31.7.08

AGENDA

Quase a fechar o estaminé para férias, não queremos deixar de relembrar que a exposição åbroïderij! HA! - International Graphic Arts Exhibition continua patente na Bedeteca de Lisboa, até ao dia 15 de Setembro.



Um projecto arrojado comissariado em registo de cadáver esquisito com trabalhos de André Lemos, João Rubim, José Feitor, Jucifer, Ilan Manouach (gr), Guillaume Soulatges (fr), Fabio Zimbres (br), Bruno Borges, Joanna Latka, Nuno Neves, Richard Câmara, Miguel Carneiro, Cátia Serrão, Luís Henriques, Rosa Baptista, Daniel Lima, José Cardoso, Rui Vitorino Santos, Júlio Dolbeth, Joana Rosa Bragança, Lucas Almeida, Pedro Zamith, João Maio Pinto, Teresa Amaral, Pedro Lourenço, Bráulio Amado, Christina Casnellie, Lucas Barbosa, Sérgio Vieira, Artur Varela, Ana Menezes, João Fazenda, Rafael Gouveia, Stevz (br), Christopher Webster (uk), Filipe Abranches, Ulli Lust (ale), Kai Pfeiffer (ale), dice industries (ale), Kolbeinn Karlsson (sue), Gianluca Costantini (it), MP5 (it) e Andrea Bruno (it).

28.7.08

NOVIDADES OPUNTIA

A Vara Do Açúcar Da Meia Noite E Nos Bordos Dos Peixes, de Ilan Manouach, acaba de sair com a chancela dos Opuntia Books.

24.7.08

VISITA DO DIA



O site do ilustrador Jens Bonnke.

22.7.08

NOVA VERSÃO DE MARGARIDA E O MESTRE

Depois do trabalho de M. Zaslavsky e A. Akishine (editado nas Actes Sud), o romance de Mikhaïl Boulgakov é agora trabalhado por Andrzej Klimowski e Danusia Schejbal, numa versão recentemente apresentada no London Literature Festival. No site to Guardian, podem conhecer-se algumas imagens, como a que se reproduz a seguir.

20.7.08

LEITURAS

Entre outras prioridades, mais ou menos interessantes, este é o livro que tem ocupado as minhas horas mais recentes:



The Illustrators - The British Art of Illustration 1800-2007
Chris Beetles Limited, 2007

16.7.08

RECORTES

No início deste mês, passei a colaborar com o suplemento Actual do Expresso, escrevendo sobre banda desenhada e ilustração. Aqui fica o primeiro texto, publicado no passado dia 5 de Julho:



VVAA
Venham + 5
Nº5, Bedeteca de Beja/ CMB
2008, 224 págs.
10 Euros

****

Depois de quatro números em registo de fanzine, poucas páginas e um só caderno alçado, o Venham + 5 regressa em formato livro, numa edição cuidadosamente paginada que assinala os três anos de actividade da Bedeteca de Beja. O volume, editado por ocasião do último Festival Internacional de Banda Desenhada de Beja (FIBDB), configura uma panorâmica bastante completa da banda desenhada portuguesa contemporânea e das suas relações com artistas estrangeiros que são presença habitual no FIBDB.
Como se lê na apresentação, a escolha dos autores baseou-se mais na cumplicidade construída ao longo destes três anos do que em qualquer outro critério. O resultado é revelador, apresentando desequilíbrios óbvios ao nível do domínio da linguagem, da mise en page e do traço, com trabalhos de artistas consagrados e contributos mais ingénuos, alguns deles ainda presos a uma aprendizagem que se adivinha no início. Mas se esse seria um elemento de fraqueza numa antologia baseada em critérios de representatividade e excelência, não o é num volume que procura reunir a imensa constelação de autores que tem mantido relações com Beja, sobretudo porque as escolhas do FIBDB são, na generalidade, exemplares e de grande qualidade formal.
Entre os 58 autores participantes, com trabalhos maioritariamente inéditos, a variedade temática e de registos é extensa. Há presenças menos regulares fora da auto-edição, como Teresa Câmara Pestana ou Maria João Worm – que apresenta duas pranchas de lirismo acentuado, buriladas na exigente técnica da linogravura –, nomes seguros e de reconhecimento pleno por um público mais vasto, como Miguel Rocha, David Rubin, José Carlos Fernandes – regressando a um registo que remete para o início da sua actividade – ou Lourenço Mutarelli, e contributos de autores fulcrais na cena portuguesa, independentemente da sua notoriedade, como André Lemos, Filipe Abranches ou Pepedelrey. E cumprindo, também, uma certa visão de futuro, importante em volumes antológicos como este, registam-se algumas confirmações, entre as quais é imprescindível destacar a de Susa Monteiro, de quem se ouvirá falar, com toda a certeza, nos próximos anos da banda desenhada portuguesa.

Sara Figueiredo Costa
(Texto publicado no Actual - Expresso, 5 de Julho 2008)

15.7.08

VISITA DO DIA



o site do ilustrador Serge Bloch, que já aqui foi falado.

14.7.08

LEITURAS: LIVROS ILUSTRADOS

No Telegraph, Lorna Bradbury selecciona alguns livros ilustrados editados recentemente. Para ler aqui.

10.7.08

NOVAS DA CANALHA



A mais recente edição da Imprensa Canalha chama-se Cabeça de Ferro e é uma antologia essencialmente visual da Revolução Industrial, com prefácio do arqueólogo Luís Luís. Encomendas desta edição ou, melhor ainda, subscrições para três edições disponíveis no site da Imprensa Canalha.
LEITURAS DO DIA II

No Ler BD, o Pedro Moura dá conta de algumas das novidades que surgiram na Feira Laica. Aqui.
LEITURAS DO DIA

No Soportal da BD Galega, Henrique Torreiro escreve sobre as narrativas feitas apenas com imagens ou, se preferirem, a banda desenhada 'muda'. Para ler aqui.

7.7.08

THE COMICS JOURNAL



A edição de Julho do The Comics Journal já está disponível e alguns artigos podem ser conhecidos no seu site.

4.7.08

RETICÊNCIAS COM ILUSTRAÇÃO E BANDA DESENHADA



O último número da Revista Reticências, uma publicação da IST Press (Instituto Superior Técnico), é ddicado ao tema das Utopias e conta com trabalhos de alguns alunos do Ar.Co: Oscar Martinez, Joana Silvestre, Tiago Martins, Maria Imaginário e Vasco Costa Martins.
A revista está à venda no IST, mas também pode ser adquirida via internet, aqui.

2.7.08

NOITADAS, DEPRÊS & BUBAS



O novo livro de Marcos Farrajota, compilando histórias publicadas entre 1995 e 1997.
volume 3 da Colecção Mercantologia
72p. p/b 21x22,5 cm, capa a cores, edição brochada
com prefácio de Daniel Lopes e apoio técnico de Pepedelrey
...
PVP: 8? (50% descontos para sócios CCC) à venda no site da CCC e na Soundcraft.
PREMIO NACIONAL DE COMIC DE CATALUNYA

Miguel Gallardo acaba de ser distinguido com o primeiro Premio Nacional de Comic de Catalunya, cuja cerimónia de entrega se realiza em Outubro, pelo livro Maria y you (edição da Astiberri).

1.7.08

VISITAS DO DIA




O site de Craig Thompson e o seu blog.