9.11.06

BELA SILVA NA BEDETECA



A exposição de Bela Silva, intitulada 'Sometimes I Wonder If I'm In Wonderland', inaugura hoje na Bedeteca de Lisboa. Aqui fica o press-release:

O tom introspectivo do título que Bela Silva decidiu dar à exposição que vai apresentar na Bedeteca de Lisboa, a partir de 9 de Novembro (Quinta-Feira), não causará surpresa aos que têm acompanhado o seu trabalho. A inauguração está agendada para as 19h e conta com a presença da artista.

A criatividade de Bela Silva é sempre um convite para a exploração de um universo íntimo e sonial, onde o absurdo encarna sempre o familiar. A inquietação instala-se sorrateira, ancorada na certeza tangencial de que o sentido é alcançável: são imagens reconhecíveis que remetem para a infância, só as composições são fugazes.
Um painel de cerâmica de grandes dimensões (Viúva Lamego) e cerca de duas dezenas de pinturas em papel, estarão à espera dos visitantes no Palácio do Contador-mor.
A opção pela língua inglesa traduz a internacionalização que alcançou, mas é também reflexo da sua forte relação com a Nova York, onde passa algum tempo.

-----

Natural de Lisboa, Bela Silva é licenciada em Escultura, pela Escola Superior de Belas Artes de Lisboa e tem Mestrado em Artes, pela Art Institute of Chicago, USA. Trabalha em ilustração, pintura e cerâmica. Expôs em Portugal, Itália, França, Estados Unidos da América, China, Brasil e Japão. Bela Silva tem sido uma presença regular em todas as Mostras de Ilustração Portuguesa que a Bedeteca de Lisboa produziu desde 1998.

A sua obra está representada em diversas colecções particulares nomeadamente, do Instituto statale O' Arte per La Cerâmica, Teramo (Itália); Jonh Michael Kohler Foundation, Kohler, e Marshall Fields, Chicago, (EUA); Clube Português de Artes e Ideias, Museu Nacional do Azulejo, Banco Montepio, Lisboa. Realizou também projectos de arte pública em algumas cidades como, Chicago (EUA, 1994) e Saikai (Japão, 2003).
Em Portugal, concretamente em Lisboa, a sua criatividade pode ser apreciada na colecção permanente do Museu Nacional do Azulejo, num outro Painel na Rua da Bica do Sapato, (1999) e na Estação de Metropolitano de Alvalade (2006).
Uma referência ainda à sua presença nos universo editorial, as ilustrações de Bela Silva marcam presença em jornais e revistas Norte Americanas como, o New York Times, New City Chicago, Elle, Magazine, e em livros infantis.

-----

A exposição mantém-se na Bedeteca de Lisboa até 31 de Dezembro, e poderá ser visitada entre as 10h-19h, de Segunda a Sexta-feira. Os serviços educativos da Bedeteca asseguram alguns ateliers para os mais jovens e visitas guiadas à exposição.

Sem comentários: