19.9.03

O PRIMEIRO TINTIM NO PÚBLICO
Aviso para os mais distraídos: o Público de hoje oferece o livro Rumo à lua, um dos muitos em que Hergé deu vida à incontornável personagem de Tintim. A partir de agora, os restantes serão pagos e sairão sempre às sextas-feiras.



Aqui ficam as palavras de Hergé sobre este Rumo à Lua (retiradas da página 43 do Público de hoje):

O que eu fiz foi apenas 'romancear' livros que já existiam, em particular 'A Astronáutica', de Alexandre Ananoff. Li muito antes de me lançar nesta história e ainda disponho de uma pequena biblioteca consagrada a este tema. A maqueta do foguetão lunar foi construída minuciosamente e submetida à aprovação do próprio Ananoff, tendo-me deslocado expressamente a Paris para lha mostrar. Eu queria que Bob de Moor [colaborador de Hergé e, também ele, autor de BD] soubesse exactamente, no momento de a desenhar, em que lugar do veículo espacial se encontrava cada um dos personagens. Era essencial que cada pormenor estivesse no seu lugar, que tudo estivesse perfeitamente afinado: a iniciativa era demasiado perigosa para que eu me metesse nela sem garantias. Era um assunto 'quebra-cabeças': eu podia apresentar animais monstruosos, seres incríveis, criaturas de duas cabeças e espalhar-me... Por isso, optei por tomar todas as precauções: nada de selenitas, nada de monstros, nada de surpresas fabulosas!... É também por este motivo que nunca mais farei nenhum álbum deste género: que querem que aconteça em Marte ou Vénus? Para mim, a viagem interplanetária é um assunto vazio de conteúdo."

("Entretiens avec Hergé", de Numa Sadoul, Éditions Casterman)

Copyright: © 2003 Público ; Hergé


Na edição on-line, nesta secção, pode ler-se também um artigo de Carlos Pessoa sobre a incursão de Hergé pela lua.

Sem comentários: