27.9.07

NOVIDADES

Para além da 'operação plástica', que mandou embora um template que não agradava a ninguém, mas que manteve o verde que nos acompanha desde o início, há outras novidades aqui pelo Beco.
Acabada de inaugurar, a Galeria do Beco funcionará como uma verdadeira galeria de exposições. É claro que não haverá inaugurações com croquetes e vinho do Porto, mas o resto será igual. Aqui fica o seu post inaugural. No próximo dia 1 de Outubro inaugurará a primeira exposição, da autoria de Richard Câmara. O link permanente fica aqui ao lado, para poderem deambular pela Galeria do Beco sempre que quiserem.

Quatro anos passados sobre o início das actividades do Beco das Imagens, apeteceu-nos fazer algo mais. Os livros que nos passaram pelas mãos, os trabalhos que fomos conhecendo, os autores com quem fomos contactando e as iniciativas que cada vez mais vão surgindo em torno da banda desenhada e da ilustração (mesmo que as mais interessantes de entre estas passem despercebidas ao tal ‘radar critico’) levaram-nos a criar esta galeria virtual. Mas antes de inaugurá-la, cumpre deixar claros alguns critérios que definirão as escolhas que aqui se poderão ir vendo.

Primeiro, importa deixar esclarecido desde já que esta não será um espaço orientado por aquele critério vago e nada criterioso a que se costuma dar o epíteto de ‘descoberta de novos valores’. Quer isto dizer que não vamos expor trabalhos de autores desconhecidos só porque são desconhecidos? Não. Quer apenas dizer que não vamos expor trabalhos de autores desconhecidos só porque são desconhecidos. Confuso? Nem por isso. Exporemos trabalhos de autores desconhecidos sempre que nos parecer que têm qualidade, interesse, alguma espécie de potencial ao nível da linguagem... nunca só porque são ‘novos’. E até já temos alguns na calha...
Segundo, decidimos que o espaço será aberto à banda desenhada e à ilustração nas suas mais variadas vertentes e sem necessidade de fronteiras cabalmente definidas e intransponíveis. Parece-nos mais interessante que assim seja.
Terceiro, no caso de autores com obra publicada e acessível e com um trabalho já reconhecido, tentaremos evitar a exibição de trabalhos que já toda a gente viu, expostos ou impressos, preferindo exibir trabalhos menos conhecidos.

A exposição inaugural desta Galeria do Beco é da autoria de
Richard Câmara, que muito nos honra com a sua participação e a quem muito agradecemos a disponibilidade e o interesse demonstrado por este projecto.
As portas abrem dentro de momentos.

Sem comentários: