10.1.06

BD JORNAL 9 - O PRESS RELEASE
Aqui fica a informação que o J. Machado-Dias nos enviou sobre o novo número do BD Jornal, já nas bancas:

Partindo do pressuposto (e basta ler regularmente as notícias internacionais sobre banda desenhada, para constatarmos que é mesmo assim), que o que se passa em França, se passa na Europa, demos como mote para este número 9 do BDjornal: COM O FESTIVAL DE ANGOULÊME - NO EPICENTRO DA BD EUROPEIA.
Assim, o ANO DA MANGALIZAÇÃO, como lhe chama Gilles Ratier (presidente da associação de jornalistas, críticos de BD em França), é um bocado o tema do número de Janeiro de 2006, do jornal.
Fazemos uma abordagem ao Festival de Angoulême, com incidências várias: Entrevista com Wolinski (por Pedro Cleto), sobre a Cápsula Cósmica - uma revista de banda desenhada de autor para crianças (por Clara Botelho), À Descoberta do Frio - notas sobre banda desenhada finlandesa (por Sara Figueiredo Costa), da revista Pilote a Poisson Pilote (por Nuno Franco), Júlio Verne nas Cidades Obscuras (por João Miguel Lameiras), a BD Asiática - Manga (por Vítor Carvalho e João Bispo), são os temas centrais do Festival de Angoulême, aqui numa pré-visão nossa.
Depois, por outros caminhos, como Tintin em Portugal (por Leonardo De Sá), que analisa uma recente publicação holandesa sobre o tema e onde se conta como Hergé solicitou que os direitos de publicação do Tintin, lhe fossem pagos em géneros - conservas de peixe, café, etc? (estava-se em plena 2ª Grande Guerra).
De seguida, voltamos a abordar o tema dos Diários Gráficos (por Eduardo Salavisa), as suas técnicas e aplicações, dando início a uma série de análises de diversos artistas que usaram este meio de registar as suas impressões de viagem e do quotidiano, com Le Corbusier - diários de viagem e arquitectura.
Uma pequena conversa de Nuno Franco com Jim Woodring no Festival da Amadora 2005; uma pequena entrevista de Miguel Montenegro à Central Comics, onde o autor explica por que deixou o projecto Intimators; um ensaio do Daniel Maia sobre Star Wars - cristianizando o lado negro; falando de Coleccionismo - uma paixão aos quadradinhos e a coluna fixa Selos e Quadradinhos, por Pedro Cleto.
Mas a Estante tem, neste número um extra de grande interesse, sobre o livro Hugo Pratt - o desejo de ser inútil, de Dominique Petitfaux, onde se conseguiu um depoimento do próprio Petifaux para o BDjornal. Pode dizer-se que, pela primeira vez, um jornalista estrangeiro escreve para este jornal!
E Nuno Franco escreve também sobre dois livros de mangá (em edição francesa): Tensui - L'Eau Celeste - 1 e 2, de Kazuichi Hanawa.
E de muito mais coisas se escreve, nos lançamentos nacionais e internacionais, as críticas de Nuno Pereira de Sousa e outras notícias, mais ou menos breves, por Clara Botelho.
Terminamos com o Príncipe Valente (prémio do Festival da Amadora 2005 para edição dos Clássicos da BD), sobre a edição do terceiro volume (que é o 1º da colecção) das edições Livros de Papel, com reprodução de uma das pranchas, tal e qual como está no livro.
Por último, a 2ª parte da BD de Pedro Alves, no destacável - Sílvia e a habitual página de Montenegro, a 5ª Pedagógica - 4.

Sem comentários: