15.2.04

NOVAS TENDÊNCIAS DA BD NORTE-AMERICANA
A notícia vem na Pública de hoje:

Banda desenhada religiosa
Ephraim, a criatura de aspecto monstruoso, está no topo de um arranha-céus a gritar para o dragão de Komodo que mostra as garras, afiadas como facas:
- “Aparece!”
- “Ephraim, a fúria está contigo”
- (Ouve-se uma voz humana) Socorro, está aí alguém?
- Sou Ephraim, fica quieto, não te preocupes, diz o monstro.
Este diálogo é um bocadinho de uma banda desenhada religiosa chamada “Anointed”. Este tipo de livros é cada vez mais procurado nos Estados Unidos. São concebidos por artistas cristãos que pretendem dar alguma sofisticação visual a temas religiosos para cativas a ‘geração MT’. “Anointed” retrata a luta de um anjo enviado por Deus com um jovem pastor que tem visões. Um dos mais estranhos do pacote que as livrarias oferecem é “Spells: Clack Christmas”, um desenho anomado negro com bruxas e Jesus bebé. A moral desta história: Jesus ama mesmo os mais estúpidos. “Samson, Judge of Israel” fala de Sansão como o super-herói da Bíblia. “Testament”, o romance gráfico na imagem, é o best-seller deste género de BD. Os preços oscilam entre os cinco e os dez euros e podem encomendar-se na Amazon.com, por exemplo.


A notícia não deixa de ser estranha, mas quem a escreveu podia ter-se dado ao trabalho de referir os nomes de alguns autores, para que a pesquisa fosse mais fácil. Assim, a procura que fiz na Amazon não rendeu nenhum resultado. Se alguém quiser tentar a sorte...

Sem comentários: