15.3.06

JOÃO VAZ DE CARVALHO
Inaugura amanhã, na Bedeteca de Lisboa, a exposição de João Vaz de Carvalho.



Aqui fica a nota de imprensa:

Nada é o que parece nesta exposição que João Vaz de Carvalho apresenta na Bedeteca de Lisboa, a partir de 16 de Março. As imagens pela sua carga narrativa parecem ilustrações mas também podem ser pintura. Mais de uma dezena de telas grandes abrem-se como janelas sobre paisagens animadas pelo movimento dos que as atravessam em suaves correrias. À aparente simplicidade figurativa justapõem-se o insólito das representações e do jogo de escalas dimensionais, suscitando no observador o sorriso e a vontade de superar o visual e projectar uma história possível.

Na base deste projecto de João Vaz de Carvalho está, aliás, a sua constatação da variedade de leituras que a sua arte suscita, de tal modo que ele muitas vezes não consegue identificar facilmente os seus quadros a partir das descrições que outros lhe fazem. Este projecto contempla também uma preocupação didáctica, a de revelar o percurso feito pelo autor desde a ideia até ao "produto final" através da inclusão dos estudos realizados para cada tela. Aspecto pouco comum, que lança um olhar sobre os bastidores do trabalho criativo e que será aproveitado como base de ateliers a desenvolver para o público mais jovem.

Vencedor do 1º Prémio Ilustrarte 2005, Bienal Internacional de Ilustração para a Infância, João Vaz de Carvalho é, desde 2001 uma presença constante na Bienal Ilustração Portuguesa, organizada pela Bedeteca, e noutras exposições de referência na área da ilustração como, Prémio Stuart de Desenho de Imprensa, World Press Cartoon, etc.. Tem também diversos trabalhos publicados em livros e na imprensa nacional.

Mais informações disponíveis em http://jvazcarvalho.com.sapo.pt


Para ver até ao dia 13 de Abril; 2ª a 6ª feiras (excepto a primeira 3ª feira do mês), das 10h às 19h, sábados (11/3, 25/3 e 8/4) das 11h às 18h.

1 comentário:

Anónimo disse...

...