2.11.05

SALÃO INTERNACIONAL DE BD DO PORTO - O REGRESSO, VIRTUAL



Quatro anos após a sua última realização, o Salão Internacional de Banda Desenhada do Porto (SIBDP) promove - no âmbito das comemorações do seu 20º aniversário - a sua 12ª edição.
Não se tratará do habitual regresso ao Porto e ao seu Mercado Ferreira Borges, mas antes de uma evocação da história desta iniciativa, servida de uma forma diferente.
Com efeito, entre 5 e 26 de Novembro decorrerá a edição 'virtual' deste salão de Banda Desenhada.
Habitualmente reconhecido em termos nacionais como uma das mais importantes realizações no âmbito da BD, esta 12ª edição conta com a participação de diversos autores nacionais que homenageiam o evento (e a cidade) através de uma série de projectos de cartazes para a sua 12ª edição. José Carlos Fernandes; João Fazenda; Rui Ricardo; Fernando Relvas; Arlindo Fagundes; Pedro Morais; Miguel Rocha; Pedro Brito são alguns dos autores que participam.
Inúmeros e conhecidos autores internacionais (presentes ao longo das onze edições do SIBDP) voltarão também a marcar presença - ao longo dos 22 dias - com exposições digitais dos seus últimos trabalhos.
Destaque desde já para Miguel Angel Prado; Schuiten e Peeters; Peter Kuper; Don Rosa; Baru; Charles Berberian; Étienne Davodeau; Lewis Trondhein; James Kochalka e Max; entre outros, do universo de 44 autores que passaram e expuseram a sua obra na cidade do Porto em vinte anos de actividade do Salão.
Ao público bastará aceder a www.sibdp.com para poder recordar as onze edições do Salão do Porto e as suas diversas iniciativas, realizadas ao longo de 20 anos de trabalho em prol da divulgação, defesa e desenvolvimento da Banda Desenhada.
O visitantante poderá ainda consultar o rol de edições que o Salão produziu e/ou apoiou ao longo da sua existência num trabalho pioneiro de apoio a autores portugueses e de divulgação de obras menos conhecidas da BD mundial.

O programa comemorativo prosseguirá no próximo ano com a edição de um livro sobre o historial do SIBDP e sobre 20 anos de Banda Desenhada em Portugal.

Imagem gráfica Rui Duarte (cartaz anexo)
Web Design - Alfaiataria Visual com Ponto.Pr
Apoios - Porto Digital; Culturporto e Câmara Municipal do Porto; Instituto Português da Juventude; Edições Devir; Ponto.Pr; Alfaiataria Visual e FNAC

Sem comentários: