2.7.03

ILUSTRAÇÃO INFANTIL João Caetano nasceu em Moçambique em 1962 e tem o curso de Pintura da Escola Superior de Belas Artes do Porto. Começou a sua actividade ligado à Banda Desenhada, mas desde 1981 dedica-se profissionalmente à Ilustração, em especial à Ilustração Infantil.
Ilustrou cerca de 20 títulos na área do livro infanto-juvenil e colaborou em mais de 50 títulos no âmbito do livro escolar. Participou também em actividades culturais de âmbito diversificado em Bibliotecas Municipais e escolas do ensino básico.
Integrou o catálogo "The Best of...", no concurso de Ilustração do BIB, Checoslováquia, em 1995.
A sua última publicação, em 2003, foi O Novo Traje do Rei em parceria com Xosé Ballesteros, pela editora kalandraka (editora a que dedicaremos um post brevemente).
Recebeu Menções Honrosas do "Prémio Nacional de Ilustração" pelas ilustrações dos livros Os Mais Belos Contos Tradicionais - Ed. Civilização, em 1998, e Conto Estrelas em Ti - Ed. Campo das Letras, em 2000; foi-lhe atribuída ainda uma Menção Especial do concurso "Scarpetta d'Oro", em Itália, em 2000. João Caetano recebeu ainda o Prémio Nacional de Ilustração 2001 pela sua contribuição em A Maior Flor do Mundo, livro infantil de José Saramago.

Sem comentários: