20.9.05

FIBDA 2005 - A ANTEVISÃO

Winsor McCay e o seu Little Nemo serão o grande destaque do FIBDA deste ano no que a exposições diz respeito. O sonho, tema central do certame, será ainda explorado noutros núcleos: o sonho na bd portuguesa (que abordará a presença do sonho no trabalho de autores portugueses ao longo dos últimos 15 anos), o sonho na BD (Sandman, de Neil Gaiman, Olivier Rameau, de Dany e Greg, O Sonho Prolongado do Sr. T ,de Max, Alice in Sunderland, de Bryam Talbot, As Cidades Obscuras, de Schuiten e Peeters e Promethea, de Alan Moore e J.H. Williams), homenagens e parodias a Little Nemo (Agar e Little Ego são alguns dos trabalhos abordados), Dream Comics (uma exposição prometedora, com a participação de vários autores que registam os seus sonhos através da bd) e Jo-ElAzara e o Taka Takata. Mas ainda haverá espaço para uma retrospectiva de José Abrantes, para João Mascarenhas, para a Event Horizont e para os habituais trabalhos participantes do concurso de bd. Isto tudo no espaço central do FIBDA (as galerias do Metro da Amadora-Este). Outros espaços da cidade acolherão mais exposições, como a de Marta Torrão ou a retrospectiva dos cinco anos do FIBDA (já aberta), entre outras.


Winsor McCay

Da conferência de imprensa que hoje se realizou para apresentar o Festival destacam-se algumas coisas. Primeiro, o aumento assinalável de participantes no concurso de BD e Cartoon. Depois, a explicação do Presidente da Câmara da Amadora sobre o possível regresso do FIBDA à... Fábrica da Cultura! A ideia é garantir um espaço permanente para o FIBDA, sem os contratempos de um espaço alheio (como é o caso das galerias do Metro) e com a possibilidade de outras utilizações durante o ano e de alterações espaciais em função de cada Festival. Não há garantias de nada, mas a notícia foi suficiente para deixar muita gente de sorriso nos lábios (eu, pelo menos, fiquei).

Os autores presentes e já confirmados serão vários, de Max a Vittorio Giardino, passando por Marchand, Cameron Stewart, Liam Sharp, JP Bramanti e, boa notícia das boas notícias, Aleksandar Zograf, entre outros.

Nos próximos tempos vamos dando notícias, enquanto nos preparamos para o maior evento anual da bd portuguesa. De 21 de Outubro a 6 de Novembro, lá estaremos!

Sem comentários: