BD JORNAL 11
A décima primeira edição do BD Jornal já está nas bancas; aqui fica o press release:
O BDjornal 11 tem como tema de capa, Guido Crepax e a Banda Desenhada Erótica, dedicando uma boa parte desta edição, precisamente ao erotismo na banda desenhada, de que se faz um pequeno historial na página 3. Segue-se uma bio-bibliografia de Guido Crepax, autor italiano falecido em 2003 e que teve editado em Portugal apenas um livro, A História de O, pelas edições Sérgio Guimarães, nos anos 70 e pela Marginália, no ano passado. Quanto à sua restante e vasta obra, é praticamente desconhecido da maioria dos portugueses. Foi um dos mais inovadores autores da BD europeia e que raramente saiu do registo erótico, daí a associação constante do seu nome ao tema.
Depois analisa-se a banda desenhada deste autor e Sara Figueiredo Costa escreve sobre O Estranho Mundo da Puta P., de Anke Feuchtenberger, de seguida, através de uma pequena entrevista, vamos À Descoberta de uma autora, Maria João Careto, uma autora de Beja, que vai estar em destaque no 2º Festival de BD daquela cidade alentejana. Fala-se um pouco sobre o Fanzine Eros, que Geraldes Lino editou com sucesso entre 1987 e 1991 e Nuno Franco termina a sua deambulação pela Revolução Subterrânea, um abordagem ao Underground na BD.
Mais para a frente, Pedro Cleto, associando-se ao tema de capa, fala de Coleccionismo no Feminino, mostrando peças de heroínas da BD bem conhecidas...
José Carlos Francisco e Afrânio Braga entrevistam Cláudio Villa, desenhador de Tex, para o BDjornal e falamos logo a seguir do que foram as 12 horas a fazer BD no Funchal e como o Anime Weekend animou Aveiro.
Para o centro do jornal, Daniel Maia aborda o Mercado Bedéfilo em 2005, com um texto ligeiramente diferente do que editou, na sua habitual rubrica da Central Comics. E repetimos então o Dossier ? Hoje, a BD, o resumo do dossier da Bedeteca de Lisboa, agora bem impresso, contrariamente ao que sucedeu na edição anterior.
Pedro Cleto e Clara Botelho escrevem sobre o malogrado Seth Fisher, num pequeno tributo que o BDjornal lhe quis prestar. De seguida fala-se no cinema de animação de Ricard Blanco e completa-se a viagem de Paulo Guinote sobre as Memórias de um bedéfilo suburbano.
E depois de uma série de notícias breves, criticas de livros e recensões de novidades, Osvaldo Macedo de Sousa, da Humorgrafe, disserta sobre a célebre questão das caricaturas, em Pelas barbas do Profeta, riam-se!
Resta dizer que prossegue a 5ª Pedagógica (# 6), de Miguel Montenegro e o autor do destacável deste mês é Ruben Lopez, com Makio.
14.3.06
Subscrever:
Enviar feedback (Atom)
Sem comentários:
Enviar um comentário