23.2.07

BANDA DESENHADA 'DA OUTRA EUROPA' NA BEDETECA

Inaugura amanhã e pode ser vista até ao próximo dia 15 de Abril:

“A banda desenhada da outra Europa” é o que se poderá chamar a este caso de resistência invulgar no panorama global da história da bd. De facto, encontramos géneses idênticas em países da Europa de Leste como a Hungria, Jugoslávia e República Checa e em tantos outros países ocidentais (começando com a caricatura política e avançando para a bd de crítica social e política nos periódicos dos finais do século XIX). Mas a sua evolução foi quase sempre sabotada pelas grandes guerras ou por regimes totalitários, «sendo com frequência marginalizada e considerada uma forma de arte inferior, quando não mesmo encarada como algo meramente kitsch - juntamente com o anãozinho ornamental de jardim.»
Foi a partir da Queda do Muro, no final da década de 80, que o Ocidente começou a ouvir falar da bd dos países de Leste. Em parte, graças ao esforço editorial do colectivo esloveno Stripcore materializado na revista “Stripburger” (ainda hoje activa) e as duas antologias “Stripburek,” que mostravam o que se passava por detrás da ex-Cortina de Ferro. E foi graças a esse trabalho que, em 2003, no Salão Lisboa de Ilustração e Banda Desenhada, tivemos uma exposição de autores de leste e a visita do esloveno, Igor Prassel (activista da Stripcore), e dos autores sérvios, Aleksandar Zograf e Aleksandar Opačic.
Um trabalho e uma amizade que se renovam agora outra vez: a partir de 24 de Fevereiro, a Bedeteca de Lisboa apresenta uma mostra de 40 quadros que de forma muito elucidativa retratam a história da bd checa, pondo em destaque a sua capacidade de sobrevivência às convulsões do século XX, à pressão crítica e à censura.
Diz Petr Štěpán, o comissário da exposição, que a bd conseguiu sobreviver graças ao «fenómeno tipicamente checo – o humor. O humor checo evoluíra no sentido de uma independência crítica em relação à autoridade e ao poder dominante do momento, uma tradição que remonta aos tempos da dominação austro-húngara, que é onde se devem procurar as origens da BD checa.»
Embora não se incluam originais, esta mostra resultante de uma parceria com a Embaixada da República Checa, não deixa de constituir uma oportunidade rara, pelo menos em terras lusas, de conhecer ou rever a bd checa.
Na diversidade dos autores representados cabe um “clássico”, como Kája Saudek, que decidiu revelar o verdadeiro poder das “frases ocas de kitsch sem alma” nos anos 60, época de relativa liberdade para a cultura checa – os seus trabalhos lembram a bd francesa adulta dessa mesma década dada à estética “Pop Art” e “Erótica” –; mas também as gerações mais novas como a dupla Jaroslav Rudiš e Jaromír 99, com o livro “Bíly Potok” (“Primavera Branca”), que se desenrola ao longo de vários períodos de tempo, e dá conta de estórias desconcertantes que têm como cenário a fronteira checa e alemã.
A inauguração está prevista para as 16h, de AMANHÃ, e conta com a presença de Petr Štěpán que fará uma pequena conferência sobre a BD Checa. A mostra é enriquecida ainda com a exibição de vários filmes de animação em “loop” na sala de exposições. Mantém-se até 15 de Abril. Entrada livre.

Sem comentários: