31.8.05

FESTIVAL DE BD DE PANCEVO - A REPORTAGEM
No Indy Magazine há uma bela reportagem, com fotografias e tudo, do festival de bd de Pancevo. A notícia não é nada actual, mas só agora a descobrimos e vale a pena espreitá-la na mesma... Está aqui.


(A foto foi roubada do site)

30.8.05

MORT CINDER
Nas Edições Asa, uma obra-prima:

29.8.05

ILUSTRARTE 2005


De entre 920 candidaturas de 50 países, o júri, composto por Kveta Pacovská, Carll Cneut, Frédérique Bertrand, Vicente Ferrer e José de Guimarães, atribuíu por unanimidade o 1º prémio ao ilustrador português João Vaz de Carvalho. Foram ainda atribuídas duas menções especiais à ilustradora belga Isabelle Vandenabeele e ao português André Letria.



O júri seleccionou também o trabalho de 50 ilustradores (de 15 países) que farão parte da exposição que estará patente no Auditório Municipal Augusto Cabrita (no Barreiro), de 1 de Novembro até ao final deste ano. Podem ver no Illustrare a lista de seleccionados
BOAS NOTÍCIAS DO SUL

Bedeteca de Beja

Submarino
10 anos de banda desenhada

DE 26 DE AGOSTO A 28 DE SETEMBRO DE 2005
GALERIA DE EXPOSIÇÕES TEMPORÁRIAS
1º andar - CASA DA CULTURA
ÀS 2ªs DAS 18.00H ÀS 24.00H, DE 3ª a 6ª DAS 12.00H ÀS 24.00H, E AOS SÁBADOS DAS 14.00H ÀS 20.00H


ATELIERS DE VERÃO

Em 1995 a Câmara Municipal de Beja através do seu Pelouro da Juventude deu início a uma série de ateliers virados essencialmente para os mais jovens a que deu a designação genérica de Ateliers de Verão da Casa da Cultura. De então para cá, entre os meses de Julho e Agosto, as salas da Casa da Cultura fervilham com a animação e criatividade de várias dezenas de jovens interessados em áreas tão distintas como a expressão plástica, a modelagem com barro, o desenho, a pintura ou a madeira.
Não é de estranhar que a banda desenhada fosse uma das áreas contempladas neste leque de ofertas, o que aconteceu logo no primeiro ano, através da implementação do Atelier de Banda Desenhada, dado em colaboração com o Museu Regional de Beja...

10 ANOS DE BANDA DESENHADA

O Atelier de Banda Desenhada, vocacionado para autores com idades compreendidas entre os 7 e os 13 anos, realiza-se todos os anos durante a primeira quinzena de Agosto. Pretende essencialmente estimular nos jovens o gosto pela banda desenhada, oferecendo-lhes algumas noções sobre a realização de uma prancha (a utilização do balão, a importância da leitura e da legendagem, o estudo de personagens, etc.).

O resultado do trabalho levado a cabo é publicado no fanzine Submarino, cujo n.º 1 saiu precisamente em Agosto de 1995 (estes dez anos de existência e de publicação regular fazem do Submarino um dos fanzines mais antigos do país, o que não deixa de ser um facto interessante). O número que agora se publica (o décimo primeiro) surge na sequência do percurso entretanto efectuado e mostra trabalhos de 11 autores (António Nozes, Filipa Pacheco, Igor Picoito, Inês Freitas, Joana Braizinha, Joana Jesus, João Figueiredo, Manuel Francisco, Marcos Silva e Pedro Oliveira).

Até à data passaram pelo Atelier de Banda Desenhada várias dezenas de jovens. A maioria, naturalmente, acabou por explorara outros horizontes. Outros acabaram por se dedicar a esta arte com maior ou menor empenho, como é o caso de Pedro Baltazar (que editou mais tarde o fanzine As Aventuras e Desventuras de Tony Speed), Carlos Páscoa (um autor que passou pelos Ateliers de Verão em 1995 e que acabou por aprofundar o seu trabalho no Toupeira - Atelier de Banda Desenhada, tendo o seu trabalho publicado em vários fanzines, revistas e jornais - Pax Fanzine 3000, Lua de Prata, Venham + 5, O Ás, BDJornal, etc.), e Luís Ferro (que integrou este ano o Toupeira - Atelier de Banda Desenhada na sequência do trabalho realizado há alguns anos atrás nos Ateliers de Verão ?quando ainda era um miúdo?).

A exposição que agora tem lugar na Galeria de Exposições Temporárias da Casa da Cultura, situada junto à entrada da Bedeteca de Beja, no 1º andar do edifício, dá uma panorâmica do caminho percorrido ao longo da última década...

26.8.05

BD EM GRANADA
Neste link há um artigo sobre a cena bedéfila espanhola, em particular de Granada, que vale a pena ler.

25.8.05

COMPRAS EM TEMPO DE CRISE
5 euros nos saldos da fnac:

CONCURSO DE BD E CARTOON
O Centro Nacional de BD e Imagem da Amadora já abriu o concurso de bd e cartoon deste ano, no âmbito do FIBDA que se realizará entre 21 de Outubro e 6 de Novembro. A edição é subordinada ao tema 'Sonhos de Uma Noite de Verão' e as inscrições estão abertas até ao dia 16 de Setembro.

Para mais informações contacem o CNBDI (Av. do Brasil, 52-A, 2700-134 Amadora).

24.8.05

ESTÃO ABERTAS AS INSCRIÇÕES


Para mais informações, aqui ficam os contactos:
tel: 21 782 35 05
fax: 21 782 30 18
email: citen@gulbenkian.pt

23.8.05

A CÁRCEL
Já aqui dissémos que o La Cárcel de Papel é um dos mais interessantes blogs de banda desenhada que encontrámos pela net. Com a vantagem de nos dar conta das novidades editoriais de nuestros hermanos, nem sempre fáceis de conhecer por aqui.
Os posta mais recentes têm a lista dos próximos lançamentos da Recerca e das Edicions de Ponent para o próximo mês e a visita vale a pena, mesmo que seja para descobrir tudo o que não será editado por cá....

22.8.05

DO LADO DE LÁ DO MINHO
Chegam hoje ao fim as jornadas das Viñetas Desde o Atlántico, na bela cidade da Corunha. Infelizmente, andei longe das terras galegas este Verão, pelo que fico à espera de impressões de quem por lá tenha passado.
LEITURAS DO DIA: THE COMICS JOURNAL
A edição de Agosto do The Comics Journal está disponível aqui.

20.8.05

LEITURAS DO DIA: CORTO
No DN de hoje há um belo texto sobre Hugo Pratt e Corto Maltese, assinado pelo Zé Mário. O link é este.
REGRESSO
Estamos de volta. Durante o fim de semana não haverá grande actividade, mas na segunda-feira recomeçamos com energias renovadas. Já sabem: notícias, novidades, desabafos bedéfilos e partilhas várias para o mail do costume.