13.11.03

CONTRA A BURLA NEGRA: NUNCA MAIS!
Um ano depois de a costa galega ter sido palco de uma das maiores tragédias ecológicas dos últimos anos, aqueles que sabem que as ‘tragédias’ têm responsáveis e que é preciso que a memória nunca se perca continuam a trabalhar. Nas praias galegas ainda se encontram voluntários que recolhem diariamente todo o ‘chapapote’ que conseguem. Funcionários enviados pelas entidades responsáveis, pelo Governo Galego ou pelo Governo do Estado Espanhol, nem vê-los!


Andrea Lopez

Enquanto os voluntários passam o dia de costas dobradas, raspando fuel dos milhões de pedras espalhadas pela costa, o senhor Fraga Iribarne continua a correr todas as patuscadas galegas e a dizer, entre uma lagosta e um copo de ribeiro, que não há poluição nenhuma.
A Plataforma Nunca Máis e a Plataforma Contra a Burla Negra continuam a trabalhar no terreno, ajudando nas limpezas e dinamizando um debate político e social que a Galiza há muito reclamava. Entre os activistas e dinamizadores, a comunidade cultural galega tem assumido papel de destaque. Para além de músicos, escritores, actores e tantos outros, os autores de banda desenhada têm realizado um trabalho exemplar, de que já tivemos oportunidade de falar. Voltamos, por isso, a indicar o link do Colectivo Chapapote, aproveitando para publicitar o álbum de bd H2Oil, cuja descrição, retirada do site, deixamos aqui:



A prancha lá de cima também pertence ao álbum. Como espero regressar a Santiago brevemente, talvez antes do Natal, prometo dizer mais qualquer coisa sobre as histórias do H2Oil no regresso.

Sem comentários: