6.5.04

MONSTRA 2004

De 6 a 16 de Maio, no Cinema São Jorge (Lisboa), decorre a 3ª Mostra de Cinema de Animação de Lisboa.



...a 3ª Mostra de Cinema de Animação de Lisboa visa dar a conhecer o percurso da cinematografia francesa, assentando em quatro aspectos principais: a história, os estúdios, os autores mais destacados e a formação.
Através de um conjunto de retrospectivas, nomeadamente uma de Emile Cohl que terá a presença de um neto do realizador, de ateliers, seminários e sessões de homenagem, a Monstra 2004 quer funcionar como espaço de divulgação, discussão e aprendizagem do cinema de animação. Os estúdios La Fabrique e Folimage, os realizadores René Laloux, Florence Miaille, Serge Elizarde, Marie Pacou e Jean Ruback e o festival de animação E Magiciens são alguns dos visados pelas homenagens da 3ª Monstra.

Na área da formação, a mostra aposta numa Oficina de Animação e Fascinação para Pais e Filhos, coordenada por Fernando Galrito e que decorrerá no Museu da Marioneta, e num Master Class de Animação em Volumes, coordenado por Pascal Le Notre, do estúdio Folimage.

Haverá ainda lugar à realização dos seminários "A Poesia do Movimento Animado", "A Realização de uma Longa-Metragem" e "A Realização de Animação Digital", bem como à exibição de três exposições de desenhos, caricaturas, marionetas e fotogramas. Além das projecções para o público em geral, geralmente em horário nocturno, a 3ª Mostra de Cinema de Animação da capital apresenta diversas apresentações de películas para as escolas ao longo das tardes em que dura o evento.


Para saberem tudo sobre a Monstra, basta clicar aqui.

Sem comentários: