11.4.06

BD JORNAL 12



Já aí está o número 12 do Bd Jornal, com novidades anunciadas (e esperadas). Aqui fica o press-release:

O número 12 do BDjornal marca uma etapa na vida da publicação - completa-se a 1ª série - onde se perspectiva já a sua evolução a partir daqui.
Esta edição (Abril 2006), tem como destaque de capa o 2º festival Internacional de BD de Beja e até à página 9 é deste evento que se fala: o Programa detalhado do Festival, depois Pedro Cleto escreve sobre Carlos Pacheco (que tem em Beja uma exposição de originais - Arrowsmith, A Guerra da Magia), Nuno Franco fala de Filipe Abranches e Pedro Nora, J.Machado_Dias escreve sobre George Pratt (que acabou por não estar em Beja pessoalmente, ao contrário do que se previu) e sobre Jaime Olivares. João Miguel Lameiras apresenta Lourenço Mutarelli, fala-se de Daniel Maia e de Virgin?s Trip, o livro de Pepedelrey, JCoelho, Rui Lacas e Rui Gamito, que saiu neste primeiro fim-de-semana do festival.
Depois há uma abordagem a V de Vendetta (por J.Machado-Dias) e Moebius e o Cinema (por João Miguel Lameiras).
Mas a parte mais importante do jornal são as duas entrevistas de Nuno Pereira de Sousa, uma com Alex Robinson e outra com Pedro Silva (o editor da Vitamina BD e sócio da BDMania). Esta última entrevista, por ser muito longa, foi condensada no BDjornal, para quatro páginas, saindo na íntegra no novo site BDesenhada.com, que é divulgado na página 23 (numa nova coluna Blogues & Sites).
A meio das entrevistas, Sara Figueiredo Costa escreve sobre a editora catalã Média Vaca em Metade de um animal ruminante.
Osvaldo de Sousa volta a escrever (agora indirectamente) sobre a questão das caricaturas, em Deus e o Riso.
Depois são as habituais peças de divulgação e noticiário variado, onde se fala, por exemplo, sobre a nova loja especializada que a Central Comics abriu no Porto e onde vai estar o BDjornal à venda.
Para o fim do jornal escreve-se sobre cinema de animação, nomeadamente um texto de Luís Salvado sobre Quando a Animação e a BD se encontram.
Uma nova estória (de 16 páginas) de Ruben Lopez, encerra a fase de destacáveis para a formação do livro ONZE AUTORES NO BDjornal 2005-2006, de que se fala no Editorial.
A propósito das modificações do jornal para o futuro, haverá, durante este mês de Abril, matéria a ser publicada no Kuentro e eventualmente em BDesenhada e Central Comics.

Sem comentários: