29.8.05

BOAS NOTÍCIAS DO SUL

Bedeteca de Beja

Submarino
10 anos de banda desenhada

DE 26 DE AGOSTO A 28 DE SETEMBRO DE 2005
GALERIA DE EXPOSIÇÕES TEMPORÁRIAS
1º andar - CASA DA CULTURA
ÀS 2ªs DAS 18.00H ÀS 24.00H, DE 3ª a 6ª DAS 12.00H ÀS 24.00H, E AOS SÁBADOS DAS 14.00H ÀS 20.00H


ATELIERS DE VERÃO

Em 1995 a Câmara Municipal de Beja através do seu Pelouro da Juventude deu início a uma série de ateliers virados essencialmente para os mais jovens a que deu a designação genérica de Ateliers de Verão da Casa da Cultura. De então para cá, entre os meses de Julho e Agosto, as salas da Casa da Cultura fervilham com a animação e criatividade de várias dezenas de jovens interessados em áreas tão distintas como a expressão plástica, a modelagem com barro, o desenho, a pintura ou a madeira.
Não é de estranhar que a banda desenhada fosse uma das áreas contempladas neste leque de ofertas, o que aconteceu logo no primeiro ano, através da implementação do Atelier de Banda Desenhada, dado em colaboração com o Museu Regional de Beja...

10 ANOS DE BANDA DESENHADA

O Atelier de Banda Desenhada, vocacionado para autores com idades compreendidas entre os 7 e os 13 anos, realiza-se todos os anos durante a primeira quinzena de Agosto. Pretende essencialmente estimular nos jovens o gosto pela banda desenhada, oferecendo-lhes algumas noções sobre a realização de uma prancha (a utilização do balão, a importância da leitura e da legendagem, o estudo de personagens, etc.).

O resultado do trabalho levado a cabo é publicado no fanzine Submarino, cujo n.º 1 saiu precisamente em Agosto de 1995 (estes dez anos de existência e de publicação regular fazem do Submarino um dos fanzines mais antigos do país, o que não deixa de ser um facto interessante). O número que agora se publica (o décimo primeiro) surge na sequência do percurso entretanto efectuado e mostra trabalhos de 11 autores (António Nozes, Filipa Pacheco, Igor Picoito, Inês Freitas, Joana Braizinha, Joana Jesus, João Figueiredo, Manuel Francisco, Marcos Silva e Pedro Oliveira).

Até à data passaram pelo Atelier de Banda Desenhada várias dezenas de jovens. A maioria, naturalmente, acabou por explorara outros horizontes. Outros acabaram por se dedicar a esta arte com maior ou menor empenho, como é o caso de Pedro Baltazar (que editou mais tarde o fanzine As Aventuras e Desventuras de Tony Speed), Carlos Páscoa (um autor que passou pelos Ateliers de Verão em 1995 e que acabou por aprofundar o seu trabalho no Toupeira - Atelier de Banda Desenhada, tendo o seu trabalho publicado em vários fanzines, revistas e jornais - Pax Fanzine 3000, Lua de Prata, Venham + 5, O Ás, BDJornal, etc.), e Luís Ferro (que integrou este ano o Toupeira - Atelier de Banda Desenhada na sequência do trabalho realizado há alguns anos atrás nos Ateliers de Verão ?quando ainda era um miúdo?).

A exposição que agora tem lugar na Galeria de Exposições Temporárias da Casa da Cultura, situada junto à entrada da Bedeteca de Beja, no 1º andar do edifício, dá uma panorâmica do caminho percorrido ao longo da última década...

Sem comentários: