28.9.07

RELEITURAS



Salazar, Agora na Hora da Sua Morte, João Paulo Cotrim e Miguel Rocha (Parceria A.M.Pereira)

27.9.07

NOVIDADES

Para além da 'operação plástica', que mandou embora um template que não agradava a ninguém, mas que manteve o verde que nos acompanha desde o início, há outras novidades aqui pelo Beco.
Acabada de inaugurar, a Galeria do Beco funcionará como uma verdadeira galeria de exposições. É claro que não haverá inaugurações com croquetes e vinho do Porto, mas o resto será igual. Aqui fica o seu post inaugural. No próximo dia 1 de Outubro inaugurará a primeira exposição, da autoria de Richard Câmara. O link permanente fica aqui ao lado, para poderem deambular pela Galeria do Beco sempre que quiserem.

Quatro anos passados sobre o início das actividades do Beco das Imagens, apeteceu-nos fazer algo mais. Os livros que nos passaram pelas mãos, os trabalhos que fomos conhecendo, os autores com quem fomos contactando e as iniciativas que cada vez mais vão surgindo em torno da banda desenhada e da ilustração (mesmo que as mais interessantes de entre estas passem despercebidas ao tal ‘radar critico’) levaram-nos a criar esta galeria virtual. Mas antes de inaugurá-la, cumpre deixar claros alguns critérios que definirão as escolhas que aqui se poderão ir vendo.

Primeiro, importa deixar esclarecido desde já que esta não será um espaço orientado por aquele critério vago e nada criterioso a que se costuma dar o epíteto de ‘descoberta de novos valores’. Quer isto dizer que não vamos expor trabalhos de autores desconhecidos só porque são desconhecidos? Não. Quer apenas dizer que não vamos expor trabalhos de autores desconhecidos só porque são desconhecidos. Confuso? Nem por isso. Exporemos trabalhos de autores desconhecidos sempre que nos parecer que têm qualidade, interesse, alguma espécie de potencial ao nível da linguagem... nunca só porque são ‘novos’. E até já temos alguns na calha...
Segundo, decidimos que o espaço será aberto à banda desenhada e à ilustração nas suas mais variadas vertentes e sem necessidade de fronteiras cabalmente definidas e intransponíveis. Parece-nos mais interessante que assim seja.
Terceiro, no caso de autores com obra publicada e acessível e com um trabalho já reconhecido, tentaremos evitar a exibição de trabalhos que já toda a gente viu, expostos ou impressos, preferindo exibir trabalhos menos conhecidos.

A exposição inaugural desta Galeria do Beco é da autoria de
Richard Câmara, que muito nos honra com a sua participação e a quem muito agradecemos a disponibilidade e o interesse demonstrado por este projecto.
As portas abrem dentro de momentos.
VISITA DO DIA


O site do ilustrador Gilbert Ford.

25.9.07

REI EM OUTUBRO

E a propósito de descobertas, no mesmo blog pode ver-se um vídeo de apresentação do novo livro de António Jorge Gonçalves e Rui Zink, Rei, a lançar em Outubro com a chancela da Asa.
SÍTIOS RECOMENDÁVEIS

Abriu as portas há poucos dias, mas será certamente um dos sítios por onde valerá a pena passar com regularidade. Esta é a morada do blog do António Jorge Gonçalves, a partir de agora disponível a qualquer hora (inclusive a estas horas, em que pessoas decentes estariam a dormir em vez de estarem em frente ao computador a fazer semelhantes descobertas!).

24.9.07

LEITURAS DO DIA



A nova edição do The Comics Journal já está disponível. Mais informações aqui.

21.9.07


DE TÁXI PARA A NLF

Hoje, pelas 19 horas, na Nouvelle Librairie Française (Av. Luís Bivar, 91, Lisboa - no edifício do Instituto Franco-Português), será apresentado o livro Un Taxi Nommé Nadir, de Romain Multier e Gilles Tévessin (Actes Sud). O entertainer de serviço será o Pedro Moura, contando com a colaboração de Corine Saulneron e com uma participação-surpresa que se adivinha muito interessante.

19.9.07

E VENCEDOR É...

O júri da Ilustrarte 2007 já deliberou e a grande vencedora da 3ª Bienal Internacional de Ilustração para a Infância 2007 é a ilustradora Susanne Janssen .


O júri atribuiu ainda três menções honrosas, aos seguintes ilustradores:

Isabelle Vandenabeele


Chiara Carrer


Martin Jarrie
LEITURAS PARA A SEMANA

Hoje é dia de passar pela Bedeteca e trazer uns quantos livros para os próximos dias. Espero que este ainda esteja disponível à hora que eu chegar...

17.9.07

DE TÁXI PARA A BEDETECA

A exposição inaugura amanhã; o lançamento está marcado para o dia 21. Anotem:

Durante o Festival Táxi Lisboa 2007 vamos encontrar duas iniciativas ligadas à bd.
A primeira é a exposição "O Táxi visto por crianças e jovens" que estará patente na Bedeteca de Lisboa entre 18 e 25 de Setembro. São trabalhos de cerca de 70 crianças, e jovens de diversas escolas de Lisboa e Setúbal que desenvolveram ilustrações e bd's sobre o Táxi durante o mês de Julho, na Bedeteca. Nos trabalhos vemos a imagem positiva ou negativa de que este meio de transporte é visto junto do público mais jovem.
A segunda iniciativa é a apresentação do álbum de bd "Un Taxi nommé Nadir" de Romain Multier (a) e Gilles Tevessin (d), editado pela Actes Sud em 2006. Será no dia 21 na livraria Nouvelle Librairie Française.
...
Este festival é organizado pelo "Institut pour la ville en mouvement" sediado em Paris, é uma iniciativa inédita na Europa, conta com o alto patrocínio de Jacques Barrot, Vice presidente da Comissão Europeia, e Michel Delebarre, Presidente do Comité das Regiões. Ao longo do mês de Setembro, com especial incidência durante a Semana Europeia da Mobilidade a Capital acolherá diversas iniciativas culturais e científicas. Com o Festival Internacional do táxi pretende-se chamar a atenção para os problemas de mobilidade nas sociedades modernas e para o potencial do táxi para ajudar à mobilidade, como por exemplo, no serviço porta-a-porta nos locais de difícil estacionamento, transporte de pessoas com mobilidade reduzida, transporte em zonas e em horários em que a oferta dos transporte público seja reduzida ou inexistente, entre outras opções.

13.9.07

LEITURAS DO DIA

Partindo do caso do El Jueves e da sua apreensão judicial (lembram-se? podem lembrar-se aqui), Henrique Torreiro escreve sobre censura e liberdade de expressão na banda desenhada. Para ler aqui.

11.9.07

BD EM AVILÉS

Começam hoje as Jornadas de Cómic de Avilés.


Para quem não pode passar por lá, recomenda-se o site.
AFINAL, É HOJE



Já esteve anunciada para Julho, como poderão ver no convite que reproduzimos abaixo, mas problemas técnicos impediram-na de inaugurar. É hoje, às 19 horas, no Trem Azul. (Os que lá foram parar ao engano no dia 10 de Julho podem aproveitar... o autor vai lá estar e não dirá que não a uma vingançazita...).

10.9.07

ANIMAÇÃO DE VOLUMES NO CIEAM



Estão abertas as inscrições para o Curso de Animação de Volumes, a realizar no Centro de Investigação e de Estudos Arte e Multimédia (CIEAM), da Faculdade de Belas-Artes da Universidade de Lisboa.
As entrevistas de selecção estão agendadas para os dias 8 e 10 de Outubro de 2007 e o curso tem início no dia 22 de Outubro de 2007.
Não se esqueçam que para se inscreverem deverão enviar a ficha de pré-inscrição (em anexo) através de e-mail (cieam@fba.ul.pt), ou entregá-la pessoalmente no CIEAM.

6.9.07

VISITA DO DIA


Aqui fica o site da Marta Monteiro.

5.9.07

DO QUE PASSOU II
A propósito da exposição que passou recentemente pela Bedeteca de Lisboa, escrevi para a revista Vértice um artigo sobre a questão da língua e da identidade na banda desenhada galega. O artigo foi publicado no número 134 e tudo indica que terá sido o primeiro de uma série de colaborações, o que só me deixa feliz... Desculpem lá a confissão de felicidade, mas quando a minha mãe me mostrou a primeira Vértice que li, há uns anos valentes, nunca imaginei que viria a escrever para a revista (aquela ou qualquer outra), e no entanto, já era a escrita e a reflexão sobre o que lia aquilo que pensava querer fazer na vida, apesar de todos os conselhos sábios das tias velhas que me diziam para aproveitar as boas notas e ir para medicina. É bom saber, pese embora as várias sagas com recibos verdes, segurança social e perspectivas de instabilidade como único futuro garantido, que os sonhos valem a pena.
DO QUE PASSOU I
Enquanto andávamos a banhos, a mais recente edição do BD Jornal chegou à caixa do correio. Novo formato, uma capa estridente (tinha de dizer...), bandas desenhadas, curtas ou na sequência de números anteriores e artigos variados. Há referências aos festivais de Beja e Moura, uma entrevista de Nuno Franco a David B., um artigo de David Soares, extenso e com muito sumo, sobre o trabalho do argumentista (com derivações para outras questões pertinentes), e um artigo de Leonardo de Sá sobre o centenário de Cardoso Lopes, para além das habituais críticas e de outros textos (podem espreitar o índice aqui).
Pela minha parte, assino um texto sobre as duas recentes edições de André Lemos (Family Portraits e Cirque Intraveineuse).

4.9.07

DE REGRESSO
Lentamente, o Beco retomará o seu ritmo habitual. Nos próximos dias haverá notas soltas que se foram acumulando ao longo das férias e uma série de novidades que preferimos não revelar já.