em Madrid. Nós voltaremos ao ritmo normal assim que pudermos...

12.12.05

NOTÍCIA DE UM DESAPARECIMENTO?
Sou eu que ando distraída ou a crítica quinzenal de banda desenhada do Diário de Notícias anda desaparecida? É que não a encontro na edição de hoje, nem na da semana passada, nem na de há quinze dias...

9.12.05

FIM DE SEMANA NA PEQUENO HERÓI

Sábado, dia 10, 17.30 : Apresentação do livro CHAMO-ME FRIK E JÁ TENHO DONO de/por Margarida Fonseca Santos e Carla Nazareth;

Domingo, dia 11, 16:00: Lançamento do livro A DANÇA DOS ANJOS, de/por Maria de Lurdes Soares.
SUGESTÃO DE NATAL
Assinaturas anuais do Bd Jornal a preço especial. Aqui.

7.12.05

LEITURAS DO DIA
Underground? Independente? Alternativo? Xastriño disserta sobre o tema aqui.

5.12.05

VISITA DO DIA

Michael Slack
RESISTENTES

Não é segredo para ninguém que o mercado editorial português de banda desenhada se resume, com algumas excepções que desejávamos mais frequentes, à Asa e à Devir. Mas de vez em quando aparecem novidades a lembrarem-nos de que há mais mundo e a afirmarem a sua resistência com uma teimosia de saudar. Recentemente, duas edições chegaram às livrarias: Metamorfina, de Miguel Mocho e João Sequeira (colecção Lx Comics, da Bedeteca de Lisboa) e Borda d'Água - O tempo das Papoilas, de Miguel Rocha (da Polvo).

Metamorfina, com um desenho pleno de volumetrias e profundidade, ataca uma história kafkiana com contornos de verdadeira paranóia, resultando num belíssimo ensaio sobre a violência e o modo como nos relacionamos com ela. A brutalidade das cenas é narrada com toda a naturalidade, mostrando-se como apenas mais um dos muitos elementos que compõem o quotidiano e provocando as reflexões que se impõem. A meticulosidade com que se vai descrevendo o horror do processo que nos é dado a ler (uma narrativa simples, com princípio e fim bem delimitados, ainda que circulares) não apresenta qualquer juízo de valor, conduzindo-nos ao confronto com a ideia central de que só há horror se o sujeito, neste caso o leitor, assim o decidir; pela parte do narrador, nada a declarar.



Com Borda d'Água - O tempo das Papoilas assistimos a um duplo acontecimento: a reedição de uma obra antiga (e penso que já esgotada) de Miguel Rocha e o regresso do autor à edição. Originalmente editado pela Bedeteca, em 1999, Borda d'Água é a narrativa de todas as descobertas, a do sexo a querer mais do que a fantasia sem corpo de todos os sonhos, e a da crueldade, sabendo confrontar os restos da infância com a imagem brutal da morte. Paisagens e temas que são recuperados em O Tempo das Papoilas, nova variação sobre a melodia incandescente de cada prancha do autor. E o preto e branco em nada atrapalha, provocando antes, sabendo obrigar a leitura ao registo incolor mas cheio de referências plásticas e sensoriais.
A Polvo soube escolher bem o seu regresso; só se lamenta o pouco cuidado na edição: a qualidade da impressão deixa muito a desejar, prejudicando profundamente a leitura e a apreensão do registo de um dos autores mais interessantes da bd contemporânea (e dispenso o 'portuguesa').

2.12.05

FANTAGRAPHICS
As novidades editoriais mais recentes estão aqui.

1.12.05

ZURZIR O GIGANTE
A Exposição Independente de Artes Gráficas 'Zurzir o Gigante' inaugura hoje, às 19h, e prossegue amanhã e depois no espaço Interpress (Rua Luz Soriano, 67 - Bairro Alto). Mais informações aqui.