12.6.04

OFICINAS DE VERÃO NO CNBDI
Do Centro Nacional de BD e Imagem da Amadora chega-nos a seguinte notícia, mesmo a calhar para as férias dos mais novos que estão aí à porta:

Ocupar os tempos livres dos jovens e proporcionar conhecimentos na área dos Fanzines, Cinema de Animação e Banda Desenhada, são os objectivos das Oficinas que o CNBDI vai organizar nos meses de Junho e Julho. As inscrições estão abertas e a participação é gratuita

Quanto à primeira oficina, a mesma destina-se a jovens dos 14 aos 20 anos (alunos de escolas secundárias) e terá uma capacidade para 15 a 20 alunos.
Pretende-se com esta acção, dar a conhecer o que são e como são os Fanzines e elaborar vários tipos como por exemplo de Banda Desenhada, Desenho e Escrita.
O plano de trabalho desta Oficina inclui a escolha dos temas, a planificação da forma do Fanzine, elaboração dos trabalhos plásticos e escritos a inserir e a sua forma final e a produção do Fanzine.
Entre os dias 21 de Junho e 2 de Julho (excepto fim-de-semana), das 9.30 às 12.30 horas, o Centro Nacional de BD e Imagem abre as portas aos jovens interessados na área dos Fanzines, numa Oficina orientada por Tiago Gomes, editor de Fanzines.
A segunda Oficina programada para este Verão é a dedicada ao Cinema de Animação que se inicia no dia 22 deste mês e que se prolonga até ao dia 1 de Julho (excepto fim-de-semana), entre as 14.30 e as 17.30 horas. Nesta actividade, cuja formação está a cargo da Associação Ânimo Leve, os jovens, dos 10 aos 17 anos, ficarão a conhecer algumas das regras básicas da representação do movimento, trajectória e ritmo. Na formação serão explicados os fenómenos da persistência retiniana e da ilusão do movimento e os participantes vão exercitar a construção e manipulação de jogos ópticos, trabalhos colectivos de desenho directo sobre película e experiências em diferentes técnicas de animação.
Já no mês de Julho, inicia-se a Oficina de Iniciação à Banda Desenhada, uma das actividades regulares do CNBDI e que mais interesse desperta naqueles que pretendem obter conhecimentos básicos de como se faz uma bd.
Assim, entre os dias 5 e 16 de Julho (somente aos dias úteis) os mais jovens (entre os 12 e os 16 anos) podem contactar com um conjunto de ferramentas da linguagem gráfica que lhes proporcionarão os meios para a construção de uma banda desenhada, desde a ideia original até à sua edição, passando pelo argumento e desenho e à união destes dois elementos.
A presente Oficina realiza-se no período da manhã, entre as 9.30 e as 12.30 horas, estando a formação a cargo de Rui Brito, argumentista e editor das Edições Polvo.
As inscrições para estas Oficinas, que funcionam no CNBDI, estão abertas e a inscrição é gratuita.

Sem comentários: