27.2.07

MADRID - INDIVIDUAL DE RICHARD CÂMARA

"Estereotomia #16” ou “a arte de dividir e cortar regularmente os materiais de construção” é a primeira exposição individual de Richard Câmara em Madrid. Inaugurou ontem e pode ser vista até ao próximo dia 17 de Março no Extraño Espacio da Galeria Sins Entido.



Como explica o artista, no seu blog, "o trabalho exposto faz parte de uma série de ilustrações de técnica mista (colagem e caneta de aparo com tinta da china sobre papel de 80x60 cm), em que o cenário, para além de situar e introduzir possíveis personagens, assume ele próprio esse papel."

26.2.07

VISITA DO DIA

Jessica Hische
LEITURAS


Gloria Lopez, de Thierry Van Hasselt
Fréon, 2000

23.2.07

BANDA DESENHADA 'DA OUTRA EUROPA' NA BEDETECA

Inaugura amanhã e pode ser vista até ao próximo dia 15 de Abril:

“A banda desenhada da outra Europa” é o que se poderá chamar a este caso de resistência invulgar no panorama global da história da bd. De facto, encontramos géneses idênticas em países da Europa de Leste como a Hungria, Jugoslávia e República Checa e em tantos outros países ocidentais (começando com a caricatura política e avançando para a bd de crítica social e política nos periódicos dos finais do século XIX). Mas a sua evolução foi quase sempre sabotada pelas grandes guerras ou por regimes totalitários, «sendo com frequência marginalizada e considerada uma forma de arte inferior, quando não mesmo encarada como algo meramente kitsch - juntamente com o anãozinho ornamental de jardim.»
Foi a partir da Queda do Muro, no final da década de 80, que o Ocidente começou a ouvir falar da bd dos países de Leste. Em parte, graças ao esforço editorial do colectivo esloveno Stripcore materializado na revista “Stripburger” (ainda hoje activa) e as duas antologias “Stripburek,” que mostravam o que se passava por detrás da ex-Cortina de Ferro. E foi graças a esse trabalho que, em 2003, no Salão Lisboa de Ilustração e Banda Desenhada, tivemos uma exposição de autores de leste e a visita do esloveno, Igor Prassel (activista da Stripcore), e dos autores sérvios, Aleksandar Zograf e Aleksandar Opačic.
Um trabalho e uma amizade que se renovam agora outra vez: a partir de 24 de Fevereiro, a Bedeteca de Lisboa apresenta uma mostra de 40 quadros que de forma muito elucidativa retratam a história da bd checa, pondo em destaque a sua capacidade de sobrevivência às convulsões do século XX, à pressão crítica e à censura.
Diz Petr Štěpán, o comissário da exposição, que a bd conseguiu sobreviver graças ao «fenómeno tipicamente checo – o humor. O humor checo evoluíra no sentido de uma independência crítica em relação à autoridade e ao poder dominante do momento, uma tradição que remonta aos tempos da dominação austro-húngara, que é onde se devem procurar as origens da BD checa.»
Embora não se incluam originais, esta mostra resultante de uma parceria com a Embaixada da República Checa, não deixa de constituir uma oportunidade rara, pelo menos em terras lusas, de conhecer ou rever a bd checa.
Na diversidade dos autores representados cabe um “clássico”, como Kája Saudek, que decidiu revelar o verdadeiro poder das “frases ocas de kitsch sem alma” nos anos 60, época de relativa liberdade para a cultura checa – os seus trabalhos lembram a bd francesa adulta dessa mesma década dada à estética “Pop Art” e “Erótica” –; mas também as gerações mais novas como a dupla Jaroslav Rudiš e Jaromír 99, com o livro “Bíly Potok” (“Primavera Branca”), que se desenrola ao longo de vários períodos de tempo, e dá conta de estórias desconcertantes que têm como cenário a fronteira checa e alemã.
A inauguração está prevista para as 16h, de AMANHÃ, e conta com a presença de Petr Štěpán que fará uma pequena conferência sobre a BD Checa. A mostra é enriquecida ainda com a exibição de vários filmes de animação em “loop” na sala de exposições. Mantém-se até 15 de Abril. Entrada livre.

21.2.07

SEITAN, SEITAN, SEITAN NA GOMA 386

Quando se instalaram na Rua da Junqueira, a porta tinha o número 386 e o nome ficou. Agora a Goma 386 vive mesmo ao pé da Sé de Lisboa, na Calçada do Correio Velho, número 7. Assim nos contou Nuno Brandão, responsável pelo projecto. O espaço, paredes meias com A Outra Face da Lua, apresenta uma selecção cuidada de peças de autor e novos criadores que muitas vezes cruzam o design com a manufactura, recorrendo à democratização das novas tecnologias para produzir em série, ainda que em pequena escala.


(André Lemos)

Para além da exposição e venda dos produtos, a Goma 386 apresenta uma programação regular de pequenas exposições que vão ocupando o espaço disponível na loja. Desde o último Sábado e até ao próximo dia 16 de Março é a ilustração que ocupa as paredes da Goma 386. Em parceria com a Chili Com Carne, expõem-se ilustrações de Edgar Raposo, Jucifer, Pepedelrey, André Lemos, Pedro Zamith, João Maio Pinto, José Feitor, Tiago Albuquerque, Teresa Amaral e Filipe Abranches. Assim que abandonarem as paredes da Goma 386, as ilustrações seguirão viagem para o Brasil, onde se reunirão com obras de ilustradores brasileiros num volume a editar pelos Livros Voodoo à volta do tema das seitas. Aguardemos...

16.2.07

RICHARD CÂMARA NA BÉLGICA

Penitenciando-nos pelo atraso, queremos felicitar o Richard Câmara pela selecção dos seus trabalhos no 16º concurso Euro-kartoenale. Os trabalhos que podem ver aqui farão parte da exposição com os 250 melhores cartoons, entre os 4000 que foram postos a concurso, e poderão ser vistos no Centro Europeu de Desenho Humorístico, em Kruishoutem (Bélgica), de 8 de Abril a 8 de Julho.

14.2.07

VISITA DO DIA

Um site onde podemos encontrar diversas biografias de ilustradores e conhecer um pouco do seu trabalho.


Constantin Alajálov (1900-1987)


Norman Rockwell (1894-1978)


Charles Schulz (1922-2000)
LEITURAS


Buddha, Osamu Tezuka
Éditions Tinkam, 2005

Requisitado ontem na Bedeteca. Sobre esta obra, composta por oito volumes, podem ler o que o Pedro Vieira de Moura escreveu aqui, há uns tempos.

13.2.07

SEITAN SEITAN SEITAN


(ilustração de André Lemos)

«- Papá?
- Sim, filhote?
- O que significa "remorsos"?
- Bem, filho, uma coisa engraçada sobre o remorso é que mais vale ter remorsos sobre algo que tenhas feito do que sobre algo que não fizeste… já agora, se vires a tua mãe esta semana, não te esqueças de lhe dizer: SATÃ, SATÃ, SATÃ!!!» - Butthole Surfers in "Sweet loaf" (trad. livre)
Os Livros Voodoo de Goiânia (Brasília) preparam-se para editar um livro de desenhos feitos por ilustradores brasileiros e portugueses, estes últimos representados por criadores da Associação Chili Com Carne como Edgar Raposo, Jucifer, Pepedelrey, André Lemos, Pedro Zamith, João Maio Pinto e José Feitor e convidados especiais Tiago Albuquerque, Teresa Amaral e Filipe Abranches.

A única coisa que esperamos é que eles não se arrependam pelo que irão desenhar porque o tema do livro será o das "Seitas". Dos traumas entre estes dois países lusófonos é habitual recordar a exploração colonialista, as telenovelas na TV e claro, as seitas religiosas - entre os Jesuítas e a IURD venha o Diabo e escolha. Em tempos de uma Jihad mais visível do que nunca – porque nunca antes a escala global foi tão diminuída - um tema como as Seitas pareceu-nos de eleição. Vários registos gráficos deverão surgir dos artistas seleccionados já conhecidos de várias publicações (zines, jornais e revistas), livros ou outros projectos editoriais (Mutate & Survive, Imprensa Canalha, Opuntia Books, El Pep) e participações em exposições (Ilustração Portuguesa, Zurzir o gigante, Laica no Espaço, Comboio Fantasma).

Na loja Goma386 (agora com morada para os lados da Sé - Calçada do Correio Velho, nº7, Lisboa) inaugura no dia 17 de Fevereiro, pelas 15h, uma exposição de despedida (com menos dramatismo do que aquelas das caravelas do escorbuto) uma vez que os originais ou impressões sairão a 16 de Março para seguir para o Brasil onde farão itinerância e materializar-se-ão em livro.

Horário: 2ª/Sáb.: 10h-19h
FESTA!

Hoje é dia de ir à Bedeteca, devolver os livros emprestado e voltar para casa cheia de livros novos para ler. E se isto não pode ser, à sua maneira, uma festa, não sei o que possa ser!

12.2.07

DESASTRES NO ESPAÇO RUMO AO NORTE


(cartaz de Jotha)

Durante três meses de caos visual e cacofonia, os operários gráficos laicos de Lisboa, sedeados numa tasca sem nome da Rua da Cidade de Liverpool, nos Anjos, deslocaram-se religiosamente ao bar Espaço, onde trabalharam laboriosamente sobre papéis e paredes, entregando-se com volúpia àquilo que fazem melhor: preencher vazios. Fruto de uma sinergia de contornos difusos, cuja história levaria demasiado tempo a contar, a iniciativa LAICA NO ESPAÇO ofereceu o melhor da cultura subterrânea e do comércio alternativo: concertos, exposições, pintura mural ao vivo, sessões de desenho automático, feiras de fanzines e trocas de discos. A Feira Laica, em Dezembro, foi o corolário desta empreitada cultural independente, num verdadeiro deboche de comércio cultural justo, sem patrões nem intermediários.

Os restos mortais desses momentos irrecuperáveis chegam agora a Braga e resultam fundamentalmente de 4 exposições colectivas que estiveram patentes no Espaço entre os meses de Outubro e Dezembro de 2006: Guerra Civil Portuguesa: Cenários; Grandes Desastres Históricos: Uma Antologia; Luta Livre: Coreografias Brutas e Animais no Espaço: Desastres Genéticos (experiência de desenho automático).

Participantes: André Lemos, João Maio Pinto, Jucifer, Rosa Baptista, José Feitor, Luís Henriques, Lars Henkel, Edgar Raposo, Teresa Amaral, Daniel Lopes, Daniel Lima & Cátia Serrão, Ana Menezes, Joanna Latka, Filipe Abranches, Mina Anguelova, Lucas Barbosa, Bàrbara Rof e Artur Varela.


Para ver até ao dia 8 de Março.

9.2.07

AUSÊNCIAS

Já houve mails de protesto e indagação e tudo, mas a verdade é que esta está a ser uma semana demasiado agitada para permitir postagens sobre banda desenhada e ilustração. Entregas de trabalhos com prazos apertados e, sobretudo, a campanha para o referendo do próximo dia 11 têm-nos mantido longe do Beco, ainda que perto do computador ('justificação de faltas' aqui).
A partir da próxima semana contamos voltar à normalidade por estas bandas.
Já agora, não se esqueçam de ir votar no domingo...

3.2.07

ILUSTRADORES FLAMENGOS NO BARREIRO

“Desenhar as Palavras” é uma exposição organizada pelo Flemish Literature Fund que mostra o trabalho de 17 ilustradores flamengos contemporâneos, cuja mestria e criatividade enriqueceram e expandiram o mundo da literatura para
a infância. A exposição passou já por algumas das salas mais conceituadas na área da ilustração para a infância, como a galeria do Palazzo Accursio de Bolonha e a galeria da Biblioteca Infantil Internacional de Munique.


De 3 de Fevereiro a 1 de Abril, no Auditório Municipal Augusto Cabrita (Barreiro).
Organização da Ilustrarte.
LEITURAS DO DIA

No suplemento 'Babelia' do El País de hoje saiu um dossier dedicado à banda desenhada, com textos sobre livros diversos e algumas tendências e com destaque para a banda desenhada que se faz em Espanha. Podem lê-lo aqui.

No 'Actual', do Expresso, Manuel de Freitas escreve sobre Solo, de Filipe Abranches. E a notícia é duplamente boa: primeiro, porque o texto é de Manuel de Freitas, segundo, porque não me lembro de, nos últimos tempos, um livro de bd ser abordado nos jornais deste modo, ou seja, como um livro, e não necessariamente como um livro 'à parte' só porque é de banda desenhada, se é que me faço entender... O texto não está acessível de modo livre, mas fica o link para o Expresso, caso sejam subscritores on-line.

2.2.07

LAICA NAS PAREDES DA CARBONO

Entre 3 de Fevereiro e 3 de Março, na loja de discos Carbono, estará patente uma exposição dos cartazes dos concertos da Laica no Espaço, evento que animou o Espaço - Centro de Desatres entre Outubro e Dezembro do ano passado, oferecendo "o melhor da cultura subterrânea e do comércio alternativo: concertos, exposições, pintura mural ao vivo, sessões de desenho automático, feiras de fanzines e trocas de discos." Os concertos co-organizados com a Groovie Records semanalmente tinham como característica a ilustração do cartaz pelos artistas que participavam nas exposições da Laica no Espaço.



A exposição incluirá, para além dos cartazes, os desenhos originais de quem trabalhou com o "analógico". Esta data servirá também para fazer o lançamento do sítio oficial da Feira Laica no espaço... virtual: www.feiralaica.com e contará com uma festa de inauguração durante a tarde com o unDJ GoldenShower.
BD EM COIMBRA

O evento @Comics decorre hoje e amanhã em Coimbra. Haverá palestras, trocas e vendas de livros, concursos e workshops. Mais informações aqui.