2.9.03

IGORT, UMA REFERÊNCIA NA BD ITALIANA Foi em 1979 que Igort publicou o seu primeiro trabalho, na revista Il Pinguino, que contava com a participação de nomes como Mattotti e Giorgio Carpintieri.



Desde essa altura que Igort colabora assiduamente com revistas e publicações várias, italianas e de todo o mundo, dando a conhecer o seu traço inconfundível e uma espantosa galeria de personagens em constante crescimento. O seu papel no desenvolvimento da banda desenhada italiana e na procura de novas formas de expressão dentro da nona arte é visível nos vários livros que publicou e, felizmente, reconhecido nos prémios que foi e vai ganhando (na fotografia pode ver-se o painel que lhe atribuiu o prémio de ?Melhor Livro? no Festival de Angoulême deste ano).



Aqui fica o link para o seu site, onde podem conhecer-se os múltiplos aspectos da obra de Igort, os personagens que vai criando, as novidades do trabalho em curso e, entre outras coisas, uma curiosa ?genealogia? onde o autor apresenta várias figuras que o fascinam e que o ajudaram a formar enquanto artista: dos sons mágicos de Duke Ellington às imagens de Rodchenko, passando por Walt Disney, a pluralidade de referências ajuda a compreender o trabalho de Igort.
Por cá, podemos ler "O Canto das Cigarras" no penúltimo número da revista Quadrado, com honras de abertura e tudo.


1979


1992


2002

Sem comentários: