17.10.05

BD JORNAL 6
Já está nas bancas o nº6! E eu, que até assino um dos textos, ainda não consegui ir buscar o meu à caixa de correio onde aterrou...
Fica o press-release e o link para o Kuentro, onde há mais informações:

BDjornal nº 6 - Outubro - NAS BANCAS

Encontra-se já nas bancas (VASP) e nas Lojas Rede BDjornal, o nº 6 do único jornal de banda desenhada.
Com uma produção algo atribulada, desta vez foi uma avaria nas máquinas da Satelicor/Coraze, que imprime o jornal, que nos impediu de sair mais cedo. Até parece que deuses e demónios se juntam para nos impedir de sair no início do mês.
O jornal deste mês, para além da divulação do programa do 16º FESTIVAL INTERNACIONAL DE BANDA DESENHADA DA AMADORA 2005 (FIBDA), abre com a conclusão do dossier Pratt, em três andamentos: O Sonho em Pratt, Bibliografia de Hugo Pratt (por J.Machado-Dias) e Pratt e o Cinema (por Nuno Franco). Ainda os Sonhos, tema do FIBDA deste ano e evocando os CEM ANOS DE LITTLE NEMO IN SLUMBERLAND, de Winsor McCay: Little Nemo in Slumberland, a terra em que os sonhos eram realidade (por Pedro Cleto); Little Nemo e os seus rivais (por Nuno Franco) e Celebrando os Sonhos com Neil Gaiman e Sandman (por João Miguel Lameiras).
Depois segue-se uma evocação de Pedro Cleto sobre o Salão Internacional de BD do Porto (em Um Sonho chamado Salão do Porto). João Miguel Lameiras escreve sobre Alberto Breccia, a propósito de Mort Cinder (em Recordando Breccia). Sara Figueiredo Costa, analisa o livro MALUS de Christopher Webster (em MALUS pela Mmmnnnrrrggg). Algumas Breves, como (de novo) a BD e Cinema (por Clara Botelho) e Os Super-Heróis do Médio Oriente Afirmam valores pacifistas (por Clara Botelho). Nuno Pereira de Sousa escreve sobre os livros do Cavalo Preto (que ganharam Eisners) e faz uma pequena entrevista a Sean McKeever (vencedor do Eisner para Talent Deserving of Wider Recognition, por The Waiting Place, Mary Jane, Inhumans e Sentinel).
De seguida, José de Freitas escreve sobre o que vai fazer a Devir no FIBDA 2005 e Mário Freitas, sobre a Kingpin of Comics no FIBDA 2005.
Ainda destaque para Daniel Maia, que escreve sobre o Mercado de BD em Portugal e a estreia como escriba de João Pedro Rosa, numa nota crítica ao Quarteto Fantastico 1234, de Grant Morrison e Jae Lee e na notícia de nova loja de BD, em Setúbal e também Derradé numa tira de humor nas páginas do BDjornal.
Temos notícias, temos a tira de Pedro Alves na última página e a caricatura de Nelson.
AGORA, LANÇAMOS AQUI UM PEQUENO CONCURSO (válido até 20 de Outubro de 2005, inclusive): quem escrever para o email do BDjornal a dizer quantas vezes o nome de Winsor McCay foi mal escrito neste número 6 do jornal, acertar no número de vezes e nas variantes do nome, ganha uma assinatura grátis do jornal por 12 números!!!

Sem comentários: