31.10.04

FIBDA 04 - NOVIDADES DA DEVIR
Da tarde passada no FIBDA daremos conta amanhã, mas deixamos já uma boa notícia. Passámos pela banca da Devir para algumas compras atrasadas: Sin City, de Frank Miller (já não era sem tempo!) e A grande enciclopédia do conhecimento obsoleto, de José Carlos Fernandes. Em conversa com a senhora que nos atendeu, confirmámos a novidade: para a semana sai o primeiro volume da magistral série Sandman, de Neil Gaiman, em português. Abra-se o champanhe!

30.10.04

FIBDA 2004 - PRÉMIOS DE BANDA DESENHADA
Mais logo, pelas 18h30, no Auditório dos Recreios da Amadora (Avenida Santos Matos, junto à Estação da CP da Amadora), decorrerá a cerimónia de entrega dos Prémios Nacionais de BD e dos Concursos de banda desenhada e de cartoon.
Muito provavelmente, o Beco não vai ter tempo de chegar a horas, por isso só amanhã anunciaremos os vencedores nas diversas categorias.
Amanhã passaremos o dia no FIBDA, pelo que contamos ter muitas coisas para dizer no regresso. Até lá.

29.10.04

ILUSTRAÇÃO PORTUGUESA 2004 - SÁBADO
À tarde:
_DEBATE "ILUSTRAÇÃO DE IMPRENSA" - às 17h; com a participação do director de arte, Ulises Culebro, do El Mundo (Espanha) e o ilustrador Ajubel (Prémio Nacional de Ilustração de Espanha). Serão abordados diversos temas relacionados com a sua actividade e experiência profissional. O debate, que é aberto ao público em geral, será moderado por Jorge Silva, director de arte do jornal Público.

À noite:
_CICLO DE CINEMA DE ANIMAÇÃO - às 21h30, sob o tema d' "A diferença". Este bloco de filmes trata das "Formas ecológicas de marcar a diferença"
_La ferme sur la coline de Mark Baker (França, 1989)
_Ferrailles de Laurent Pouvaret (França, 1996)
_Le trop petit prince de Zoia Promplimova (França, 2001)
_Pic Nic in Grass de Priit Parn (Estónia, 1988)
_Alunisons de Ernest and Gisele Arsorg (Suiça, 1989)
_L?idea de Berthold Bartosch (França, 1930)
Duração total da sessão: 73 min

_FESTA DE LANÇAMENTO do catálogo da "Ilustração Portuguesa 2004", a partir das 23h. Presença de Vicente Ferrer (editor da Media Vaca e um dos comissários da Ilustração Portuguesa 2004). Música pelo DJ Golden Shower.

FIBDA - AUTÓGRAFOS NO FIM DE SEMANA
Aqui ficam os autores que estarão presentes no FIBDA durante este fim de semana, para assinarem os seus livros:

Sábado
15h - Jorge Gonzalez, Ricardo Ferrand, Pedro Leitão, José Ruy, José Abrantes, Carla Pott, José Carlos Fernandes e Júlio Vanzeler
16h - André Carrilho, Jorge Gonzalez, José Abrantes, José Garcês, Miguel Rocha, Pedro Brito, Ricardo Ferrand e Richard Câmara
17h - André Carrilho, Jorge Gonzalez, Luís Louro, Miguel Rocha, Pedro Brito, Ricardo Ferrand, Richard Câmara e Seth Fisher

Domingo
15h - Alvarez Rabo, Geral & Derradé, José Abrantes, José Garcês, José Ruy, Luis Pinto Coelho e Pedro Leitão
16h - André Carrilho, Geral & Derradé, Jorge Gonzalez, José Abrantes, Luis Pinto Coelho e Miguel Rocha
17h - Jorge Gonzalez e Seth Fisher
OS IRREDUTÍVEIS GAULESES ESTÃO DE PARABÉNS
Astérix e Obélix cumprem hoje 45 anos! Foi no dia 29 de Outubro de 1959 que Astérix surgiu pela primeira vez, no primeiro número da revista Pilote. Para comemorar a efeméride, as Edições Asa lançarão no próximo mês o álbum O Regresso dos Gauleses, composto por histórias curtas, e espera-se, para o ano que vem, o lançamento mundial de um novo álbum da série.
Neste link ainda se pode ler um artigo de Carlos Pessoa que saiu na Pública do passado Domingo. Não deve estar disponível aqui por muito mais tempo, por isso é melhor apressarem-se.

28.10.04

FIBDA 04 - SUPERFUZZ E ANDRÉ CARRILHO
Aproveito o intervalo no trabalho e o sossego do gato para continuar a escrever sobre as exposições que vimos ontem.
Superfuzz é o nome de um pedal de distorção. E faz parte do título de um álbum dos Mudhoney. Mas é ainda o nome de uma tira semanal de bd que me fez voltar a comprar o Blitz com alguma regularidade há cerca de dois anos, coisa que já não fazia vai para muito tempo... Com desenho de Rui Ricardo e argumento de Esgar Acelerado, Superfuzz vai desfiando um rol de histórias em volta da loja de discos homónima, gerida por Paiva e frequentada por uma fauna que só visto. Entre as personagens já carismáticas da série encontram-se o Sr. L'amour, o freak Ruspício, o mauzão Break, o ingénuo (para não dizer otário...) Ricky e as já míticas Garina Sem Vagina, a banda que Paiva ajuda a lançar e que deverá fazer uma aguardadíssima aparição num disco que sairá em breve com o selo da LowFly, editora de Esgar Acelerado.
Entretanto, Superfuzz transformou-se em livro (Tomo 1 - Vai Sonhando, Paiva...Vai Sonhando!), para gáudio dos fãs que foram deixando escapar algumas páginas e de todo o público até agora desconhecedor da pandilha de Paiva. Com edição da Devir, o álbum de Rui Ricardo e Esgar Acelerado ainda está à venda nas bancas, com o Blitz, e passará depois para o circuito habitual das livrarias. Entretanto, podem encontrá-lo na banca da Devir, no FIBDA e, se tiverem a mesma sorte que eu, podem levá-lo para casa assinado pelos autores e tudo.


André Carrilho tornou-se conhecido do grande público principalmente devido às suas caricaturas inconfundíveis, presentes em jornais e revistas nacionais e internacionais. Mas o trabalho do autor, vencedor do prémio Zé Pacóvio e Grilinho 2003 na categoria de 'Melhor Desenho', vai muito para além disso. Em destaque neste FIBDA está o álbum Em Lume Brando, editado pela Polvo e responsável pelo prémio do ano. Para alem de pranchas originais e de alguns pormenores relativos à concepção do livro, a exposição de André Carrilho inclui algumas ilustrações de imprensa (nomeadamente Expresso, Independent on Sunday e Público, entre outras publicações), capas de livros e um conjunto das famosas caricaturas, com um dos traços mais reconhecíveis, e simultaneamente mais criativos e surpreendentes, dos últimos anos.


Pablo Picasso in The Independent on Sunday
FIBDA 04 - MAIS UMA RONDA
Começo por pedir desculpa aos leitores que esperaram ontem à noite pelos posts sobre a nossa ida à Amadora. Chegámos ao FIBDA mais tarde do que tínhamos previsto e acabámos por ficar por lá mais tempo, o que atrasou tudo o resto, nomeadamente a chegada a casa e a disposição para escrever sem sono... Apresentadas as desculpas, aqui ficam algumas notas sobre as exposições que vimos ontem.
A mostra de banda desenhada flamenga foi a primeira a ser visitada e, mesmo sendo constituída por painéis impressos (é uma exposição itinerante concebia pelo Flemish Literature Fund - Vlaams Fonds Voor de Letteren), revelou-se como uma das mais interessantes entre as que vimos até agora. Os autores representados, todos considerados no âmbito da "nova bd" flamenga, são na generalidade pouco conhecidos além fronteiras, apesar de nomes como Virginie Van Der Gucht, Johan De Moor e Marvano não serem estranhos aos leitores portugueses. Entre os autores presentes, o destaque do Beco vai para Stijn Gisquiere, que fez furor pelos lados do Rain Song, e Luc Vandewalle. O primeiro porque tem um traço que nos agrada muito, pela aparente simplicidade e pelo modo como conjuga as poucas cores, criando ambientes com um certo ar de desilusão mas onde as personagens procuram sempre alguma coisa capaz de lhes dar vida; o segundo pela experimentação plástica, partindo da ilustração e construindo narrativas fascinantes do ponto de vista visual.


Stijn Gisquiere

27.10.04

ILUSTRAÇÃO PORTUGUESA 2004 - NOTÍCIAS ILUSTRADAS
90's - Ilustração de imprensa dos anos noventa, uma das exposições presentes na 6ª edição da Ilustração Portuguesa, que tem como comissário Jorge Silva, ilustrador, designer gráfico e director de arte. Trata-se de uma mostra de ilustração publicada na imprensa nos anos de 80 e 90.

Os ilustradores :
Jorge Colombo, Pedro Amaral e João Fonte Santa, Alice Geirinhas, Gonçalo Pena e José Eduardo Rocha, Pedro Cavalheiro e Nuno Saraiva, Vasco Colombo, Manuel San Payo, António Marques, Gonçalo Ruivo e Cristina Sampaio, Fernanda Fragateiro, Luís Manuel Gaspar, Alain Corbel e Paulo Leal.

A não perder, na Cordoaria Nacional, até 7 de Novembro.
FIBDA 04
A dupla do Beco regressa hoje à Amadora, lá mais para a tardinha, para uma sessão fotográfica do espaço (que, esperemos, se converterá numa série de imagens on-line aqui mesmo, nos próximos dias) e para ver atentamente mais três ou quatro exposições. Em princípio, dedicaremos a nossa atenção às mostras de bd argentina e flamenca, às "Cem Bd's do Século XX" e à exposição de André Carrilho... Mas ainda não confranernizei com a Sílvia para decidirmos sobre o assunto. Mais logo daremos notícias. Em princípio, promete-se noite de grande postagem aqui no Beco, já que será o primeiro dia em que estaremos no FIBDA deste ano com tempo e calma, e com disponibilidade para apreciar o novo espaço, algo abafado, mas certamente maior do que o de anos anteriores. Até mais logo.

26.10.04

ANDRÉ CARRILHO
Hoje não vai ser um dia fácil, por isso tenho dúvidas sobre a disponibilidade para escrever alguma coisa mais alongada... Deixo aqui o link para a página de André Carrilho, responsável pelo cartaz do FIBDA deste ano. Se tiver tempo, volto mais logo.

25.10.04

MAIS LEITURAS...
Continuando a ronda habitual pelos sites de referência, encontrei um longo post sobre banda desenhada na Janela Indiscreta. Sobre as Cantigas de Santa Maria, concordo plenamente. Já o tinha dito algures aqui e não me canso de o repetir :)
FRANQUÍN
O Marsupilami também anda pela Amadora, mas ainda não houve tempo para ver a exposição... Entretanto, uma espreitadela à edição on-line do Le Monde fez-me descobrir esta exposição dedicada a Franquín. O único senão é a localização... Não que me importasse de ir passar uns dias a Paris, mas não parece que tal vá acontecer. Ainda assim, o site vale a pena e se alguém se aventurar numa visita, não se esqueça de mandar um mail a contar como foi!

24.10.04

FIBDA À TARDE...
Ontem foi dia de voltar à Amadora, já sem o caos da inauguração, para começar a ver as exposições. E apesar da expectativa relativamente às mostras de bd Argentina e Flamenga (que nos merecerão um destaque muito em breve), resolvemos começar pelas pranchas do 15º concurso de BD.



Para além dos premiados (cujos nomes divulgamos mais abaixo), com um trabalho interessante e prometendo alguma evolução nos próximos tempos, uma leitura atenta das pranchas que não chegaram aos três primeiros lugares permitiu destacar outros trabalhos, principalmente ao nível gráfico, já que os argumentos nunca conseguiram convencer totalmente... Entre fãs do Tolkien, adeptos das Mangas e apreciadores do traço dos westerns de Blueberry, alguns trabalhos demonstraram potencial para futuras obras. Veremos o que diz o tempo.
Entre os concorrentes das áreas suburbanas notou-se uma tendência interessante: a mistura de características do estilo Manga com elementos da estética hip-hop. Estaremos perante um movimento? A suposição é exagerada, claro, mas não deixa de ser interessante pensar na coincidência...
Não discordando da opinião do júri, gostava de destacar um trabalho entre os concorrentes não premiados do escalão B. Trata-se da história "O miúdo adormecido", assinada por Edgar Serra Tavares (Folheado). Não pensem que conheço o rapaz de algum lado, ou que o traço me deixou assim tão impressionada... Mas chamou-me a atenção a capacidade de criar planos e a construção narrativa sustentada pela imagem e pela sucessão inteligente das vinhetas. O rapaz tem doze anos e isso deixa-me feliz quanto ao futuro da banda desenhada.
Aqui ficam, então, os nomes dos vencedores e o respectivo pseudónimo:

Escalão A (17-30 anos)
1º lugar: Ana Matilde Sousa (Simone Malle)
2º lugar: Ricardo Manuel Guerreiro (Cortebrique)
3º lugar: Ricardo Pereira Cabral (Joaninha)
Menção Honrosa: Andreia Sofia Rechena (Yonisia)
Referencia do júri: João Miguel Machado (Xaipe) e Pedro Vasco Vieira (Jacek)

Escalão B (12-16 anos)
1º lugar: Bárbara Luísa Fonseca (Bábita)
2º lugar: João Lopes da Silva (Mosquito)
3º lugar: Bruno Albuquerque (D?Albu)
...ILUSTRAÇÃO PORTUGUESA 04 À NOITE
Depois da Amadora, rumámos em direcção à Cordoaria Nacional para vermos atentamente a mostra de ilustradores portugueses presente na edição deste ano da Ilustração Portuguesa. O balanço é mais do que positivo. Entre os setenta e seis autores presentes, dezanove vêem o seu trabalho exposto pela primeira vez e uma boa parte pode dizer que conta com o reconhecimento do público (em alguns casos, do público internacional - veja-se a publicação regular de André Carrilho no Independent on Sunday). Isto quer dizer que a ilustração portuguesa tem crescido, ao nível da presença em publicações e eventos e ao nível da qualidade (o que é notório), mas quer dizer também que eventos como a Ilustração Portuguesa têm tido um papel fundamental na divulgação do trabalho dos ilustradores portugueses junto do público.
Para conhecer o trabalho dos setenta e seis ilustradores presentes na edição deste ano recomenda-se, obviamente, uma visita à Cordoaria Nacional (até ao dia 7 de Novembro). E para guardar a selecção deste ano para a posteridade, recomenda-se o catálogo do evento: Ilustração Portuguesa 2004, com edição da Bedeteca de Lisboa.

À exposição seguiu-se mais uma sessão de cinema de animação, com os comentários de António Galrito, fundamentais para quem percebe pouco do assunto e quer perceber um pouco mais. Para a semana continua o ciclo, às 21h30 de Sábado.

23.10.04

FIBDA 2004 - NOTAS SOBRE A INAUGURAÇÃO
Às 21h30 em ponto a equipa do Beco chegou à estação de Metro da Amadora e, depois de algum tempo à espera para ver o que se iria passar, lá começámos a vislumbrar os primeiros heróis da bd... A Catwoman, o Super-homem, o Tintim, os irmãos Dalton, Astérix e Obélix entre outros circulavam por entre a multidão que aguardava o momento de se abrirem as portas. O Tintim gritou tanto pela Milu que quase foi mordido por um cão de carne e osso e o quarto dos Dalton era o único que tinha verdadeiramente cara de mau. Mas fora estes pequenos episódios, estava tudo muito calmo até ao momento em que um enorme fogo de artifício começou a ser lançado. E, apesar da alegria mais ou menos geral, esta foi a pior parte da noite. É que eu odeio fogo de artifício! Entro em pânico com os primeiros clarões e passo o resto do tempo à espera que alguma coisa incandescente me caia em cima ou que seja decretado o início da guerra. Mas isto não é, claro está, uma critica; apenas um desabafo sobre uma das minhas fobias.

Abertas as portas, começou o primeiro espectáculo da noite. E sobre ele não temos nada para dizer, porque não conseguimos passar dos degraus superiores do metro e não vimos, por isso, nada mais além de alguns pares de pernas e um aspirador...
Seguiu-se a entrada no espaço do FIBDA propriamente dito e aqui, sim, as coisas mudaram muito. O novo espaço é enorme, arejado e com muitas potencialidades em termos de arrumação de áreas para exposições. As saudades da Fábrica da Cultura têm, aqui, muitas hipóteses de "cura"! É certo que a multidão me impediu de ter uma ideia mais clara do conjunto do espaço, mas o que consegui perceber pareceu-me muito simpático. Enquanto os Dead Combo iam tocando, passeámos pelas várias exposições e acabámos por fugir à multidão dirigindo-nos ao espaço das editoras (foi aqui que encontrámos alguns amigos, entre eles o Tiago Gomes com o último número da Bíblia, que será motivo de texto aqui no Beco muito em breve). O balanço da visita relâmpago é muito positivo, mas queremos voltar com menos gente e menos confusão... Se correr tudo bem, ainda hoje passaremos por lá para ver as exposições com mais calma, conversar com alguns autores e saber as novidades para os próximos dias. Contamos tudo assim que voltarmos... ou talvez só amanhã, que hoje é Sábado e a noite vai estar bonita!

As fotografias que a Sílvia tirou ainda não estão disponíveis (nunca mais arranjamos uma máquina digital...), mas podem espreitar algumas imagens aqui.
ILUSTRAÇÃO PORTUGUESA 2004 - CINEMA DE ANIMAÇÃO
Mais uma noite de Cinema de Animação na Cordoaria Nacional.
Hoje às 21h30m, com entrada livre.
Os filmes:

Dia 23 - Formas interventivas de pontuar a diferença
_Media de Pavel Koutsky (Rep. Checa, 2000)
_The sinking of the Lusitania de Winsor MacCay (EUA, 1914)
_The wind of changes de Phil Mulloy (Inglaterra, 1995)
_Creature Conforts de Peter Lord (Inglaterra,1997)
_Haphya de Raoul Servais (Bélgica, 1979)
_A noite saiu à rua de Abi Feijó e outros (Portugal, 1988)
_The baitle of Kerzents de Yuri Norstein (URSS, 1971)
_Evasão ? invasão de Fernando Galrito e Paulo Simões (Portugal, 1986)
_Balance de Christof Wolf. Laurenstein (Alemanha, 1998)
Tempo total de duração: 75 min


22.10.04

FIBDA 2004-PROGRAMA DAS FESTAS
Para os caçadores de autógrafos, aqui fica a lista dos autores presentes no FIBDA durante este fim de semana:

Sábado
15h - Ricardo Liniers, José Carlos Fernandes, Arnaldo Pedro, Esgar Acelerado e Rui Ricardo, Eliseu Gouveia e José Abrantes
16h - Ricardo Liniers, José Abrantes, Richard Câmara e Geral e Derradé
17h - Bryan Talbot, Richard Câmara, Ricardo Liniers, Gonçalo Garcia e Geral e Derradé
18h ? Bryan Talbot e Seth Fisher

Domingo
15h - Bryan Talbot, Johann De Moor, Achdé e Gerra, José Abrantes e Gonçalo Garcia
16h - Bryan Talbot, Johann De Moor, Achdé e Gerra, José Abrantes e André Carrilho
17h - Seth Fisher, Achdé e Gerra, André Carrilho, Ricardo Liniers e Johann De Moor
18h - Seth Fisher e Ricardo Liniers

Para além disso, haverá debates e conversas no auditório:

Sábado
Seth Fisher, David Soares e Mário Freitas conversam sobre ?A Indústria Americana de BD, novos formatos, influências e desafios?.

Domingo
16h - "BD Argentina I", com a presença de Ricardo Liniers e Pedro Mota
17h - Conversa com Bryan Talbot, sobre a sua colaboração com Neil Gaiman e a BD Inglesa, com as presenças do próprio e de Pedro Mota
18 - "O Regresso dos Clássicos", com as presenças de Achdé e Gerra e Johann De Moor e Pedro Mota
É HOJE!
O XVº Festival Internacional de BD da Amadora inaugura hoje:

A cerimónia de inauguração do FIBDA 2004 está agendada para as 21.30h, e levantando um pouco o véu, podemos referir que vão participar os Clean Clown, Dead Combo e muitas personagens de banda desenhada e animadores.
Uma grande festa para dar as boas-vindas à grande Festa da BD que, este ano, tem um novo horário: todos os dias da semana, entre as 10 e as 22 horas. O preço do bilhete para maiores de 12 anos é de 3 euros enquanto que os estudantes, portadores de cartão jovem e pensionistas pagam 2 euros.


Nós lá estaremos, prontas para manter este Beco actualizado com as notícias do Festival e com a reportagem dos eventos por onde nos conseguirmos desdobrar... Afinal somos só duas e, às vezes, entre sessões de autógrafos, debates e conversas com autores, não conseguimos acompanhar tudo. Faremos um esforço... Até logo!

20.10.04

ILUSTRAÇÃO PORTUGUESA 2004
Mais ilustradores presentes :


Pedro Burgos


Richard Câmara


João Fazenda

19.10.04

***##!!!****///
O Mail.pt apresenta-se como "o maior serviço de e-mail português". Desde que abrimos o Beco das Imagens que confiamos nos seus serviços, mas a verdade é que sempre tivemos inúmeros problemas com a caixa de correio. Imaginem-se a tentar aceder à vossa conta de mail e a terem de carregar 30 vezes seguidas no botão do "Entrar"... E isto porque descobriram que essa era uma das poucas maneiras que oferecia hipóteses de ser bem sucedida. Depois imaginem-se a enviar um mail vezes sem conta, porque nunca se recebe o aviso de mensagem enviada e porque a página volta sistematicamente à mensagem que acabaram de escrever. Imaginem ainda que, em momentos importantes (como têm sido estes últimos dias, mesmo à beira do FIBDA deste ano), a vossa caixa de correio nunca está acessível, por mais que tentem, e tentem, e tentem e desesperem com vontade de atirar o monitor para qualquer lado... E isto depois de vários mails de reclamação, enviados em vezes anteriores. Agora a paciência chegou ao fim. O "maior serviço de e-mail português" é um atraso de vida para qualquer pessoa que precise do seu mail para trabalhar! A partir de hoje, o mail do Beco muda-se para o sapo.pt... a ver se com os batráquios temos mais sorte. Escrevam, a partir de agora, para becodasimagensARROBAsapo.pt (é só substituir o ARROBA por @, por causa do spam). É claro que manteremos o mail.pt durante algumas semanas, mas não garantimos que consigamos ler alguma das mensagens que para lá mandem. Obrigada.

PS: Este é o post possível dentro das regras de boa educação que costumamos seguir... A vontade era recorrer ao insulto mas não é nosso hábito fazê-lo. Ainda assim, e porque isto é um blog dedicado à banda desenhada, aqui fica:

ARGENTINA NO FIBDA
Uma das exposições do Festival Internacional de BD da Amadora deste ano é dedicada à cena bedéfila argentina. Recomedamos, por isso, a consulta deste site, uma boa maneira de ficar a saber mais sobre os quadradinhos na Argentina ao longo do século XX.


Joe's Bar, Muñoz e Sampayo (1983)

18.10.04

FREE COMIC DAYS NA BD MANIA
Já tínhamos o mail na caixa de correio há uns dias, mas os senhores do mail.pt (aquele que diz ser "o maior serviço de mail português"), para variar, têm tido o serviço bloqueado... Um bocado fartas disto, parece-nos que é desta que mudamos de mail, mas entretanto aqui fica a notícia, enviada pela BD Mania:

É agora!
Chegou o momento!
Temos mais de 4.000 comics e outros artigos prontinhos a saltar para as
suas mãos
durante os 7 dias mais loucos da BdMania!
De 16 - já amanhã! - a 23 de Outubro, queremos receber não só a sua visita,
como a dos seus colegas, amigos, familiares, etc.. A razão de ser dos free
comic book days é essa: partilhar a paixão pela Banda Desenhada com outros
leitores e coleccionadores, e divulgá-la junto de quem ainda não a
descobriu.
Por isso, para todos poderem combinar a sua visita com "aquelas pessoas"
que há muito tempo andam curiosas sobre "isso da BD", a BdMania decidiu
prolongar o evento por 7 dias com um vasto leque de promoções grátis, e
adicionou outros motivos de interesse como Lançamentos e Sessões de
Autógrafos.

Há milhares de comics e artigos para oferecer e você pode ganhar uma
mão-cheia deles!!!
Leia como e responda a esta pergunta:
De que é que está à espera?


Sobre a mudança de mail, daremos notícias assim que nos tivermos decidido por um novo servidor.
LEITURA MATINAL
Hoje, o João Miguel Tavares escreve sobre dois livros novos da Bichinho de Conto. Para ler aqui.

15.10.04

ILUSTRAÇÃO PORTUGUESA 2004
Alguns dos ilustradores presentes na exposição:


André Ruivo


Bela Silva


Alain Corbel
ILUSTRAÇÃO PORTUGUESA 2004 - CINEMA DE ANIMAÇÃO
Amanhã, na Cordoaria Nacional, prossegue o ciclo de cinema de animação dedicado à "diferença". Aqui fica o programa:

Dia 16 - Formas politicas de apresentar a diferença
_Clube dos Abandonados de Jiri Barta (Rep. Checa, 1995)
_Dimensions of Dialog de Jan Svankmajer (Rep. Checa, 1982)
_Situation 1 e 2 de Jan Svankmajer (Rep. Checa, 1992)
_AB OVO de Ferenk Cako (Hungria, 1987)
_The last air raid de Renzo Kinoshita   (Japão, 1994)
Total: 72 min

13.10.04

NOTÍCIAS DO FIBDA
Ontem pela manhã, no Centro Nacional de Banda Desenhada e Imagem, foi apresentado à imprensa o programa do Festival Internacional de Banda Desenhada da Amadora deste ano. Entre 22 de Outubro e 7 de Novembro, a Amadora receberá autores, exposições, livros e inúmeros eventos, naquela que é a festa anual da banda desenhada por excelência e que este ano comemora quinze anos.
A grande novidade do FIBDA é o regresso aos espaços amplos. Depois de alguns anos na Escola Intercultural, que contribuíram profundamente para as saudades da velha Fábrica da Cultura, o FIBDA volta a instalar-se num espaço grande e com múltiplas potencialidades, desta vez na galeria comercial do recém inaugurado metro da Amadora-Este. Serão 2500 metros quadrados ocupados por exposições, venda de livros e outros eventos, naquele que vai funcionar como núcleo central do Festival.


André Carrilho

Aqui se encontrará a exposição principal deste ano, "Cem BD's do Século XX", bem como uma mostra de bd argentina, outra de bd flamenga, uma exposição de André Carrilho (autor do cartaz deste ano) e uma de Gradimir Smudja, entre outras. Mas haverá, como vem sendo hábito, outras exposições espalhadas por diferentes espaços municipais. Aqui fica, então, o programa completo de exposições, com a respectiva localização:

ESTAÇÃO DE METRO DA FALAGUEIRA

- 100 BD's do Século XX: Batman, Tintin, Astérix, Corto Maltese, Little Nemo, Krazy Kat, Spirit, Maus, Peanuts, Blueberry, Blake & Mortimer, Tarzan, Flash Gordon, Calvin & Hobbes, Donald Duck, Watchmen, Spiderman, Dick Tracy, entre muitos outros
- André Carrilho
- BD Argentina: Eduardo Risso, Quino, Muñoz, Breccia, Fontanarosa, Viuti, Miguel Rep, Tabaré, Solano Lopez, Podeti, Sastorain, Cascioli, Jorge Gonzalez, Max Cachimba, Patricia Breccia, Liniers, Elenio Pico, El Tomi, Sendra, Caloi e Nine
- BD Flamenga: Jan Bosschaert, Bart Schoofs, Conz/Constantijn Van Cauwenberghe, Luc Cromheecke, Johan De Moor, Pieter De Poortere, Guido Devadder, Steven Dupré, Herr Seele/Peter Van Heirseele, IKKE/Marc Legendre, Ilah/Inge Heremans, Axel Jacobs, Jeroen Janssen, Eric Joris, Marvano/Marc Van Oppen, NIX/Marnix Verduyn, Philip Paquet, Olivier Schrauwen, Stijn/Stijn Gisquière, Gerolf Van de Perre, Luc Vandewalle e Virginie/Virginie Van Der Gucht
- Seth Fisher
- Gradimir Smudja
- Luís Louro
- Marsupilami
- Pedro Leitão (Espaço Infantil)
- Colectivo Serra da Estrela
- Concursos de BD e de Cartoon

Além da Estação do Metro da Falagueira, as exposições do FIBDA são descentralizadas por outros espaços culturais da Amadora:

GALERIA MUNICIPAL ARTUR BUAL

- 15 Autores Portugueses/15 Anos de Festival
CASA ROQUE GAMEIRO

- Ilustração - Danuta Wojciechowska
- Cartoon - Esse Ser Comediante

CNBDI

- Neil Gaiman


HORÁRIOS DAS EXPOSIÇÕES:

Núcleo Central
Estação de Metro Amadora/Este (Falagueira)
Todos os dias das 10 às 22 horas

Casa Roque Gameiro
Largo 1º de Dezembro (Venteira)/Telf: 214928054
3ª a sáb. - das 10h às 12.30h e das 14h às 17h
encerra domingos, 2ªs feiras e feriado

Galeria Municipal Artur Bual
Av. MFA - edifício dos Paços do Concelho (Mina)/Telf: 214369066
3ª a 6ª - das 10h às 12.30h e das 14h às 18h
sáb., dom. e feriados - das 15h às 18h
encerra 2ªs feiras

Centro Nacional de Banda Desenhada e Imagem
Av. do Brasil 52A (Falagueira)/Telf: 214998910
2ª a 5ª feiras - das 9 às 12.30h e das 14 às 17h
6ª feiras - encerra às 18.30h
sáb. e dom. - das 14h às 19h


Nos próximos dias, daremos mais notícias sobre o FIBDA 2004, nomeadamente sobre os autores presentes, os premiados dos concursos de banda desenhada e cartoon e os troféus "Zé Pacóvio e Grilinho". Fiquem atentos.

12.10.04

NOTÍCIAS, SÓ AMANHÃ...
Fui hoje à apresentação do Festival Internacional de BD da Amadora deste ano. A programação é aliciante e tenho muitas informações para dar, mas vai ficar tudo para amanhã. É que hoje, de madrugada, nasceu o meu sobrinho e eu estou demasiado babada para escrever alguma coisa inteligente. Até amanhã!

11.10.04

JOSÉ GUADALUPE POSADA NA ILUSTRAÇÃO PORTUGUESA - 2004
Nascido em 1851, no estado mexicano de Aguascalientes, José Guadalupe Posada trabalhou a arte da litografia e, mais tarde, já na Cidade do México, dedicou-se à ilustração de imprensa em vários jornais mexicanos, principalmente conotados com a oposição ao governo de Porfírio Díaz, mas também em várias outras publicações.



Posada ficou conhecido pela mestria com que desenvolveu a sua arte, mas também pela incorporação (ou mesmo releitura) que soube fazer dos temas ligados ao imaginário popular e ao quotidiano do México. O exemplo mais claro dessa incorporação são as caveiras, elemento omnipresente na cultura mexicana, que se tornaram a sua imagem de marca. Mas outros exemplos ilustram o facto, nomeadamente a dedicação com que construiu (com António Vanegas e o seu filho Blas) uma editora de literatura 'para as massas' que publicou historietas populares, romances de cordel, orações, folhetins vários e muitas histórias humorísticas, onde a sátira do texto se aliava ao traço do autor numa critica simultaneamente acusadora e pedagógica.



Para saberem mais sobre José Guadalupe Posada e a sua obra, aconselha-se uma visita a este site , e já agora a este e a este (onde podemos perceber a relação do autor com a Revolução Mexicana, de onde resultaram as famosas 'caveiras zapatistas') também. Mas porque oportunidades destas não acontecem com regularidade, o que se aconselha seriamente é a não perder a exposição de Posada na Cordoaria Nacional, integrada na Ilustração Portuguesa - 2004.

LEITURA MATINAL
Aqui fica o habitual link semanal para o texto do João Miguel Tavares no DN. O de hoje é sobre a série XII, de que a Meribérica editou recentemente mais dois volumes. Para ler aqui.
Eu volto daqui a umas horas, com mais notícias sobre a Ilustração Portuguesa - 2004.

8.10.04

LO MONDO DE OLIVEIRO
Oliveiro Dumas, ilustrador, realizador de animações e autor de comics.
Aqui fica o seu site.

7.10.04

ILUSTRAÇÃO PORTUGUESA 2004 - ANTEVISÃO
A convite da Bedeteca, hoje vesti a pele de repórter e fui ver como estão os preparativos para a edição deste ano da Ilustração Portuguesa, na Cordoaria Nacional.
No piso térreo, a azáfama era muita e o espaço já tinha 'ar de exposição'. As gravuras de José Guadalupe Posada já estavam expostas, assim como as ilustrações portuguesas seleccionadas. No primeiro andar vislumbrava-se a exposição dedicada à ilustração de imprensa dos anos 80 e 90, ainda em fase de acabamento, tal como o espaço infantil, que receberá os ateliers e a exposição especialmente encomendada para os mais novos (Coisas que Acontecem, com trabalhos de 20 ilustradores em torno da actualidade). O barulho dos berbequins e dos martelos era convincente e amanhã à tarde, sem sombra de dúvida, tudo estará pronto para a inauguração do mais importante evento dedicado à ilustração que decorre no nosso país, uma espécie de 'mostra barómetro' do que se vai fazendo por cá e também, seguramente, uma ponte para a 'exportação' dos ilustradores portugueses para outros pontos do globo.



Uma das novidades da Ilustração Portuguesa deste ano é a participação, pela primeira vez, de um elemento estrangeiro no júri. Vicente Ferrer, editor da brilhante Media Vaca, ajudou a escolher os trabalhos expostos e estará presente no evento. Para quem ainda não conheça a Media Vaca, recomenda-se uma visita ao seu site e, se possível, a consulta dos livros que tem editado, cada um mais fascinante que o anterior, mostrando que é possível fazer um bom trabalho e conquistar as graças do público a partir de uma editora pequena e despretensiosa.

Entre os setenta e seis ilustradores seleccionados encontra-se outra das novidades do evento. Dezanove ilustradores desconhecidos do grande público estarão presentes, muitos deles em resultado do convite que a Bedeteca endereçou a todos os ilustradores que quisessem começar a ver o seu trabalho divulgado. Quem sabe se entre estes não se encontram os nomes de referencia dos próximos anos... O Beco estará especialmente atento a este núcleo e procurará dar o destaque merecido ao trabalho destes autores.

Outro dos destaques é a exposição de gravuras do mexicano José Guadalupe Posada, cuja obra foi apresentada esta manhã por Gustavo Martinez (da Embaixada do México em Portugal), e que merecerá atenção especial brevemente aqui no Beco. A selecção de cem gravuras, de entre as cerca de 20 mil que terá criado, está em digressão pela Europa e acaba de chegar à Cordoaria, constituindo uma oportunidade única de conhecer a obra de um dos mais importantes ilustradores de imprensa de sempre.


José Guadalupe Posada

Para além das exposições e das actividades programadas, a Ilustração Portuguesa deste ano conta com um evento peculiar: numa parceria entre a Bedeteca e os CTT, será apresentada uma série de selos dedicados à banda desenhada portuguesa e a alguns dos seus heróis incontornáveis. Quim e Manecas, a Guarda Abília, o Espião Acácio, Pitanga, Jim del Mónaco, Tomahawk Tom e a Pior Banda do Mundo vão garantir o regresso das cartas manuscritas... É que não há e-mail que possa competir com os selos que vimos hoje de manhã e que estarão disponíveis brevemente nas estações dos CTT e também no espaço da Cordoaria Nacional, durante os dias da Ilustração Portuguesa 2004.



O programa, que já divulgámos ontem (podem vê-lo na íntegra mais abaixo), é aliciante e justifica várias visitas ao longo dos dias do evento. Entre as exposições, os debates e o ciclo de cinema de animação, sem esquecer o espaço de convívio e a venda de livros vários, o Beco dedicará a maioria dos posts dos próximos dias à Ilustração Portuguesa ? 2004. Para já, fica prometido um destaque sobre a obra de José Guadalupe Posada para amanhã ou depois.

Para acabar, o Público de amanhã inclui o livro Coisas Que Acontecem, simultaneamente o catálogo da exposição homónima e um livro de actividades para os mais novos. No Sábado, sai a já tradicional edição inteiramente ilustrada do Público, para comprar e guardar para a posteridade.

6.10.04

ILUSTRAÇÃO PORTUGUESA 2004


A Bedeteca informa:

A Ilustração Portuguesa 2004 abre portas no próximo dia 9 de Outubro, na Galeria Municipal da Cordoaria Nacional. A 6ª edição daquela que é uma das exposições mais emblemáticas produzidas pela Câmara Municipal de Lisboa, através da Bedeteca de Lisboa, tem este ano como tema a "Ilustração de imprensa". Além do núcleo central e do temático, a mostra inclui um núcleo infantil e ainda uma retrospectiva da obra do mexicano José Guadalupe Pousada. Da programação interactiva constam um debate com directores de arte, um ciclo de cinema de animação, diversos ateliers para os mais jovens e lançamentos editoriais. De tudo daremos conta nas linhas que se seguem.


ILUSTRAÇÃO PORTUGUESA
para que nada passe ao lado

É a única mostra periódica de ilustração editorial e publicitária produzida em Portugal. É um miradouro, onde 'o que se passa' aparece sob uma perspectiva diferente, depurada do ruído do quotidiano e alargada no tempo e no espaço em função do observador.
Acompanhar e reflectir sobre essa corrente ininterrupta e dual, onde imagens e palavras procuram o equilíbrio, foi desde sempre um dos objectivos centrais da mostra Ilustração Portuguesa, a par da promoção dos autores e da sua obra. Como forma de comunicação que é, a ilustração, exige que nos distanciemos para a pensar, caso contrário corresse o risco de a confundir com a mensagem que transporta.

EXPOSIÇÕES

ILUSTRAÇÃO PORTUGUESA 2004
Núcleo central
Mostra de trabalhos publicados em 2003 e primeiro trimestre de 2004 das várias vertentes da ilustração: imprensa, publicidade, infanto-juvenil, web e inéditos. Estão representados 76 ilustradores, dos quais 19 integram a mostra pela primeira vez.
Comissariada por Alice Geirinhas, ilustradora e coordenadora da área de formação da Bedeteca de Lisboa, Cristina Sampaio, ilustradora e Vicente Ferrer, ilustrador espanhol e editor da Media Vaca.

90'S
Núcleo temático
Mostra de ilustração publicada na imprensa escrita portuguesa nas décadas de 80 e 90.
Com esta mostra, que inclui trabalhos de 16 autores, apresenta-se um registo daquele que foi o lançamento de uma geração de ilustradores de imprensa a partir de um momento especialmente dinâmico para a ilustração na imprensa periódica, nomeadamente nos jornais.
Comissariada por Jorge Silva, designer e director de arte do jornal Público.

COISAS QUE ACONTECEM
Núcleo infantil
Mostra de uma selecção de notícias ilustradas: uma exposição / encomenda a 20 ilustradores dedicada ao público infanto-juvenil. Pretende-se com este núcleo dinamizar e promover junto do público infanto-juvenil o conhecimento e o gosto pela ilustração de imprensa, formando outros modos de ver.
Comissariada por Alice Geirinhas.

GRAVURAS DE JOSÉ GUADALUPE POSADA
É a primeira grande mostra retrospectiva da obra de José Posada (1852-1913) em Portugal. O mexicano é considerado internacionalmente um dos melhores ilustradores de imprensa de sempre. Utilizando a técnica da gravura realizou milhares de ilustrações além de caricaturas para a imprensa periódica, de grande qualidade plástica. Considerado um artista de raiz popular, a sua obra baseia-se no imaginário do povo mexicano.
Esta exposição resulta de uma parceria com a Embaixada do México.

PROGRAMAÇÃO

DEBATE "ILUSTRAÇÃO DE IMPRENSA"
Cordoaria Nacional, Sábado, dia 30, às 17 horas

Com a participação de dois directores de arte, Carolyn Roberts, do Independent on Sunday (Grã-Bretanha) e Ulises Culebro, do El Mundo (Espanha). Serão abordados diversos temas relacionados com a sua actividade e experiência profissional. O debate, que é aberto ao público em geral, será moderado por Jorge Silva , director de arte do jornal Público.

CICLO DE CINEMA DE ANIMAÇÃO "A DIFERENÇA"
Cordoaria Nacional, Sábados, dias 9,16,23,30 de Outubro e 6 de Novembro, às 21.30h

Comissariado por Fernando Galrrito esta mostra, que inclui 31 filmes de diferentes épocas e origens, tem como tema A Diferença: temática mas também estética e alternativa. Esta arte da intervenção pelo movimento tem por base o desenho, cruzando na sua essência diferentes técnicas narrativas a que não são alheias a ilustração e a banda desenhada. É organizada em quatro sessões temáticas, nomeadamente Formas artísticas de tratar a diferença, Formas politicas de apresentar a diferença, Formas indefinidas de pontuar a diferença, Formas ecológicas de marcar a diferença.

ANIMAÇÃO INFANTO-JUVENIL
Cordoaria Nacional, todos os dias

Três atelires lúdico-pedagógicos para o público infanto-juvenil, elaborados a partir do núcleo Coisas que acontecem. Esta programação dessenvolve-se nos dias úteis para o público escolar e aos fins-de-semana para as famílias.

1. A Escrever e a ilustrar fazemos um Jornal

Horário: 2ª/4ª/6ª feiras, duas sessões/dia, de manhã 10h30-12h30, de tarde 14h30-16h30
Público destinatário: jovens dos 8 aos 15 anos
Número de participantes limitado

2. Desenhos à parede

Horário: 3ª/5ª feiras, uma sessão/dia, 10h30-12h00
Público destinatário: jovens dos 4 aos 7 anos
Número de participantes limitado

3. A família faz um jornal

Horário: Sábados/Domingos, uma sessão/dia, 15h00-16h30
Público destinatário: jovens dos 8 e 15 anos e respectiva família
Número de participantes limitado

Acesso gratuito com marcação prévia (telf. 21 853 66 76/ Fax. 21 853 21 68)



Esperamos passar por lá amanhã para ver como andam os preparativos.

4.10.04

BD EM OURENSE
Começaram ontem e decorrem até ao dia 11 deste mês as XVºs Jornadas de BD de Ourense, na Galiza. Para saber tudo, é só entrar aqui.
CORTO
O nosso leitor Pedro Rocha enviou-nos notícias do nosso marinheiro favorito. No Público de Sábado (que, apesar do sacrilégio que é passar o Sábado sem jornal, me escapou devido a um fim de semana demasiado agitado...), Miguel Sousa Tavares falou assim de Corto Maltese:

Fanático de Corto Maltese

Gosto muito de banda desenhada e, em particular, do desenho de Hugo Pratt. O retrato psicológico de Corto Maltese corresponde a uma espécie de herói cínico e vagabundo - do tipo do poeta francês Rimbaud que, aliás, é citado com frequência. É o único herói mítico do século XX, com uma característica que, para mim, constitui uma coisa sublime - a preguiça. Tenho em minha casa uma imagem dele, politicamente incorrecta nos tempos de hoje, que ilustra bem isso: Corto Maltese está sentado numa cadeira com os pés em cima da mesa, enquanto fuma uma cigarrilha. Descobri-o já como adulto, há cerca de 13 anos, através de uma edição italiana de "A Balada do Mar Salgado", oferecida por um italiano que defendi, como advogado, de uma acusação de pertencer às Brigadas Vermelhas. Depois disso, correspondi-me com Hugo Pratt e estive quase a convencê-lo a colaborar com a "Grande Reportagem", de que eu era director na altura, para fazer a pré-publicação de criações suas inéditas. Infelizmente, ele faleceu antes de essa colaboração se concretizar.




A outra notícia é o destaque da Volta ao Mundo deste mês. São cinco páginas dedicadas à personagem de Hugo Pratt, para conferir nos quiosques, que o link não existe...
ERIC JANHKE
Este ilustrador já viu o seu trabalho reconhecido por entidades como a America Illustration 22, Society of Illustrators, N.Y.46, Post Picasso e Mark Murphy Design. Podem conhecer o seu trabalho aqui.



RECOMEÇO
Segunda-feira é dia de João Miguel Tavares no DN. Para começar bem a semana.

1.10.04

CAMILLA ENGMAN



Um site a descobrir.