30.9.03

PONTO DE ORDEM
Desde que o Beco se ausentou por uns dias, as novidades no mundo da bd multiplicaram-se. Logo na viagem de comboio, ainda na quinta-feira, lemos aqui que José Carlos Fernandes vai receber o prémio Melhor Álbum de BD Portuguesa do Festival Internacional da Amadora. O livro que motivou o prémio, atribuído pelo segundo ano consecutivo, é o segundo volume da série A Pior Banda do Mundo, O Museu Nacional do Acessório e do Irrelevante, de que já falei aqui.



Entretanto, também André Carrilho (Em Lume Brando, Polvo) e Arlindo Fagundes (A Rapariga do Poço da Morte, Caminho) serão premiados, o primeiro pelo desenho e o segundo pelo argumento. José Bandeira (Namoros, Casamentos e Outros Desencontros, Gradiva) venceu na categoria de tiras cómicas, Marina Palácio (O Circo da Lua, Difel) na de ilustração infantil e o espectacular Sin City, de Frank Miller inaugurou a categoria de Melhor Clássico da Nona Arte. Por fim, Vincent e Van Gogh, de Gradimir Smudja (Witloof) venceu a categoria de Melhor Álbum Estrangeiro.

A partir de 17 de Outubro, lá estaremos na Amadora (infelizmente, não na saudosa, espaçosa e polivalente Fábrica da Cultura...), onde estarão também Quino, Maurício de Sousa, Miguelanxo Prado, Carlos Trillo, Sandrine Revel, Melinda Gebbie, Milo Manara (a confirmar) e a dupla Mónica e Bea. Mais informações sobre a programação do Festival estarão disponíveis brevemente, mas o João Miguel Tavares deixa umas pistas aqui.

Nestes dias houve também novidades na área da ilustração. Suponho que a Sílvia falará disso daqui a nada? Aguardemos!

Sem comentários: