24.2.06

PARABÉNS A VOCÊ!
A Livraria Pequeno Herói comemora o seu primeiro aniversário e apresenta um programa de fim-de-semana cheio de actividades, algumas a pensar no Carnaval.

Sábado e Domingo, pelas 16h: Contadores de histórias
Tanto, Tanto, de Trevish Cook e Helen Oxenbury; com Elsa Serra

Sábado, pelas 17h: Atelier
Ginásio do Pensamento - Atelier de Filosofia para Crianças, com Dina Mendonça

Domingo, pelas 17h: Atelier
Construção de Máscaras para o Carnaval, com o grupo Algazarra

23.2.06

TALISMÃ
No Sábado (dia 25), pelas 17h, João Miguel Lameiras apresentará o álbum Talismã, de MAnuel Morgado e Filipe Faria, na livraria Almedina do Atrium Saldanha. A edição é da Devir.



A partir de uma ideia original de Manuel Morgado, que tinha iniciado esta obra como um 'projecto de autor' de BD, Filipe Faria, o autor da série Crónicas de Allaryia (ed. Presença) trabalhou o enredo, trazendo para este livro a sua considerável experiência da literatura de fantasia épica, numa colaboração quase inédita no panorama da BD portuguesa. João Miguel Lameiras falará com os autores sobre esta colaboração e sobre como ela se processou, e os autores estarão disponíveis para perguntas e autógrafos.
ANIMAÇÃO
O Dupont, do Vilacondense, mandou-nos dois links sobre o centenário da animação e sobre J. Stuart Blackton (aqui e aqui).

Obrigada!

21.2.06

VISITA DO DIA

Travis Lampe
FILIPE ABRANCHES NO CHAPITÔ
Amanhã, pelas 22h, no Bartô do Chapitô, Filipe Abranches participa no cilco 'Desconstrução do conceito de DJ, "noites no bar em que se convida alguém conhecido de várias actividades, teatro, cinema, bd, dança, jornalismo, política, música, etc, para passar música como se estivesse na sua sala de estar. O objectivo é o convidado passar apenas a música que realmente gosta. Mais do que uma noite temática é uma noite de personalidade em que a pessoa que é convidada se dá a conhecer através do seu universo musical". A entrada é livre (Costa do Castelo, 1/7, Lisboa).

20.2.06

PRÉMIO NACIONAL DE ILUSTRAÇÃO
O regulamento está aqui, na página do Instituto Português do Livro e das Bibliotecas, e as candidaturas decorrem até ao dia 15 de Março.
LEITURAS DO DIA
David Rubín assina aqui um texto elucidativo sobre as mais recentes movimentações da banda desenhada galega.

17.2.06

A NONA ARTE
A jornalista e crítica francesa Virginie François assinou recentemente um trabalho intitulado La Bande Dessinée, na colecção Tableaux Choisis das Editions Scala (que tem dedicado o seu trabalho editorial às artes, à produção artística e aos museus) . O livro, pensado em primeiro lugar para um público 'não-especialista' (seja lá o que isso for...), selecciona doze livros de banda desenhada e procura analisar a sua linguagem, reflectir sobre as suas potencialidades artísticas e colocar a chamada nona arte no mesmo patamar de outras formas e linguagens artísticas.
Aqui há uma breve notícia sobre o livro e aqui podem ler uma entrevista com Virginie François.

16.2.06

A SAGA DO HTML
Primeiro que tudo: obrigada a todos os que estão a ter a paciência de colaborar para remediar a nossa azelhice informática. Prosseguindo, queria dizer que aumentei os pixels para 780 no template, para ver se o problema se resolvia, e agora precisava que voltassem a dizer se está tudo bem, se os posts já subiram e se no Internet Explorer não ficaram com demasiado espaço entre as colunas (e, já agora, se é melhor ter o espaço entre as colunas ou os posts lá em baixo). Uff!

14.2.06

VISITA DO DIA

Isabelle Arsenault
SARILHOS INFORMÁTICOS
Alguns leitores têm-nos avisado de que o Beco lhes aparece no ecrã com problemas (nomeadamente que o primeiro post aparece lá muito em baixo, depois de uma longa área sem nada escrito). Aqui no computador está tudo bem, mas já percebi que pode ser caso único... Alguém mais se queixa? E, sobretudo, alguém sabe como resolver o problema? O html dá cabo de nós...

13.2.06

SALDOS NA BARATA
Por entre pilhas de livros de informática e de economia há alguns romances, um ou outro livro de fotografia e muita banda desenhada:


Relvas
Karlos Starkiller
Bedeteca/ Baleia Azul, 1997

Das páginas do Sete para a versão álbum, o jornalista mais rápido e misterioso de Lisboa e arredores.
BD JORNAL 10
Já aí anda o décimo número do BD Jornal. O meu deve estar a chegar...

10.2.06

SAMIZDATA CLUB



Amanhã, às 22h30, na Caixa Económica Operária (Rua da Voz do Operário, 64, Lisboa).

Para além dos concertos de «electro / break'n'noise / strange electrónica» (desta vez com Sam Pull e Zastraz) será também oficializado o lançamento do graph'zine "Even gravediggers read Playboy" - o primeiro Opuntia Books, editora de André Lemos, autor responsável do e-flyer desta edição (imagem). Em exposição e venda estarão quatro folhas de 1m x 70cm serigrafadas do livro "Tribune Brute", recentemente editado pela MMMNNNRRG.

O Samizdata Club é um "espaço ultracultural de confronto / especulação / experimentação artística e social incentivado por um colectivo de editoras discográficas, banda desenhada, produtores musicais, djs, vjs, designers que assim decidem dar resposta a lacunas existentes no panorama artístico nacional através de sinergias e parcerias, troca de ideias, de forma a criar uma efectiva rede de disseminação de informação por canais alternativos."
A entrada é livre.

9.2.06

FIM DE SEMANA NA PEQUENO HERÓI
Sábado, 11 e Domingo, 12, pelas 16 horas:
O MUNDO A CAIR AOS BOCADOS
(conto tradicional português)
Versão de João Pedro Mésseder/Assunção Melo
Com Elsa Serra

Sábado, 11, entre as 17 e as 18.30:
GINÁSIO DO PENSAMENTO
FILOSOFIA PARA CRIANÇAS
(dos 8 aos 10 anos)
Por DINA MENDONÇA

Domingo, 12, pelas 16.30 horas:
CONSTRUÇÃO DE MARIONETAS
a partir da história
O MUNDO A CAIR AOS BOCADOS
(a partir dos 3 anos)
Por Algazarra - Teatro e Marionetas
NOTÍCIAS VIA EMAIL

O Filipe Abranches tem um novo blog, aqui fica o seu endereço : http://filipeabranches.blogspot.com/
LEITURAS DO DIA
"Heróis com Sangue Azul" é o título de um texto de Danilo Fraga Dantas sobre A Liga de Cavalheiros Extraordinários (Alan Moore e Kevin O'Neill) , que pode ser lido aqui.
CARTOONS E LIBERDADE DE EXPRESSÃO
A propósito dos cartoons que estão a abalar o mundo, Tiago Barbosa Ribeiro e Rui Bebiano apresentam aqui um manifesto pela liberdade de expressão que, para além de poder ser subscrito, discute algumas questões que valerá a pena acompanhar.
DIREITINHO PARA OS FAVORITOS!
O Filipe Abranches tem um novo espaço na blogosfera onde partilha o seu trabalho com quem o visitar. Mora aqui e vai passar já para a barra dos links, ali ao lado, para estar sempre à mão depois deste post 'desaparecer'.

8.2.06

LEITURAS DO DIA
No Soportal da BD Galega, Xastrinho escreve sobre Suehiro Maruo.

7.2.06

VISITA DO DIA


Barry Falls
RICHARD CÂMARA E AS BALEIAS
E com uma visita ao blog do autor ficam resolvidos os 'mistérios misteriosos' da semana passada: a partir deste mês, a revista Vega conta com uma bd assinada por Richard Câmara.
RICHARD CÂMARA E O JUDO



Capuchinho Judoca, assim se chama a ilustração do Richard Câmara que, descobri ontem, é um judoca dedicado. Eu já fui... agora fico-me pela ilustração.

6.2.06

NÃO É BD...
...mas o David Soares apresenta, mais logo (pelas 18h30 na Bertrand do CC Vasco da Gama), o seu novo livro: Os Ossos do Arco-Íris, com edição da Saída de Emergência.

5.2.06

SETH FISHER
Nunca se está à espera, mas a notícia da morte de Seth Fisher impressiona pela pouca idade que tinha e pelo modo repentino como aconteceu. No JN há um texto sobre o assunto e no Kuentro também.

O site do autor mora aqui e permite apreciar vários dos seus trabalhos.

3.2.06

LEITURAS DO DIA
No site de A Voz de Ermesinde, o Paulo Pinto escreve sobre Mort Cinder, de Breccia e Oesterheld e assina Oporto's Postcards.

1.2.06

POR FALAR EM ANGOULÊME...
...no blog de Geraldes Lino há informações sobre os prémios (que foram atribuídos há uns dias, mas que nós deixámos escapar...) e notas do autor sobre o festival e sobre Lewis Trondheim, vencedor do grande prémio deste ano e responsável por presidir ao Festival em 2007.
CORREIO
O Ictioscopio Fabuloso volta à carga para nos avisar da chegada do mais recente número (o 7) do fanzine Barsowia, do colectivo Polaquia, às bancas (infelizmente, só às galegas...) e para nos indicar um link para a página da Associação Galega dos Profissionais de Ilustração, onde se pode ler uma crónica de Victor Rivas sobre Angoulême.