19.2.04

CINEMA E BD
Tirámos a notícia do Central Comics:

Estreia em Portugal, no dia 19 de Fevereiro, mais uma adaptação ao cinema de uma série de BD,… esperem, mais uma adaptação não, é a adaptação de American Splendor, a BD de culto do escritor norte americano Harvey Pekar.


Quando a sétima arte procura, inspiração na sua nona congénere, normalmente é para levar ao público os mundos mais fantásticos, os heróis mais corajosos, para dar origem às mais inventivas aventuras e aos mais surpreendentes desfechos! Sendo esta uma verdade quase absoluta, na relação Cinema/BD, será a esta adaptação de American Splendor… um engano? Ora vejamos, que mundo é mais fantástico, mais surreal e estranho do que aquele em que vivemos? Que Herói é mais corajoso e digno de ter as suas aventuras narrada do que o homem comum? Pois é está a ideia principal, que deu origem à BD “underground” American Splendor há cerca de 27 anos atrás, e que dá inicio a esta adaptação ao cinema, pelos realizadores Shari Springer Berman e Robert Pulcini.
American Splendor é, basicamente, a autobiografia de Harvey Pekar (interpretado no filme por Paul Giamanti). Relata a vida do autor, do seu quotidiano aparentemente banal e igual ao de todos os trabalhadores de classe média, mas cuja visão única de Pekar, revela novos ângulos, novas formas e novos sabores a situações a que estamos, por demais, habituados a viver.

Se tivermos em contas os prémios que American Splendor já recebeu (Grande prémio do júri no Festival de Sundance) e a nomeação para Óscar de melhor argumento adaptado, teremos, possivelmente, a melhor adaptação de uma BD para o grande ecrã!

Sem comentários: