31.3.04

ADIAMENTOS
Foi adiada a data limite de pré-inscrições para o

3º Workshop de Banda Desenhada do
Centro de Imagem e Técnicas Narrativas

Os interessados poderão agora enviar as candidaturas | até 12 de Abril |

Formador: Richard Câmara
Pré-inscrições: até 12 de Abril
Entrevistas de selecção: 14 de Abril
Data de realização: Abril
Horário: a definir
Participantes: de 12 (mín.) a 18 (máx.)
Propina: 150EUR
Duração: 32h. - 1 mês
|Este é o 3º de uma série de 6 workshops, com a duração de um mês cada, a
realizar em 2004|

Programa do 3 º workshop:
A história do Capuchinho fora do lugar (BD e a recontextualização): Como seria
o desfecho da história do Capuchinho se, em vez de se passar na Europa, fosse
um conto tradicional esquimó? Africano, árabe, russo, chinês ou mesmo dos
índios norte americanos...

Em anexo, enviamos o programa completo dos workhops e uma ficha de
pré-inscrição (os interessados podem reenviá-la através do e-mail ou fax, ou
entregá-la em mão no CITEN).

Para mais informações, contacte-nos via e-mail, telefone ou fax:
TEL: 21 782 35 05
FAX: 21 782 30 18
E-mail: citen@gulbenkian.pt

30.3.04

AS SEGUNDAS DE JOÃO MIGUEL TAVARES
Na sequência do meu post anterior, o João Miguel Tavares enviou-me um simpático mail avisando que estava vivo, de saúde, e que os extraterrestres não o tinham raptado.



Para além disso, ainda me garantiu que a bd não abandonou o DN às segundas, que o dia de ontem foi uma excepção motivada pelo lançamento do último romance de Saramago e que hoje se publicariam duas páginas dedicadas ao centenário de E. P. Jacobs, autor da série Blake e Mortimer. Infelizmente, só agora pude aceder ao e-mail do Beco, pelo que não comprei o DN de hoje... Mas as boas notícias vêm sempre a tempo, pelo que deixo aqui o link directo para a página de bd antes mesmo de a ler e de a guardar no arquivo.
Esclarecida sobre o DN e a bd, resta-me agradecer ao João Miguel Tavares as informações e a simpatia. E, é garantido, segunda-feira volto a comprar o DN (mas mantenho a opinião sobre o novo tipo de letra...).

29.3.04

E TUDO O GRAFISMO LEVOU?
O Diário de Notícias mudou o seu grafismo. Na minha modesta opinião, para pior, mas não é isso que interessa agora. Hoje é o dia habitualmente dedicado à crítica de bd no DN, pelo que avancei para o quiosque na expectativa de descobrir sobre que livro João Miguel Tavares teria escrito hoje. A expectativa saiu furada... Não há crítica de bd (há uma notícia sobre Quino, é verdade, mas isso não é a crítica habitual) e, no seu lugar, há uma crítica de Pedro Mexia ao último romance de José Saramago. Devo dizer que uma das poucas coisas que aprecio no DN é a crítica literária que por lá se publica regularmente, sendo que Pedro Mexia é um dos críticos que leio com regularidade e satisfação. Mas, e a bd? É que era a outra coisa que apreciava no DN. Se desaparece, fico-me com os textos sobre livros, com o DNMais, agora incorporado no DNa (que há muito deixei de apreciar), e ponto final. Não sei se é motivo suficiente para comprar um jornal... O que é que fizeram ao João Miguel Tavares? Dão-se alvíssaras
PORTO CARTOON 2004
Foi ontem anunciado o vencedor da edição deste ano do Porto Cartoon, subordinada ao tema 'Desporto e Sociedade'. Grzegorz Szumowski , cartoonista polaco, foi premiado pelo seu trabalho sobre o tema do terrorismo. Em segundo lugar foi premiado o sérvio Borislav Stankovic Stabor, com um cartoon de temática desportiva e, em terceiro (ex-aequo) o italiano Achille Superbi e o grego Michael Kountouris. Entre as menções honrosas, destaque para o prémio atribuído a Augusto Cid.

26.3.04

FIM DE SEMANA FORA DO BECO
Voltamos segunda-feira...
A CAMINHO DE PARIS COM BLAKE E MORTIMER
A Meribérica-Liber está a comemorar o centenário de Edgar P. Jacobs, autor da série Blake e Mortimer, com uma promoção imperdível. Até ao dia 15 de Abril, quem comprar um álbum de Blake e Mortimer habilita-se a uma viagem para duas pessoas a Paris, onde decorre uma exposição dedicada a Edgar P. Jacobs. Aqui ficam as 'instruções':

Primeiro deve dirigir-se a uma livraria, comprar um álbum Blake e Mortimer e pedir o postal promocional com a assinatura e carimbo do ponto de venda. Depois, guarde-o no cofre e anote na sua agenda: “dia 16 de Abril, 9h30, telefonar para o 21 310 53 00.” E vá-se recordando... as primeiras 4 pessoas que ligarem e fizerem chegar às instalações da Meribérica-Liber o seu postal, devidamente validado pelo ponto de venda, serão os vencedores.
Se conseguir ser um destes quatro felizardos, poderá levar a pessoa da sua escolha a visitar a Cidade Luz, de 29 de Abril a 2 de Maio, com viagem e estadia paga, bem como entradas para a exposição “Blake et Mortimer à Paris”!




A exposição, "Blake e Mortimer à Paris", é a primeira retrospectiva dedicada à série e à obra de Jacobs e inclui mais de duzentos desenhos originais. Bem podiam trazê-la até cá...

Apresentada pelo Festival Internacional de Banda Desenhada de Angoulême e pelo Musée de L’Homme, esta é primeira grande exposição retrospectiva dedicada a Edgar P. Jacobs e aos personagens Blake e Mortimer, sendo constituída por mais de 200 desenhos originais (croquis, pranchas, colorações...), acompanhadas por algumas das mais belas peças daquele museu.
Cuidadosamente documentadas, as histórias de Jacobs motivaram várias gerações de leitores para o conhecimento do mundo através da Ciência e da História, suscitando as vocações de cientistas, físicos, arqueólogos paleontólogos, engenheiros aeronáuticos, escritores e... autores de banda desenhada!
Constituindo uma ocasião única para redescobrir esta série de álbuns de culto, esta exposição pedagógica e lúdica permite relacionar a ficção e a realidade, a imaginação e a ciência, o sonho e a História...

(Informação retirada do Press-release da Meribérica)

25.3.04

BELLEVILLE RENDEZ-VOUS
Estreia hoje o filme de animação Belleville Rendez-Vous, relizado por Sylvain Chomet.



O resumo:

O pequeno Champion é educado pela avó, Madame Souza, para vir a ser um grande ciclista. Mas um dia, anos mais tarde, Champion, que está a participar no celebérrimo Tour de France, é raptado por dois misteriosos homens vestidos de negro. A avó e o fiel cão Bruno partem então à sua procura, numa viagem que os leva até Belleville, onde encontram as "triplettes", excêntricas estrelas do "music-hall" dos anos 30, que decidem ajudá-los. Na última edição dos Óscares, o filme foi nomeado nas categorias de Melhor Filme de Animação e Melhor Canção Original.
Cinecartaz.Público

Para abrir o apetite aqui fica o trailer e uma entrevista com o realizador Sylvain Chomet.

24.3.04

MAIS BANDA DESENHADA NA GULBENKIAN
Até ao fim deste mês estão abertas as inscrições:

3º Workshop de Banda Desenhada do
Centro de Imagem e Técnicas Narrativas

Formador: Richard Câmara
Pré-inscrições: até 31 de Março
Entrevistas de selecção: 3 de Abril
Data de realização: Abril
Horário: a definir
Participantes: de 12 (mín.) a 18 (máx.)
Propina: 150EUR
Duração: 32h. - 1 mês
|Este é o 3º de uma série de 6 workshops, com a duração de um mês cada, a
realizar em 2004|

Programa do 3 º workshop:
A história do Capuchinho fora do lugar (BD e a recontextualização): Como
seria o desfecho da história do Capuchinho se, em vez de se passar na
Europa, fosse um conto tradicional esquimó? Africano, árabe, russo, chinês
ou mesmo dos índios norte americanos...
JOE SACCO EM ENTREVISTA
Isto tem andado complicado em termos de tempo, o que justifica o atraso com que colocamos aqui um link a não perder. Trata-se da entrevista que Alexandra Lucas Coelho fez a Joe Sacco (autor de Palestina), no 'Mil Folhas' da semana passada. Ainda está on-line, aqui.



Deixamos um excerto para abrir o apetite:

"Algumas BD que tinha feito eram autobiográficas - havia esse movimento, nos anos 80. Portanto, não era nada de novo escrever sobre a minha experiência, como um diário. E também veio a ser isso. Mas evoluiu para o jornalismo. Era essa a minha inclinação natural: sentar-me com as pessoas, entrevistá-las, encontrar os factos e os números."

23.3.04

A BÍBLIA EM CONCERTO
O Tiago Gomes avisa:

A revista Bíblia convida-o para assistir a 3 magníficos concertos neste início de Primavera:

-Quarta-feira, dia 24 de Março em Lisboa no Bar Bicaense, na Rua Bica Duarte Belo, 42, com a banda Dead Combo e com o duo de Nuno Rebelo e Marco Franco.Terá início ás 22horas e tem entrada livre.
Inserido na Semana da juventude da Câmara Municipal de Lisboa.

-Quinta-feira,dia 25 de Março, na Fundição de Oeiras, mesmo ao lado da estação de comboios de Oeiras, com a banda Dead Combo e o duo de Nuno Rebelo e Marco Franco.Terá início ás 22horas e terá entrada livre.
Inserido na Semana da juventude da Câmara Municipal de Oeiras.

-Sexta-feira, dia 26 de Março, em Cascais, no Lotús Bar, junto ao Jardim Visconde da Luz, com as bandas Dead Combo e ActUps. Terá início ás 23 horas. A entrada custa 5 euros com direito a bebidas.

A linha de apoio aos concertos é feita pelo nº 934571627.

Compareçam, estremeçam e divulguem.


Depois não digam que não sabiam...

22.3.04

UMA OBRA PRIMA
Já saiu a edição portuguesa, mas ainda está em lista de espera nas compras livrescas cá da casa, que isto de trabalhar a recibos verdes... É um dos livros mais impressionantes da bd dos últimos anos, quer pela linguagem, quer pela dimensão humana. Falo de Palestina, de Joe Sacco, editado pela Mais BD e pela Devir. O João Miguel Tavares escreve sobre o assunto aqui.

21.3.04

PRÉMIO NACIONAL DE ILUSTRAÇÃO 2003



A grande vencedora do Prémio Nacional de Ilustração 2003, promovido pelo IPLB, foi Danuta Wocjiechowska pelas ilustrações de O Sonho de Mariana, escrito por António Mota e editada pela Gailivro.



A ilustradora, que já recebeu 4 menções especiais em edições anteriores, pelos trabalhos em O Limpa-Palavras e outros poemas, 2000, com texto de Álvaro Magalhães e em O Gato e o Escuro, 2001, com texto de Mia Couto, vence por unanimidade do júri a oitava edição do prémio, no valor de 6500 euros.

Este ano as menções especiais foram atribuídas a Marta Torrão, pelas ilustrações de João Pé Descalço, com texto de Maria Monteiro e a André Letria, pelas ilustrações de Versos para os Pais lerem aos Filhos em Noites de Luar, com texto de José Jorge Letria.


Mais informações aqui.

19.3.04

LA BELLE VIE DE JONATHAN LARABIE
Jonathan Larabie é autor de banda desenhada e publica vários fanzines, incluindo La Belle Vie. É um dos participantes de Mutate & Survive , publicada pela Associação Chili com Carne e tem um livro publicado, Botanica, pelas Éditions FLBLB.

Aqui fica o seu site.



18.3.04

PAZ
Este é um blog dedicado à banda desenhada, à ilustração e a outras artes afins. Não é um blog onde se discuta política ou questões ligadas aos males do mundo, não porque não nos pareça importante discuti-las (pelo contrário), mas porque não foi assim que definimos este espaço, reservando essas discussões para outros locais, virtuais ou não.
Por outro lado, este blog é feito por duas pessoas que partilham algumas convicções, que gostavam de viver num mundo melhor e que estão dispostas a fazer alguma coisa por isso. Ou seja, há mais mundo, muito mais mundo, para além da bd e da ilustração. E neste momento, pareceu-nos importante dar conta desse mundo no espaço que, diariamente, usamos para as 'imagens' e para os 'quadradinhos', mas que é também o nosso espaço de expressão. Por isso, aqui fica a convocatória:

CONTRA O TERRORISMO E A GUERRA, MARCHAR, MARCHAR!
MANIFESTAÇÃO no SÁBADO, DIA 20, ÀS 15H00, NO LARGO DO CAMÕES (LISBOA) E NA PRAÇA DA BATALHA (PORTO)

Um ano depois do início da ocupação do Iraque, voltamos a sair à rua pela paz!


Imagem tirada do blog Grão de Areia - Attac
BANDA DESENHADA GALEGA
Já aqui falei várias vezes sobre a cena galega de banda desenhada. A relação afectiva profunda que mantenho com a Galiza assim o determina, mas a verdade é que os últimos anos têm sido agitados e produtivos para os quadradinhos feitos na outra banda do rio Minho.
Neste link podem ler uma reportagem bastante completa sobre os vários colectivos galegos de bd, novos autores, revistas, fanzines, etc. Destaque para o trabalho interessantíssimo do Colectivo Polaquía, cujo site próprio mora aqui.


David Rubín, Colectivo Polaquía

17.3.04

O RISO DO MUNDO E O CAVALEIRO DO CARTOON
Estão patentes ao público, no Museu Nacional da Imprensa, duas exposições: PortoCartoon: O Riso do Mundo e Augusto Cid: O Cavaleiro do Cartoon.



A primeira, reúne os melhores trabalhos das cinco edições do PortoCartoon World Festival, o maior festival internacional de caricatura realizado na Península Ibérica, já considerado um dos três principais concursos mundiais de humor, de acordo com a classificação internacional dada pela Federation of Cartoonists Organisations.



A segunda, com mais de 120 cartoons, trata-se de uma mostra do trabalho de um dos grandes cartoonistas portugueses, que se iniciou na arte do cartoon em 1960.



Até 16 de Maio
Morada: Estrada Nacional 108, nº 206, no Freixo
Informações: 22 530 10 71 ou aqui.
NOVIDADES DA BD MANIA
Do boletim de Março:

Chegaram as novidades dos EUA!

Para quem conta os dias que faltam até chegar nova leitura, este mês a contagem chegou ao fim pois o material oriundo dos EUA já chegou há um uns quantos dias! Muitos comics, muitos TPB's, muito merchandise. Para se ter uma ideia do que de mais relevante chegou, basta ler o resumo no fim deste Boletim.

Quer ganhar um exemplar de Superman # 204 assinado por Jim Lee?
Faltam apenas dois meses para o mega-hiper popular Jim Lee começar a desenhar o maior ícone da BD norte-americana: Superman. E nós vamos ter um exemplar assinado pelo próprio (uma edição Dynamic Forces) para sortear entre todos os clientes que até 30 de Abril incluam em regime de standing order os 3 títulos regulares do Superman (Adventures of Superman, Action Comics e Superman). Aproveite esta oportunidade porque você sabe que vai querê-los todos!

Promoção: Avengers #77 grátis!
Continua a promoção: quem comprar o nº 151 da revista New X-Men, receberá grátis o nº 77 dos Avengers. Relembramos que o nº 151 dos X-Men marca o regresso de Marc Silvestri ao título que o tornou famoso, e o princípio da despedida de Grant Morrison. No momento em que escrevemos estas linhas já só existem 22 exemplares disponíveis, portanto, se ainda não tem... hurry up!!!

Inquérito: E que tal um "Mês Manga"?...
Queremos saber a sua opinião sobre este assunto. Acha que devemos organizar um "Mês Manga"? Se sim, que mês sugere? E que tipo de artigos e promoções gostaria de encontrar? E formas de promover o evento? Ficamos a aguardar as suas sugestões.

Opera Graphica & Norma na Feira do Livro de Braga
Este mês, os fãs de BD de Braga e arredores têm a oportunidade de conhecer alguns dos exclusivos que habitualmente só se encontram na BdMania e em pouco mais pontos de venda. Basta passarem pelo Parque de Exposições de Braga e visitarem o stand da VitaminaBD Edições (stand 106, na Nave Principal). Por esta razão, este mês não há lançamentos da Opera Graphica. Regressam no próximo mês... e já vem a caminho um novo carregamento de "outras" novidades do Brasil!

"Palestina" em edição nacional!
Acaba de ser lançado entre nós Palestina, de Joe Sacco, uma obra essencial para a compreensão do potencial do meio que é a BD, e, para quem gosta de BD mas não é muito dado às coisas da geo-política, para a compreensão das raízes do conflito israelo-palestiniano. A obra está disponível em dois volumes
autónomos, e o primeiro - "Uma Nação Ocupada" - conta com um prefácio de Mário Soares onde afirma "habituei-me, desde muito cedo, ao gosto da leitura e os desenhos, por melhores e mais impressivos que sejam, perturbam-me a leitura.". Perturbante, na verdade. Apesar disso, recomendação máxima.

Soon, in Bdmania... The Matrix comics!

Estão quase a chegar - finalmente! - os exemplares de The Matrix Comics Vol.1, compilação de histórias, passadas no universo da popular trilogia, da autoria de alguns dos maiores nomes da BD norte-americana. Destacado aqui no Boletim há alguns meses em antecipação, só agora vamos poder preencher as muitas encomendas que nos fizeram chegar. Se ainda não pediu, encomende já antes que esgote!

16.3.04

TIMES TONES TEMPERATURES
Jon Krause nasceu em 1975 e desde cedo começou a desenhar. É professor de ilustração e trabalha como ilustrador em várias revistas e jornais, como é caso de New York Times, Chicago Tribune e Wall Street Journal. Já recebeu diversos prémios pelos seus trabalhos publicados, onde se destaca Society Illustration Award , 2004, Communication Arts Illustration Annual 2003 Award e American Society of Business Publication Editor Award, 2001.







Para descobrirem o seu interessante trabalho, aqui fica o seu site.
DECÁLOGO NO DN DE ONTEM
Quis deixar aqui este link ontem, mas o site do DN não estava bom e não consegui. Deixo hoje. João Miguel Tavares escreveu sobre os dois últimos volumes de O Decálogo publicados entre nós, pela Asa. Para ler aqui.

FILIPE SEEMS SOBE AO PALCO
A leitura da newsletter das Produções Fictícias trouxe uma novidade que interessará a todos os leitores das aventuras de Filipe Seems. O detective criado pela dupla António Jorge Gonçalves e Nuno Artur Silva vai ter direito a peça de teatro:

a.. FILIPE SEEMS EM PALCO
As investigações de Filipe Seems vão passar das tiras de banda desenhada para o teatro. Na sequência da recente edição da trilogia Filipe Seems, da autoria de Nuno Artur Silva e António Jorge Gonçalves, está a ser desenvolvida a adaptação teatral com as histórias deste particular detective.

CONSPIRAÇÃO - UMA INVESTIGAÇÃO DE FILIPE SEEMS tem estreia marcada para 13 de Maio, no Teatro Aberto. Nuno Lopes foi o actor escolhido para dar corpo à figura de Filipe Seems. Do elenco fazem ainda parte Sandra Celas e MC Kalaf. A música é da autoria de Armando Teixeira. A imagem do espectáculo é da autoria de António Jorge Gonçalves, o texto é de Nuno Artur Silva. Os dois autores de Filipe Seems assinam em conjunto a encenação.

15.3.04

SOBRE O MAIS RECENTE 'BLAKE E MORTIMER'...
...alinhei umas ideias aqui.

MUDANÇAS VIZINHAS...
...ou como um cartoon diz mais do que mil notícias:

14.3.04

BD À BASTIA
A propósito dos XI Encontros da Banda Desenhada "BD à BASTIA" (na Córsega), recebemos o seguinte comunicado da Bedeteca de Lisboa:

A Bedeteca de Lisboa apoia a divulgação deste evento:

Os XI Encontros da Banda Desenhada, "BD a BASTIA" propõem de 1 a 4 de Abril, uma programação que junta bd e ilustração, jovens criadores e autores
(re)conhecidos. Os encontros de Bastia privilegiam a troca entre os autores
e o público e também o diálogo entre o escrito e a imagem através de vários
encontros e debates.

A infância tem um lugar preeminente com 4 exposições individuais: Kitty
Crowther e Anne Herbauts para a ilustração; Emile Bravo e Cécile Chicault
para a bd.

A exposição consagrada a Joann Sfar oferece um panorama dos múltiplos
talentos deste autor que cria com igual êxito tanta para os pequeninos como
para os grandes.

Este ano, o estúdio Lucie Lom (Marc-Antoine Mathieu e Philippe Leduc) realiza duas exposições: a primeira explora os vínculos cúmplices entre o escrito e a imagem e pede emprestado o seu título a Lewis Caroll: "Para que servem os livros se não têm imagens?" com Jean-Marc Rochette, Anne Herbauts, Joann Sfar, Lorenzo Mattotti Jacques Ferrandez… A segunda "Profissão Desenhadora" sublinha o papel importante que as mulheres têm hoje no domínio da bd trazendo nela um tom e temas novos com as narrações sensíveis de Caroline Sury, Anke Feuchtenberger, Julie Doucet, Dominique Goblet, Frédérique Bertrand, Anna Sommer, Pauline Martin e Gabriella Giandelli. A Europa fica de novo ao centro deste acontecimento com a participação de
jovens desenhadores e ilustradores portugueses como André Letria, Pedro
Brito, Miguel Rocha, Diniz Conefrey, João Fazenda e Filipe Abranches.

"Contar a Historia": à volta de Emmanuel Guibert os encontros de Bastia
juntam a equipa de Médicos Sem Fronteiras cujas missões no Afeganistão são o assunto do último álbum: "Le photographe", realizado com Didier Lefèvre,
fotógrafo das ditas missões.
A tradicional exposição dedicada aos Cadernos de Viagem tem como protagonistas Dupuy e Berbérian, Geneviève Hüe, Emmanuel Lepage, Beb Deum e Lorenzo Mattotti.
"Borrachas e carimbos", esses objectos do quotidiano ficam associados numa
criação de Vincent Sardon.

Os encontros de Bastia são também animados por vários debates e mesas
redondas nos quais o público pode encontrar autores, desenhadores e
ilustradores.
Serão propostas aos alunos das escolas primárias e secundárias numerosas
possibilidades de estúdios tanto téoricos como práticos.
O cartaz da edição 2004, foi realizado por Joost Swarte (em anexo).


Aqui fica, pois a informação. Para mais pormenores sobre o evento, aconselhamos uma visita aqui.

12.3.04

EM JEITO DE HOMENAGEM
Fomos buscar o cartoon ao Blog de Esquerda, que o foi buscar ao Renas e Veados, que o tirou do El Pais. Como bom cartoon que é, dispensa as palavras que, nestas alturas, não sabemos como utilizar.


11.3.04

A MEMÓRIA TEM UM ANO
A leitura atrasada dos blogs do costume revelou mais um aniversário entre os sítios que não prescindimos de frequentar: parabéns Memória Inventada!


Nova-York. A grande ponte de Brooklyn, sobre o Hudson
in A ilustração, Paris, 1886, vol. 3, p. 356
BN J. 1505 M. (Biblioteca NAcional de Lisboa)
LIVROS PERDIDOS
Comecei a transportar os meus livros para a nova casa. É uma espécie de visão aterradora… livros em caixotes, caixotes amontoados, prateleiras nem cheias nem vazias, o quarto atulhado de papel e sacos e eu sem conseguir localizar livro nenhum neste momento, excepção feita para os da tese que mantenho numa espécie de zona cinzenta onde me proibi de mexer até ter os processos concluídos (tese e mudança).
Os primeiros livros a chegarem às novas estantes foram os de BD, por serem os que melhor organizados estavam na estante original. Quando acabei de os colocar na prateleira descobri que a desgraça quando toca, toca a todos. Faltam livros de BD, que devem ter ido parar a caixotes errados. Não sei de alguns Tintins, nem da Fábula de Veneza ou do Fred. E dou recompensa!

10.3.04

JÁ HÁ NOTÍCIAS DO PRÓXIMO FIBDA
O Festival Internacional de BD da Amadora deste ano, que acontecerá em Outubro/ Novembro, já começou a dar sinais de vida. Do Centro Nacional de BD e Imagem recebemos o seguinte comunicado:

Festival de BD e CNBDI
procuram 100 BD’s do século XX


O Festival Internacional de BD da Amadora e o Centro Nacional de BD e Imagem lançaram um inquérito mundial para a escolha de 100 Bandas Desenhadas do Século XX. O resultado poderá ser visto na próxima edição do Festival de BD da Amadora, já que este será o tema da exposição central.

O inquérito, enviado a investigadores de banda desenhada, especialistas, críticos, directores de festivais, museus e centros de BD e jornalistas especializados, entre outros, pretende identificar 100 bandas desenhadas do século XX e 100 autores. Aos inquiridos, a organização solicitou a escolha das bandas desenhadas preferidas e/ou que consideram melhores e mais representativas de entre a produção mundial.
Pretende-se com este estudo, através de uma larga selecção das melhores e mais representativas obras de banda desenhada, constituir uma ampla reflexão sobre a BD e o seu lugar na cultura e na sociedade.
O inquérito agora iniciado terá a colaboração de várias centenas de inquiridos de mais de 45 países: de Portugal a Moçambique, da França à Rússia, dos EUA ao Gabão, da África do Sul a Cuba... A todos os contactados, a organização solicitou mais contactos para que o inquérito possa ter mais participantes sendo, assim, tão vasto e diversificado quanto possível para ser mais representativo e esclarecedor.
No final do estudo, o Festival Internacional de BD da Amadora, que se realiza entre os dias 22 de Outubro a 7 de Novembro, apresenta as suas conclusões com uma exposição central e com a presença de inúmeros desenhadores de renome internacional, como, aliás, é habitual neste Festival.
Será, uma vez mais, uma grande Festa da Banda Desenhada que merecerá uma visita demorada.

Amadora, 9 de Março de 2004
FIBDA/CNBDI


Parece que o FIBDA promete... Resta esperar que este livro



faça parte da lista!

9.3.04

APRESENTO-VOS KLIMT
Recebi o seguinte convite:

A Câmara Municipal do Barreiro, a Editora Livros Horizonte e a Associação Ver PRA LER, têm o prazer de Convidar V. Exa
para o lançamento do Livro

Apresento-vos KLIMT

com ilustrações de Octavia Monaco e texto de Bérénice Capatti.
Simultaneamente será inaugurada a exposição das ilustrações originais.

no dia 13 de Março de 2004 (Sábado),
pelas 18h00 no Auditório Municipal Augusto Cabrita | Barreiro



A exposição estará patente ao público até dia 18 de Abril, de 2ª a 6ª feira, das 15h às 22h e sábados, domingos e feriados das 10h às 20h.
LUISA VILLALTA
Sendo este um espaço dedicado à bd e à ilustração, há situações que merecem uma excepção e uma breve mudança de assunto. Hoje quero deixar escrita neste Beco a minha tristeza pela morte da escritora galega Luísa Villalta. Autora de poesia, prosa, teatro e ensaio, Luisa Villalta era também professora e uma das vozes mais interessantes da poesia galega contemporânea. Confirmem aqui.
A bd e a ilustração seguem dentro de momentos.

8.3.04

DAVID RANKIN
Formou-se na University of the Arts em Philadelphia, onde actualmente lecciona a cadeira de illustration methods . Trabalha como ilustrador há cerca de uma década e publica regularmente em revistas e jornais, como é o caso de Time Magazine, Penthouse e Philadelphia Magazine, entre outras.




Deixamos aqui o seu site oficial, para o melhor conhecerem o seu trabalho.

7.3.04

MANGAS EM DESTAQUE
O Público de hoje traz um grande destaque sobre a febre das Mangas japonesas. O texto inclui um glossário, para os que não acompanham o fenómeno, e algumas notas sobre sete dos mais importantes autores de manga. Para ler aqui.

5.3.04

UM GUIA PARA O TINTIM
O Público já acabou de editar a colecção integral de Tintim, mas hoje ainda se pode comprar o livro As Aventuras de Tintim no Público. Aqui se reunem os textos que o jornalista Carlos Pessoa foi escrevendo para acompanhar a edição de cada volume, os mesmos textos que estão on-line aqui, não sabemos por quanto tempo. Além disso, um livro é sempre um livro...

4.3.04

A FORÇA DO CARTOON
Na última edição do Festival Internacional de BD da Amadora assisti, com a Sílvia, a uma interessante mesa redonda em torno do cartoon. Aí se debateram questões como as perseguições políticas a cartoonistas do mundo inteiro, a necessidade de se criarem laços de solidariedade internacional entre autores, a categoria, em termos de carreira jornalística, dos autores de cartoon ou o impacto que os seus trabalhos provocam, tantas vezes, nas estruturas do poder e da sociedade, mesmo se falamos apenas de países democráticos.
Lembrei-me deste interessante debate a propósito do cartoon que o Blog de Esquerda postou hoje e que foi o ponto de partida para algumas discussões calorosas, merecendo ainda uma espécie de 'post réplica', um pouco mais acima. Ora espreitem aqui.
AFINAL...
... a estreia anunciada para Fevereiro só hoje se concretizou. American Splendor, sobre o trabalho de Harvey Pekar e a sua dedicação à bd, estreia hoje nas salas portuguesas. Nós não vimos, mas aqui há quem já tenha visto. Passem por lá.

3.3.04

É PARA AMANHÃ



Do Centro de Imagem e Técnicas Narrativas, da Gulbenkian, chegou-nos a seguinte informação:

ESTÁ A TERMINAR A FASE DE INSCRIÇÕES |até 4 de Março | para o

Workshop de Banda Desenhada #2 do
Centro de Imagem e Técnicas Narrativas

Formador: Richard Câmara
Pré-inscrições: até 4 de Março
Entrevistas de selecção: 5 de Março
Data de realização: Março
Horário: a definir
Participantes: de 12 (mín.) a 18 (máx.)
Propina: 150EUR
Duração: 32h. - 1 mês
|Está programada uma série de 6 workshops, com a duração de um mês cada, a
realizar em 2004|

Programa do 2º workshop:
A história do Capuchinho ao Quadrado (BD e a simultaneidade): Com base na
experiência obtida pelo próprio autor no seu livro sobre o Capuchinho Vermelho,
cada página da BD corresponde a um mesmo momento do conto que nos permite ver
simultaneamente o que cada uma das quatro personagens está realmente a fazer...

Para mais informações, contacte-nos via e-mail, telefone ou fax:
TEL: 21 782 35 05
FAX: 21 782 30 18
E-mail: citen@gulbenkian.pt


DIÁRIO DE LISBOA DIGITAL E EXPOSIÇÃO DE CARICATURAS
O Diário de Lisboa, que se publicou entre 1921 e 1990, está a ser integralmente digitalizado pela Fundação Mário Soares e, a partir de Abril, estará disponível para consulta na biblioteca respectiva. O projecto foi apresentado ontem e, simultaneamente, foi inaugurada uma exposição de caricaturas publicadas no referido jornal entre 7 de Abril de 1921 e 27 de Maio de 1926.
A notícia completa é para ler aqui. Deixamos apenas um excerto relativo à edição em CD deste acervo que agora se expõe:

Nesse período, o jornal publicou cerca de 1750 desenhos e caricaturas, de que até agora a Fundação apenas conseguiu identificar dois terços dos autores, pois muitas vezes não estão assinados. Este acervo foi editado em CD, intitulado "Desenhos e Caricaturas 1921-1926", contendo obras de artistas emblemáticos da época, como Amédeo Modigliani, Bernardo Marques, Eduardo Malta, Jean Cocteau, Jorge Barradas, José de Almada Negreiros, Leitão de Barros, Mário Eloy ou Stuart Carvalhaes.


Caricatura do Almirante Gago Coutinho, da autoria de Amarelhe, 1929.
Colecção Maria Cândida Rocha/Paulo Rocha
(Informação e imagem retiradas do site da Fundação Mário Soares, onde podem encontrar muitas informações sobre a exposição e o seu conteúdo)

2.3.04

OS IRMÃOS CLAYTON



Rob e Christian Clayton formaram-se no Art Center College of Design e desde 1993 que trabalham em conjunto. Neste site podem ficar a conhecer o seu trabalho de equipa e individual no âmbito da ilustração e das artes gráficas.



1.3.04

PARABÉNS ALEXANDRE!
Já tinha passado hoje pelo UmblogsobreKleist, leitura habitual e dedicada dos meus dias. Mas foi no Seta Despedida que descobri o aniversário: o blog mais 'verde' da blogosfera faz um ano e aqui ficam as felicitações do Beco, em jeito de cartão postal de que, certamente não por acaso, sobrou apenas o selo:



O FIM DA MÍTICA ZUNDAP?
Não, não falo da mota que corta o silêncio com um ruído ensurdecedor e muito característico, mas do fanzine que tem animado as nossas leituras de há uns tempos a esta parte. A notícia chegou-nos via mail, pela mão do editor, e nós não confirmamos nem desmentimos. Com a Zundap, nunca se sabe...

Saudações motorizadas

É com um misto de pesar e júbilo que o convidamos para a festa de
lançamento do centésimo e último número da publicação Zundap. Deste
último número constam entrevistas a Rory McLeod e Marjane Satrapi,
artigos sobre Elliott Smith, Hank Williams, Caetano Veloso e Comme
Restus (?), jóias literárias avulsas e textos de carácter introspectivo.
Publicamos também uma carta amiga enviada pelo nosso fiel assinante
Mário Soares.

Ao longo de mais de 4 anos fomos veículo cultural ilustrado e é chegada
a hora do adeus. Pretendemos acabar com estrondo, pelo que se prevê
festa rija no próximo sábado, dia 6 de março, no Estrela Hall, em Campo
de Ourique, pelas 22 Horas. Não faltará guerra, loucura e morte.

Contamos consigo.

O Editor,
José Feitor


SPIROU NO DN



No Diário de Notícias de hoje, João Miguel Tavares escreve sobre Z de Zorglub, um dos mais interessantes episódios de Spirou segundo o crítico. Para ler aqui.