21.10.03

NOVIDADES EDITORIAIS
Nos stands das editoras presentes no FIBDA descobrimos algumas novidades que merecerão, certamente, destaque aqui no Beco. A Witloof publicou Vincent e Van Gogh, vencedor do prémio Melhor Álbum Estrangeiro deste ano. O autor é Gradimir Smudja e o livro, que folheámos por entre o rebuliço geral, conquista de imediato o leitor pelo traço belíssimo e pela densidade das cores, recriando as características dos quadros impressionistas e de Van Gogh em particular. Sobre ele já escreveu João Miguel Tavares aqui (no dia 13 deste mês) e nós esperamos poder acrescentar mais alguma coisa brevemente.
Também da Witloof é o álbum Um Invulgar Anjo da Guarda, de Sandrine Revel, que tem uma exposição junto do Espaço Infantil do Festival da Amadora e que estará presente no próximo fim de semana para sessões de autógrafos. As pranchas expostas revelam um universo fantástico que parece ter como público alvo os mais jovens, mas que não deixará de encantar todos os outros.
Da Polvo saiu A Vida Numa Colher – Beterraba, de Miguel Rocha, cujas pranchas já tivemos oportunidade de ver no Salão Lisboa deste ano. Este último livro de Miguel Rocha, que desde os primeiros trabalhos tem vindo a assumir um destaque merecido no panorama da bd nacional, volta a demonstrar a sábia união entre uma narrativa cuidadosamente construída e um desenho capaz de potenciar uma leitura que parece resultar da memória intensa do que se leu. Na mesma editora publica-se também uma reedição bem merecida de A Máquina de Prever o Futuro de José Frotz, de José Carlos Fernandes.
As Edições Asa lançaram durante o fim-de-semana um novo álbum de Luís Louro, Corvo - O Regresso. Ainda não vimos nada para além da capa, pelo que guardamos os comentários para mais tarde, mas é com bastante agrado que se regista o regresso daquela que é, quanto a mim, a personagem mais marcante e melhor conseguida de Louro na sua fase pós-Jim del Mónaco.
A Devir tem anunciados dois lançamentos de peso para o último fim-de-semana do Festival: As Ruínas de Babel, de José Carlos Fernandes (o terceiro volume da série A Pior Banda do Mundo) e Palestina, de Joe Sacco, finalmente traduzido em português.


Capa (da edição francesa) de Vincent e Van Gogh, vencedor do prémio Melhor Álbum Estrangeiro

Sem comentários: