17.9.03

AUTOR DE CULTO Edward Gorey nasceu em 1925, em Chicago. Com apenas cinco anos já tinha lido Drácula e Alice no País das Maravilhas. Em 1953 decide ir para Nova Iorque, levando consigo a sua colecção pessoal de fotografias de bebés mortos à nascença, e começa a trabalhar como ilustrador de livros para a editora Doubleday/Anchor até 1960.

O seu primeiro livro, The Unstrung Harp, data precisamente de 1953. Desde então publicou inúmeros livros, sendo que na maior parte deles foi autor e ilustrador e noutros apenas ilustrador. Alguns dos seus livros são verdadeiras obras de culto como é o caso das antologias Amphigorey, as adaptações de Alphonse Allais ou Saki.
Apesar de tantas publicações, Edward Gorey ficou especialmente conhecido pelo seus desenhos usados no programa de televisão Mystery



Muitos autores de bd, encenadores, músicos e coreógrafos encantam-se pelo seu mundo misterioso, mórbido, insólito, enigmático, obscuro, cheio de humor e absolutamente genial. É o caso de Tim Burton , Richard Sala, e Dame Darcy.
Em 1986 muda-se para Cape Cod, onde acaba por falecer, em Abril de 2000, com 75 anos. A sua casa é hoje, em dia, um museu.

O último livro publicado no mercado português, Quatro Estórias, pela Errata, reúne quatro obras originais de Gorey: O Casal Execrável (1977), O Hóspede Suspeito (1957), A Bicicleta Epipléctica (1969), um dos seus títulos mais populares, e A Visita Relembrada (1965).

Deixamos aqui alguns links interessantes sobre o seu trabalho:

The Works of Edward Gorey

Edward Gorey Bibliography web site

The Gashlycrumb Tinies










Sem comentários: