5.5.08

HOMENAGEN A JOSÉ RUY

Imaugura na próxima quinta-feira, pelas 19 horas, no CNBDI (Amadora), a exposição Como se Desenham os Sonhos - Homenagem a José Ruy.



Nesta exposição damos a conhecer, através da criatividade do Mestre José Ruy, os maiores feitos e factos históricos da Amadora, além de parte do seu património. A mostra revela-nos, igualmente, todo o processo criativo do autor, nomeadamente para a criação dos álbuns “Levem-me nesse sonho” e “Levem-me nesse sonho… acordado” (versão mais actualizada), dedicados à História da Amadora em banda desenhada: ideia, guião, planificação, esboços e textos, a passagem à cor e o acompanhamento da impressão.

Nas duas salas da galeria de exposições, podem ser vistas as pranchas originais da "História da Amadora em Banda Desenhada", fotografias da época e actuais de alguns dos elementos patrimoniais mais significativos da Cidade e objectos pessoais do autor José Ruy.

A exposição tem o propósito, igualmente, de homenagear José Ruy, autor que, com mais de sessenta anos de trabalho em prol da BD, doou a obra de toda uma vida à Amadora. São mais de cinco mil trabalhos originais, peças que constituíram a primeira pedra na construção de uma colecção única no País.

Sem comentários: