22.4.04

30 ANOS DEPOIS, NA AMADORA
Inaugura hoje, no Centro Nacional de BD e Imagem, a exposição BD’s de Abril – A Revolução aos Quadradinhos:

BD’s de Abril a revolução aos quadradinhos

O Centro Nacional de Banda Desenhada e Imagem (CNBDI) inaugura, no próximo dia 22, pelas 19 horas, a exposição BD’s de Abril, comemorativa dos 30 anos da Revolução dos Cravos.

Através da banda desenhada e da ilustração, diversos autores recriaram, ao longo dos anos, a História e contaram estórias do dia 25 de Abril de 1974, o dia que mudou o rumo de Portugal.
Agora, os protagonistas e as personagens que viveram a revolução ganharam cor, vida e movimento e apresentam-se no CNBDI em forma de desenho, prancha de bd ou tira de jornal.
A mostra, que contempla a exposição de originais e reproduções, livros, jornais e revistas, inclui trabalhos de José Carlos Fernandes, Nuno Saraiva, Miguel Rocha, José Ruy, António Martins, João Fazenda, Pedro Burgos, João Abel Manta, Cristina Sampaio, Diniz Conefrey, Maria João Lopes, André Carrilho, Alain Corbel, Marta Anjos, entre muitos outros autores.
Nomeadamente para um público mais jovem, a exposição pode ajudar a compreender o 25 de Abril de 1974 e o novo País que resultou da madrugada libertadora e demonstra, uma vez mais, a importância da banda desenhada como instrumento de emissão de mensagens, já que é, decerto, um veículo acessível a todos.
Comissariada por João Paiva Boléo e João Miguel Lameiras, a exposição BD’s de Abril estará patente ao público até ao dia 15 de Julho, no seguinte horário: de 2ª a 6ª feiras, das 9.30 às 12.30h e das 14 às 17h e no 1º e 3º sábado de cada mês, entre as 14 e as 18h.


Esta é, certamente, mais uma exposição a não perder no Centro Nacional de BD e Imagem.

Sem comentários: