13.9.05

OS CINCO ANOS DO CNBDI
O Centro Nacional de BD e Imagem da Amadora inaugura amanhã, pelas 19 horas, uma exposição comemorativa do seu quinto aniversário, motivo mais do que suficiente para festejarmos e enviarmos, aqui do Beco, as nossas felicitações!
Aqui fica o texto de divulgação:

A exposição pretende fazer um balanço da actividade do Centro Nacional de BD e Imagem que, ao longo destes anos, tem promovido a banda desenhada e as áreas artísticas que lhe estão próximas, como o cinema de animação e a ilustração infantil.

Trata-se de uma oportunidade de mostrar o valioso património de originais que o CNBDI possui, através de doações e aquisições. Assim, esta mostra contempla, numa das secções expositivas, originais de Vítor Péon, Eduardo Teixeira Coelho, Artur Correia, Augusto Trigo, José Ruy, Miguel Rocha, João Fazenda, José Garcês, Lourenço Mutarelli, Luke Ross, Alan Moore (argumentos), Rick Veitch, Seth Fisher, Steve Dillon, Kotabe Ioichi e Ishiguro Megumu.

Na segunda área da exposição, será feita referência às actividades desenvolvidas pelo CNBDI, nomeadamente às exposições produzidas ao longo destes 5 anos - Intuições (José Carlos Fernandes), Contrastes (Luís Louro), Argumentos (Alan Moore - 1ª retrospectiva mundial do autor), CinemAnimação (retrospectiva dos 80 anos do Cinema de Animação em Portugal), Brinquedos de BD (1ª exposição temática feita em Portugal), Ilustração Infantil (colectiva de 12 autores), BD's de Abril (colectiva de autores nacionais e estrangeiros que desenharam histórias da Revolução de 25 de Abril de 1974), Sonhos, Palavras e Imagens (Neil Gaiman) e Desenhar a Música (José Garcês) - edições levadas à estampa e outras iniciativas organizadas pelo Centro.
No total, os visitantes podem apreciar cerca de 50 originais divididos por 36 quadros.
A exposição, que estará patente ao público até ao dia 7 de Dezembro, pode ser visitada no seguinte horário: de 2ª a 6ª feira, das 9.30h às 12.30h e das 14h às 17h.
Esta mostra integra o 16º Festival Internacional de Banda Desenhada da Amadora que, este ano, se realiza entre 21 de Outubro e 6 de Novembro, na área comercial da estação Amadora-Este (Falagueira) do Metro.


Não se esqueçam: o CNBDI mora na Av. do Brasil, 52 A, Amadora.

Sem comentários: