31.5.06

VISITA DO DIA

Drawn!

29.5.06

FEIRA DO LIVRO

O calor abrasador que se fez sentir durante todo o fim de semana não impediu o ritual da subida e descida do Parque... talvez o tenha tornado um bocadinho mais lento e com mais paragens, mas o resto foi igual. Numa banca que misturava velhos livros infantis com derivados da Turma da Mónica, vários volumes dos 'Clássicos BD' (editados pela Futura) acabaram por me tentar, vindo juntar-se à modesta colecção cá de casa:



Mas a grande tentação no que à banda desenhada diz respeito (depois há as outras tentações todas e a verdade é que ir à Feira do Livro é quase como brincar ao Santo Antão...) encontra-se no pavilhão da Afrontamento. Os dois primeiros volumes da obra completa do mestre Charles M. Schulz, Peanuts, estão editados em português e a edição tem o mesmíssimo bom aspecto que a da Fantagraphics. Os volumes podem ser comprados individualmente ou em conjunto, sendo que a segunda hipótese inclui uma caixa.

25.5.06

LEITURAS DO DIA



A edição de Maio do The Comics Journal já está disponível, aqui.
AR.CO

A informação sobre os cursos de Verão e cursos para jovens do Ar.Co já está disponível no site respectivo. Como já vem sendo hábito, a banda desenhada, a ilustração e a animação fazem parte da oferta.

24.5.06

70 ANOS DE O MOSQUITO - TERTÚLIA NO CNBDI

Para assinalar os 70 anos da criação de O Mosquito, José Ruy preparou um trabalho de homenagem aos novelistas, em geral, e a José Padiña, em particular. A Tertúlia realiza-se no Centro Nacional de Banda Desenhada e Imagem, no dia 3 de Junho (sábado), pelas 15 horas.

Pretende-se, com esta iniciativa, reunir um conjunto de autores, coleccionadores e especialistas de banda desenhada numa tertúlia comemorativa do aniversário de
O Mosquito homenageando, em particular, José Padiña.
Para esta ocasião, foi preparado um trabalho com imagens de "Homens sem Nome", um conto de José Padiña, um dos mais destacados novelistas, cuja história será contada pelos narradores José Ruy e José Garcês, entre outros.
Padiña publicou diversas novelas, com desenhos de Eduardo Teixeira Coelho, assinando em
O Mosquito como Peter Tenerife, Juan le Guanche, J. Montesdeoca ou Gusmão Pó.
O Mosquito publicou-se ao longo de 17 anos com tiragens semanais que chegaram a atingir os 60 mil exemplares, com distribuição em todo o País e em Angola e Moçambique. A sua edição era feita em oficina própria, caso único em Portugal.
Ao longo dos anos, esta publicação teve como colaboradores alguns dos mais importantes desenhadores e novelistas portugueses e estrangeiros.
A Tertúlia de
O Mosquito servirá, igualmente, para assinalar o encerramento da exposição "Em Traços Miúdos - Banda Desenhada Infantil Portuguesa" e como apresentação da próxima mostra do CNBDI:"O Mosquito, uma máquina de histórias", a inaugurar em Outubro e que estará patente ao público no âmbito do Festival Internacional de BD da Amadora.

23.5.06

PRÉMIO NACIONAL DE ILUSTRAÇÃO

Foram hoje tornados públicos os resultados do Prémio Nacional de Ilustração 2005. O grande vencedor foi Gémeo Luís, pelas ilustrações de O Quê Que Quem, com texto de Eugénio Roda (Edições Eterogémeas).
As menções especiais do júri foram atribuídas aos seguintes autores:

Alain Corbel, pelas ilustrações de A Máquina Infernal, texto de Alain Corbel (Caminho)
André Letria, pelas ilustrações de Letras & Letrias, texto de José Jorge Letria (Dom Quixote)

O júri destacou ainda o livro O Brincador (poemas de Álvaro Magalhães), com pinturas de José de Guimarães.

(Sérgio: obrigada pela informação!)
ESCONDIDOS

Na Barata de Campo de Ourique, bem refundidos numa das prateleiras do andar de baixo, há livros de banda desenhada a 'preço laranja', ou seja, entre 50 cêntimos e quatro euros, mais coisa menos coisa. Há muita coisa pouco interessante, mas ainda se pode tropeçar n'O Macaco Tozé, de Janus, ou Karlos Starkiller, de Relvas. Andar de baixo, prateleira refundida... Depois não digam que não avisei!

22.5.06

LEITURAS DO DIA

O Pedro Moura já colocou no seu blog os textos sobre o nono volume das Obras-Primas da BD Disney, de Carl Barks, The Quitter, de Harvey Pekar e Dean Haspiel e The Envelope Manufacturer, de Chris Oliveros.

21.5.06

PEDIDO

Já retirámos a imagem que estaria a destruir a apresentação do Beco. Nós nem demos por nada, mas foram-nos avisando de que os posts apareciam lá em baixo, onde acaba a lista de links... Em princípio estará tudo 'arranjado' agora, mas se fizerem o favor de deixar um comentário na caixinha a confirmar, nós agradecemos. É que para nós esteve sempre tudo bem, por isso precisamos que @s queixos@s nos digam se a coisa está resolvida.

19.5.06

XXII JORNADAS DE BD - SOBREDA

No Solar dos Zagallos:

De 20 a 28 de Maio / 2006

(entrada livre)

Dia 20 (Sábado) - Abertura informal às 14 horas. Encerra às 19 horas.
Dia 21 (Domingo) - Das 14 às 17:30 horas.
Encerrado: Dias 22 (2ª-feira) e 23 (3ª-feira).
Dias 24 (4ª-feira), 25 (5ª-feira) e 26 (6ª-feira): das 10 às 12 horas e das 14 às 17:30 horas.

Dia 27 (Sábado) - Das 10 h às 12 h. Reabertura às 14 horas. Sessão solene de encerramento às 15:30 horas, com a presença de Maria Emília Sousa, Presidente da Câmara Municipal de Almada. Entrega de diversos Diplomas de Honra e dos Troféu Sobredão aos artístas Isabel Lobinho, Sergei, à francesa Annie Goetzinger e ao representante das Editíons du Lombard (Bélgica). Sessões programadas de autógrafos. Encerra às 20 horas.
Dia 28 (Domingo) - Último dia! Abertura às 14 horas. Sessão livre de autógrafos. Encerra às 17:30 horas.

Transportes Fertagus: quem usar este comboio no sentido Lisboa - Setúbal ou Setúbal - Lisboa, sai na estação do Pragal (Almada), onde apanha autocarro (1P) da mesma companhia, directo para a Sobreda e com paragem muito perto do Solar dos Zagallos.

Contactos telefónicos:
Solar dos Zagallos: 21 294 70 00
J. Freguesia de Sobreda: 21 294 66 34


Nota: Programa sujeito a alterações por motivos de imprevistos
FIBDA 2006

A 17ª edição do Festival Internacional de BD da Amadoa já mexe... Aqui podem conhecer-se os primeiros pormenores sobre o evento, que este ano terá o cartaz assinado por Filipe Abranches.
FESTA GALEGA

A revista galega Bd Banda celebra, por estes dias, o seu quinto aniversário. Notícia aqui. E parabéns!

18.5.06

LEITURAS DO DIA

Cinquenta anos do Capitan Trueno, para descobrir aqui.

16.5.06

E AQUI HÁ MAIS FESTA ANUNCIADA...

IMPRENSA CANALHA

Está aí a Imprensa Canalha, projecto que pode ser conhecido aqui, no blog respectivo. Entretanto, e para começar bem, há desta de lançamento nos dias 19 e 20 deste mês:

15.5.06

5º FESTIVAL DE ANIMÇÃO DE LISBOA

É já manhã que arranca mais uma edição da MONSTRA, este ano dedicada ao Cinema de Animação Polaco.
A abertura do Festival terá lugar no Teatro Maria Matos, às 21h30 e decorre até dia 21 de Maio no Forúm Lisboa.

Todas as informações sobre o programa, autores, exposições e formação, pode ser encontrada no site oficial: www.monstra2006.com
LENDO...



Les Éditeurs de Bande Dessinée - Entretiens avec Thierry Bellefroid
Niffle, 2005

14.5.06

LEITURAS DO DIA

Aqui, Henrique Torreiro escreve sobre as relações nem sempre felizes entre banda desenhada e cinema.

11.5.06

VISITA DO DIA

Autoliniers

10.5.06

NOVA OBRA DE ALAN MOORE E EDDIE CAMPBELL

Chama-se A Disease of Language e colige trabalhos anteriores (resultantes de performances que foram adaptadas para banda desenhada), já publicados em 1999 e 2001, mas agora com um novo olhar. A notícia completa está aqui.

9.5.06

VISITA DO DIA


O site da ilustradora (que eu tanto gosto) Carla Pott.
OLIVIER COTTE NA GULBENKIAN

No âmbito do Curso de Cinema de Animação 3 D, organizado pelo Programa Gulbenkian Criatividade e Criação Artística da Fundação Calouste Gulbenkian, OLIVIER COTTE vai proferir uma conferência intitulada ?História do Cinema de Animação?, nos dias 16 e 17 de Maio de 2006, das 10:00 às 13:00 e das 14:30 às 17:30, na Sala 1 da Zona dos Congressos da sede da FCG.

A ENTRADA é livre, mas mediante inscrição que deverá ser feita para o e-mail: tmeira@gulbenkian.pt, até dia 12 de Maio (próxima 6ª feira).
A presença nos dois dias da conferência dará direito à emissão de um Certificado de Presença.

Olivier Cotte estudou dança clássica, música e pintura. Trabalhou em cinema e em vídeo como infografista e realizador, e ainda como director artístico e de efeitos especiais para imagem numérica. Colaborou em mais de 700 anúncios de publicidade, centenas de filmes institucionais, quinze longas-metragens, um filme Imax, 7 filmes estereoscópicos, filmes de animação, documentários e numerosas curtas-metragens.

8.5.06

LEITURAS DO DIA

Publicado no BD Jornal nº3 e agora republicado no Banda Desenhada.com, um texto de Clara Botelho sobre a presença da bd nas escolas portuguesas.

6.5.06

VAROUM

Nova revista dedicada à ilustração, para descobrir aqui.

4.5.06

O BICHO DOS LIVROS

Não é exactamente sobre banda desenhada, mas também poderá passar por lá, e o que interessa mesmo é que tem a ver com livros e com promoção da leitura junto dos mais novos. Chama-se O Bicho dos Livros, mora aqui e parece-me que valerá a pena acompanhá-lo desde já.
LANÇAMENTO

Mais logo, pelas 18h30, na Bertrand do Picoas Plaza, João Miguel Lameiras (que no convite se chama 'José'...) apresenta o livro Super-Heróis da História de Portugal II, de António Gomes e Artur Correia.

3.5.06

VISITA DO DIA

Kim Rosen

2.5.06

LEITURAS DO DIA

Neste link, há um texto de Daniel E. Jones sobre a Mafalda, de Quino para ler.