24.5.06

70 ANOS DE O MOSQUITO - TERTÚLIA NO CNBDI

Para assinalar os 70 anos da criação de O Mosquito, José Ruy preparou um trabalho de homenagem aos novelistas, em geral, e a José Padiña, em particular. A Tertúlia realiza-se no Centro Nacional de Banda Desenhada e Imagem, no dia 3 de Junho (sábado), pelas 15 horas.

Pretende-se, com esta iniciativa, reunir um conjunto de autores, coleccionadores e especialistas de banda desenhada numa tertúlia comemorativa do aniversário de
O Mosquito homenageando, em particular, José Padiña.
Para esta ocasião, foi preparado um trabalho com imagens de "Homens sem Nome", um conto de José Padiña, um dos mais destacados novelistas, cuja história será contada pelos narradores José Ruy e José Garcês, entre outros.
Padiña publicou diversas novelas, com desenhos de Eduardo Teixeira Coelho, assinando em
O Mosquito como Peter Tenerife, Juan le Guanche, J. Montesdeoca ou Gusmão Pó.
O Mosquito publicou-se ao longo de 17 anos com tiragens semanais que chegaram a atingir os 60 mil exemplares, com distribuição em todo o País e em Angola e Moçambique. A sua edição era feita em oficina própria, caso único em Portugal.
Ao longo dos anos, esta publicação teve como colaboradores alguns dos mais importantes desenhadores e novelistas portugueses e estrangeiros.
A Tertúlia de
O Mosquito servirá, igualmente, para assinalar o encerramento da exposição "Em Traços Miúdos - Banda Desenhada Infantil Portuguesa" e como apresentação da próxima mostra do CNBDI:"O Mosquito, uma máquina de histórias", a inaugurar em Outubro e que estará patente ao público no âmbito do Festival Internacional de BD da Amadora.

Sem comentários: