3.10.03

BD NA AMADORA
O Festival Internacional de BD da Amadora (FIBDA) inaugura no dia 17, pelas 22h, no espaço da Escola Intercultural (apesar das reclamações que se vão ouvindo, e nas quais o Beco se inclui, sobre esta localização, preterindo a polivalente e espaçosa Fábrica da Cultura). O tema central do Festival deste ano é a “Mulher” e uma das exposições, “Meninas Rebeldes da BD” conta com pranchas de Maurício (Turma da Mónica) e Quino (Mafalda), ambos autores presentes na Escola Intercultural para conferências e sessões de autógrafos.


Maurício


Quino

Para além de Maurício e Quino, estarão presentes Milo Manara, Miguelanxo Prado, Melinda Gebbie, Michel Plessix, Monica e Bea, Alvarez Rabo, Caros Trillo, Roberta Gregory e Jim Borgman, entre vários outros. Entre os portugueses, destaque para José Carlos Fernandes e José Garcês, que contarão com exposições em nome próprio.


Milo Manara


José Garcês

Os espaços de autógrafos, debates e venda de livros estarão nos locais habituais e há ainda algumas exposições espalhadas por outros espaços da Amadora (destaque para Vasco Granja, com uma exposição retrospectiva no Centro de Arte Contemporânea, e para a exposição Eros no Humor, com José Vilhena, Isabel Lobinho, Zé Manel e Ermengol Tolsa, nos Recreios da Amadora, onde se situará o núcleo de cartoon do Festival.
Destaque ainda para os debates e conferências, em torno de temas como a edição de bd em Portugal, os processos criativos de construção de histórias em bd ou o papel do argumento. Quino e Maurício falarão também dos seus próprios métodos de trabalho.
E ficam os principais destaques do FIBDA. A partir de 17 de Outubro, o Beco das Imagens muda-se para a Escola!


Michel Plessix

Entretanto, podem ler um trabalho bastante completo sobre o FIBDA e os seus autores aqui.

Sem comentários: