10.5.07

BD JORNAL #18



A décima oitava edição do Bd Jornal já está disponível. Aqui fica o press-release:

Mais um ano de BDjornal chega ao fim, antevendo-se já o início de um novo ciclo.
Esta coisa de teimar em editar um jornal-revista de banda desenhada em Portugal hoje, tem qualquer coisa de suicidário. E tudo porque as despesas de produção são avultadas e os resultados das vendas perfeitamente ridículos - ao contrário do que se esperava. E assim, como neste segundo ano não foi possível, mantendo um preço de capa aceitável, fazer com que os resultados das vendas cobrissem minimamente as despesas de produção (muito, mas muito longe disso), só nos restam duas alternativas: ou acabar, pura e simplesmente, com o BDjornal, ou transformá-lo numa edição economicamente suportável, digamos assim.
Optámos pela segunda alternativa, sobretudo porque a maioria dos nossos assinantes (alguns estiveram-se nas tintas para renovar as assinaturas) tem sido de uma fidelidade absoluta, bem como muitos leitores regulares de que vamos tendo eco. Além disso, algumas lojas especializadas conseguem vender muitíssimo acima da mediania. Temos por isso compromissos a que não vamos voltar as costas.
Assim, o número de Junho/Julho, o 19, vai encolher ainda mais no formato, passando a pouco menos que um A4, com lombada e mais algumas páginas. Eventualmente vamos mesmo ter de subir o preço, para um patamar aritmeticamente compatível com os custos de produção, porque não é definitivamente possível uma publicação, com a qualidade que pensamos ter, não se pagar a ela própria. Deixaremos de praticar um preço “de jornal” e evoluiremos para um preço “de revista”. Não há outra volta a dar.
De qualquer modo toda esta questão de preços – e assinaturas - poderá ser seguida no blogue http://kuentro.weblog.com.pt onde debitaremos oportunamente informação para os interessados.
Mudando de agulha, diremos que foi particularmente gratificante o Troféu Central Comics, atribuído pelo segundo ano consecutivo ao BDjornal, na categorial de Melhor Publicação em Bancas. Mas este ano estiveram também em votação conteúdos do próprio jornal, como Filipe Andrade – desenhador de BRK – que ficou em 3º lugar, atrás de Miguel Rocha (por Salazar, agora, na hora da sua morte) e Filipe Teixeira (por C.A.O.S.), na categoria Melhor Desenho Nacional e Hugo Teixeira em 5º lugar, na categoria Melhor BD Curta, por Um Olhar, BD publicada no BDjornal #16. E, já agora de referir que o livro de Álvaro, Manual de Posições para Labregos, editado pela Pedranocharco, ficou em 2º lugar na categoria Melhor Álbum de Tira ou Prancha Cómica.
Olhando agora esta edição do BDjornal, quatro pontos merecem a atenção devida: os programas do 3º Festival Internacional de BD de Beja (com entrevista a Paulo Monteiro, director do Festival) e do 16º Salão MouraBD, a matéria sobre o 25º Saló del Comic de Barcelona e a quantidade e qualidade de bandas desenhadas que aqui publicamos.
De referir, para já, o programa do Festival de Beja, cuja organização parece ter estado atenta ao que foi escrito em várias edições do BDjornal (ou levado por nós à discussão em diversos Fóruns na Internet) sobre conceitos e conteúdos na generalidade dos Festivais e Salões de BD em Portugal. Diversificado e ao mesmo tempo homogéneo, parece-nos que o programa deste ano vai ter resultados que surpreenderão muita gente.
Por outro lado o Salão de Moura, talvez com menos capacidade financeira e sem a entourage do Atelier Toupeira, teve a capacidade para perceber que era preciso mudar o calendário do Salão, aproximando-o da Primavera e do Festival de Beja (aliás dá ideia de que esta questão do calendário foi discutida em conjunto entre as organizações dos dois eventos, já que ambas mudaram e aproximaram as datas) e apostar numa “estrela” internacional, o italiano Fabio Civitelli e a sua personagem TEX, que seguramente levarão a Moura os muitos fãs dos livros da Casa Bonelli.
Quanto ao Saló de Barcelona, para além de tudo o que se pode ler, chamo a atenção para a pujança que as fotos transmitem e ainda a quase sintonia do Festival de Beja em relação a diversos aspectos do programa de Barcelona. Miguelanxo Prado, Max, David Rubín, todos eles laureados em Barcelona, vão estar em Beja (e foram programados antes de se conhecerem os resultados dos Prémios de Barcelona, obviamente), ou pessoalmente ou com exposições de originais, o que demonstra a atenção da organização do FIBDB ao que se passa na banda desenhada a todos os níveis.
Por último, resolvemos nesta edição abrir o leque de escolhas, no que se refere a BDs aqui publicadas, o que estamos certos, será bem do agrado do leitores e prenuncia um pouco aquilo que queremos fazer a partir de Junho próximo.

J.Machado-Dias

2 comentários:

nelio disse...

parece-me também que há problemas de distribuição. moro em faro e é completamente impossível encontrá-lo à venda...

Sara Figueiredo Costa disse...

Podes sempre assiná-lo, o que garante que o jornal chegará aí sempre que sai. Mas o melhor é passares pelo blog do MAchado-Dias para saber como funcionam as assinaturas.