18.2.08

PAULO MONTEIRO

No próximo dia 22 de Fevereiro, pelas 18h30, inaugura uma exposição de Paulo Monteiro no Instituto Politécnico de Beja (Rua Pedro Soares – Campus do IPB). A exposição estará patente até ao dia 16 de Março.



Algumas das bandas desenhadas agora expostas já foram publicadas em Portugal e na Galiza, incluindo as primeiras páginas do livro no qual trabalha actualmente – uma compilação de pequenas histórias de amor e de guerra, de corações despedaçados, de esperança... Outras são inéditas, e fazem parte de projectos ainda em maturação.

Paulo Monteiro desenha a cidade, o mar e o campo abandonado. A mesma angústia atravessa as personagens desenhadas com rudeza e intensidade…

Os trabalhos expostos são muitos diferentes entre si. Separam-nos os anos e a temática, mas unem-nos os mesmos sentimentos e uma visão extremamente humana.

Paulo Monteiro nasceu em Vila Nova de Gaia, mas reside há vários anos em Beja. A banda desenhada, que o acompanha desde sempre, também lhe trouxe ideias para vários projectos que desenvolveu nesta cidade: a Bedeteca de Beja, o Toupeira – Atelier de Banda Desenhada, e o Festival Internacional de Banda Desenhada de Beja. Premiado como promotor desta arte em Portugal, conseguiu que Beja se tornasse uma cidade representativa no panorama nacional da BD. Mas é principalmente um autor, e precisa de contar as suas histórias.


(do e-mail de divulgação da exposição)

Sem comentários: