24.11.03

FESTA DO LIVRO
Acabou hoje a 4ª edição da Festa do Livro, na FIL. A secção de banda desenhada estava compostinha, com vários títulos a preços reduzidos, mas não tão reduzidos que permitissem as compras desejadas… E ainda havia os outros livros, para além da bd, e o dinheiro não estica e outras lamentações sobejamente conhecidas…
Acabei por trazer o volume monográfico que o Centro Nacional de Banda Desenhada e Imagem da Amadora dedicou a Eduardo Teixeira Coelho.



Colaborador de O Mosquito entre 1943 e 1953, com o fim desta publicação fixa-se no estrangeiro, mais concretamente em Itália, depois de uma passagem por Espanha, por Inglaterra e por França. A estada em França foi, talvez, a mais produtiva, tendo resultado em inúmeras publicações, quase sempre com argumentos de Jean Ollivier. Entre essas publicações encontram-se títulos incontornáveis como "David Crocket" ou "Érik, le Rouge", que marcaram várias gerações de leitores.
O livro de Leonardo de Sá e António Dias de Deus, com o título ETCoelho - a Arte e a Vida, apresenta uma pormenorizada panorâmica da vida e da obra de Eduardo Teixeira Coelho, recolhendo pranchas e vinhetas de muitos dos seus trabalhos ao longo de quase cento e trinta páginas. A edição é de 1998 e anuncia, na badana da capa, outros volumes monográficos dedicados ao trabalho de outros autores portugueses. Espero que estejam em preparação… Valia mesmo a pena.

Sem comentários: