11.10.04

JOSÉ GUADALUPE POSADA NA ILUSTRAÇÃO PORTUGUESA - 2004
Nascido em 1851, no estado mexicano de Aguascalientes, José Guadalupe Posada trabalhou a arte da litografia e, mais tarde, já na Cidade do México, dedicou-se à ilustração de imprensa em vários jornais mexicanos, principalmente conotados com a oposição ao governo de Porfírio Díaz, mas também em várias outras publicações.



Posada ficou conhecido pela mestria com que desenvolveu a sua arte, mas também pela incorporação (ou mesmo releitura) que soube fazer dos temas ligados ao imaginário popular e ao quotidiano do México. O exemplo mais claro dessa incorporação são as caveiras, elemento omnipresente na cultura mexicana, que se tornaram a sua imagem de marca. Mas outros exemplos ilustram o facto, nomeadamente a dedicação com que construiu (com António Vanegas e o seu filho Blas) uma editora de literatura 'para as massas' que publicou historietas populares, romances de cordel, orações, folhetins vários e muitas histórias humorísticas, onde a sátira do texto se aliava ao traço do autor numa critica simultaneamente acusadora e pedagógica.



Para saberem mais sobre José Guadalupe Posada e a sua obra, aconselha-se uma visita a este site , e já agora a este e a este (onde podemos perceber a relação do autor com a Revolução Mexicana, de onde resultaram as famosas 'caveiras zapatistas') também. Mas porque oportunidades destas não acontecem com regularidade, o que se aconselha seriamente é a não perder a exposição de Posada na Cordoaria Nacional, integrada na Ilustração Portuguesa - 2004.

Sem comentários: