10.3.04

JÁ HÁ NOTÍCIAS DO PRÓXIMO FIBDA
O Festival Internacional de BD da Amadora deste ano, que acontecerá em Outubro/ Novembro, já começou a dar sinais de vida. Do Centro Nacional de BD e Imagem recebemos o seguinte comunicado:

Festival de BD e CNBDI
procuram 100 BD’s do século XX


O Festival Internacional de BD da Amadora e o Centro Nacional de BD e Imagem lançaram um inquérito mundial para a escolha de 100 Bandas Desenhadas do Século XX. O resultado poderá ser visto na próxima edição do Festival de BD da Amadora, já que este será o tema da exposição central.

O inquérito, enviado a investigadores de banda desenhada, especialistas, críticos, directores de festivais, museus e centros de BD e jornalistas especializados, entre outros, pretende identificar 100 bandas desenhadas do século XX e 100 autores. Aos inquiridos, a organização solicitou a escolha das bandas desenhadas preferidas e/ou que consideram melhores e mais representativas de entre a produção mundial.
Pretende-se com este estudo, através de uma larga selecção das melhores e mais representativas obras de banda desenhada, constituir uma ampla reflexão sobre a BD e o seu lugar na cultura e na sociedade.
O inquérito agora iniciado terá a colaboração de várias centenas de inquiridos de mais de 45 países: de Portugal a Moçambique, da França à Rússia, dos EUA ao Gabão, da África do Sul a Cuba... A todos os contactados, a organização solicitou mais contactos para que o inquérito possa ter mais participantes sendo, assim, tão vasto e diversificado quanto possível para ser mais representativo e esclarecedor.
No final do estudo, o Festival Internacional de BD da Amadora, que se realiza entre os dias 22 de Outubro a 7 de Novembro, apresenta as suas conclusões com uma exposição central e com a presença de inúmeros desenhadores de renome internacional, como, aliás, é habitual neste Festival.
Será, uma vez mais, uma grande Festa da Banda Desenhada que merecerá uma visita demorada.

Amadora, 9 de Março de 2004
FIBDA/CNBDI


Parece que o FIBDA promete... Resta esperar que este livro



faça parte da lista!

Sem comentários: