14.1.04

BRINQUEDOS DA BD
Amanhã, no Centro Nacional de Banda Desenhada e Imagem (Amadora), inaugura uma exposição bastante curiosa, inteiramente dedicada aos ‘Brinquedos da BD’. Estará patente até ao dia 8 de Abril e, a avaliar pelo press-release (que nos chegou por mail e que transcrevemos em seguida), será imperdoável perdê-la!



A exposição divide-se em três grupos – Banda Desenhada, Animação e um grupo especial, englobando os anteriores, exclusivamente de criações portuguesas. Além dos núcleos principais, a mostra apresenta, igualmente, um conjunto de colecções de brindes publicitários dos gelados Rajá (anos 60) e o Zu e os seus amigos (personagens criadas por José Abrantes) que, recentemente, passaram para a terceira dimensão em peluche e plástico.
A exposição de Brinquedos de Banda Desenhada está vocacionada para um público mais jovem mas, como as personagens apresentadas povoaram (e povoam) a imaginação e as brincadeiras de miúdos e graúdos (que já foram miúdos), a mostra introduz-nos na área do coleccionismo, um tema do agrado de todas as idades, já que as peças expostas pertencem a colecções particulares, nomeadamente da Lisbon Toy Broker Office.
Esta será, decerto, mais uma exposição a não perder. Após diversas exposições de banda desenhada, de ilustração infantil e de cinema de animação, eis que, agora, pode ser apreciada uma mostra de personagens de BD e de Animação que tomaram corpo e que dão azo a diversas brincadeiras.

Sem comentários: