16.9.04

MATAR SAUDADES
Ontem comprei duas revistas de quadradinhos da Disney, coisa que já não me lembro de fazer desde a altura em que as férias eram "de Verão" e duravam três meses inteirinhos. Entretanto, fui espreitando os quiosques e acompanhei a evolução das histórias e da própria edição... As revistas já não vêm do Brasil, as rotativas de "A Patada" já não são as máquinas mais modernas a surgirem nas vinhetas, e as histórias já não parecem ter o fascínio que tinham. Agora resta saber se fui eu que cresci (para não falar em envelhecimento...) ou se os argumentos perderam alguma qualidade.
No nº224 da revista Tio Patinhas a aventura contada em "O Tesouro de Cornelius Patus" traz de volta as histórias longas onde a acção se junta às pesquisas em torno do antepassados dos patos mais famosos do planeta. Pelo meio há McMónei, um dos rivais de Patinhas, ajudando a criar o imprescindível clima de suspense. Brigitte, o Professor Pardal e os eternos Irmãos Metralha são outros participantes das histórias deste nº224, para além dos constantes Donald e sobrinhos. O passar dos anos desde as velhas revistas vindas do Brasil é bem visível em argumentos como os de "mercadopato.com" ou em "Produção Máxima", que trazem a internet e a agricultura com preocupações ambientais para as pranchas da revista.
A outra revista que comprei foi o nº63 da Série Ouro, dedicado aos Jogos Olímpicos. De entre as sete histórias incluídas, destaco a "Disputa Intergaláctica", com Mickey e Esquálidus envolvidos num jogo de ténis entre vários planetas, e "As sandálias de Sovinus Patinhus", em que Donald é transformado pelo Tio Patinhas num campeão (!) olímpico da antiga PatoRoma, tudo para vender umas sandálias de fraca qualidade como se fossem topo de gama.
Apesar de as minhas tardes já não permitirem algumas horas de preguiça entre os quadradinhos, o balanço deste regresso ao passado é bem positivo e parece-me que vou repetir a dose Disney nos próximos tempos.
Mas a próxima incursão nas recordações de infância passará, inevitavelmente, por uma espreitadela às mais recentes histórias de Maurício e da sua Turma da Mónica. Só para ver se o coelhinho Sansão ainda é o terror das ruas... Depois conto tudo.

Sem comentários: