28.8.03

OS NOVOS CAMINHOS DA BD FRANCESA Este era o título de uma das exposições do Festival Internacional de BD da Amadora de 2001. Nessa altura, fixei alguns nomes cujo trabalho me despertava muito interesse e outros de quem sabia muito pouco. Entretanto fui procurando conhecer melhor os autores daquelas pranchas e hoje deixo aqui algumas notas sobre três deles.

Christophe Blain, autor de Isaac le Pirate (premiado no Festival de Angoulême de 2002) e de Le Reducteur de Vitesse, entre outros álbuns, tem neste endereço a sua página pessoal, onde se podem ver vários trabalhos. A imagem é de Isaac le Pirate.




Vincent Vanoli começou a publicar em 1989 e tem editado os seus trabalhos mais recentes na editora L'Association, que já destacámos aqui no Beco. O seu site, com um grafismo irrepreensível, é aqui e a imagem que deixamos é de Le Décaméron, a partir da obra de Bocaccio.



Joan Sfar chegou ao mundo da bd apenas em 1994, mas o seu trabalho é já bastante extenso e, acima de tudo, muito interessante. Das pranchas que estiveram na Amadora em 2001, recordo principalmente as que pertenciam a Le Chat du Rabbin (a imagem lá em baixo pertence a este trabalho), mas a autora é responsável por muitos outros trabalhos. Para os conhecer tanto quanto a internet permite, ou seja, algo superficialmente e sem o prazer que a leitura dos livros confere, espreitem o site que aqui fica.


Sem comentários: